Bem-Estar

Saiba como plantar couve e ter boa saúde

Publicado em 20 de abril de 2022

Tempo de leitura: 5min

A couve tornou-se um dos ingredientes usados em várias receitas, como bolos e sucos verdes. Por isso, saber como plantar couve pode ser muito útil na cozinha, além de garantir uma fonte de saúde sempre por perto.

pessoa colocando sementes em vaso.

O blog da Petz traz o passo a passo de como plantar essa hortaliça de diversas maneiras. Aqui, ensinamos a fazer o plantio usando sementes ou mudas. Você receberá instruções até sobre como plantar couve em apartamento. Continue a leitura e veja como pode ser fácil tê-la em casa.

Afinal, como plantar couve?

Se você pensa que é impossível plantar o seu próprio alimento, vai se surpreender. Com as dicas que daremos a seguir, você aprenderá como plantar couve e terá essa maravilha sempre à sua disposição.

Em primeiro lugar, o espaço é o que menos importa nessa missão. Se você quiser saber como plantar couve em canteiros, ótimo. Tendo o local amplo disponível, você pode dar espaçamentos maiores para as folhas crescerem ainda mais. 

Porém, se você tiver uma varanda pequena, pode aprender como plantar couve em vasos sem problemas. Mesmo não colhendo folhas muito grandes, você ainda garante as propriedades da planta.

Nas varandas pequenas, o vegetal pode ser plantado em embalagens recicláveis. Você pode aprender como plantar couve em garrafa PET para contribuir com a natureza. Afinal, reciclar é sempre uma boa ideia, não acha? Veja dicas sobre como plantar couve a seguir.

Mudas

Caso opte por mudas, retire-as do caule principal de plantas adultas. Coloque-as em solo úmido ou em um copo com água para criarem raízes mais rápido. A partir daí, elas devem ser plantadas no solo.

Atenção! As mudas devem ser retiradas da base da planta e precisam medir em torno de 20 cm ou mais. Além disso, é importante avaliar se a couve está realmente sadia.

Sementes

Se for plantar com sementes, você pode fazer o plantio de couve diretamente na terra. Para isso, é importante colocá-las a 1 cm de profundidade e aguardar a germinação, que pode acontecer em 15 dias ou até menos, por isso fique atento.

vaso com pá dentro.

Espaçamento

É muito importante ficar atento ao espaçamento entre as mudas ou as sementes. A determinação da distância vai de acordo com o local usado para plantar. Geralmente, usa-se de 50 cm a 1 m entre as linhas e de 25 cm a 50 cm entre as plantas.

Cuidados no cultivo 

A couve é um vegetal que pode ser plantado o ano todo. Ela resiste a diversas temperaturas, que podem variar entre 7 ºC e 28 ºC, mas se desenvolvem melhor em climas mais amenos.

Para conseguir bons resultados, é preciso ter alguns cuidados. Além de observar o clima, é necessário preparar bem o solo. Isso quer dizer que você deve fazer a adubação. 

De preferência, a adubação deve ser orgânica, usando esterco bovino ou de galinha. Porém, o adubo industrializado também pode ser uma opção. Isso não será um empecilho para você plantar couve em casa.

A qualidade da muda ou da semente também influencia o resultado da colheita. A recomendação é molhar bem as mudas na fase do enraizamento e optar pelas sementes certificadas.

Qual é a hora certa de colher?

Tenha certeza de que esse momento não vai demorar a acontecer. Em três meses, você já poderá comer as primeiras couves plantadas na sua horta! Ao colher, deixe a planta com pelo menos cinco folhas para ela não sofrer.

Se for bem cuidada, a planta pode produzir alimento por anos, sem a necessidade de ser plantada novamente em outro local. Isso significa que você pode deixar de comprar couve no mercado por um longo tempo!

Quais são os benefícios da couve?

A couve é da mesma família do brócolis, do repolho e da couve-flor. Todos trazem como componentes vitaminas, minerais (ferro, cálcio e potássio) e antioxidantes, excelentes para retardar o envelhecimento das células.

A natureza oferece diversos tipos, como a couve-manteiga, a japonesa e a couve-cabocla. A primeira apresenta folha lisa e é encontrada facilmente nos mercados e nas feiras livres. Conheça alguns dos benefícios da couve para o corpo.

  • Regula o intestino, evitando a prisão de ventre;
  • Previne e trata a anemia;
  • Contribui para a não retenção de líquidos;
  • Fortalece os ossos e os dentes;
  • Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer.

Por conter ácido fólico, a couve também é uma ótima opção de alimento para as grávidas. Isso porque essa vitamina contribui para a formação da medula óssea do bebê durante as primeiras semanas da gestação.

Entre os tipos de couve, a manteiga é a mais indicada para a alimentação dos cães. Oferecida em pedaços bem curtos, pequenos e pouca quantidade, pode ser uma ótima opção de petisco.

Já pensou em aprender como plantar couve em casa para não precisar mais comprá-la? Esperamos que as nossas dicas tenham contribuído para você colocar a mão na massa e promover saúde para quem você ama.

couve.
No site da Petz, além das sementes de couve-manteiga, você encontra todos os materiais de jardinagem necessários para cuidar do seu espaço verde. Venha conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog