Animais Silvestres

Se morcego voa, então morcego é ave?

Publicado em 07 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

As aves voam. Os morcegos voam. Logo, morcego é ave? Partindo da noção bastante comum de que, com exceção dos insetos, as aves são os únicos animais capazes de voar, fica fácil entender a dúvida a respeito da classe à qual o morcego pertence. 

Grupo de morcegos voando

Afinal, apesar da aparência que mais lembra a de um roedor, os quirópteros são exímios voadores que podem atingir a velocidade de 50 km/h. Entretanto, conforme explicaremos a seguir, existem alguns problemas no falso silogismo que abre este artigo e envolve o morcego. Confira! 

Afinal, o que um animal deve ter para ser considerado ave?

Em linhas gerais, são consideradas aves os animais vertebrados e endotérmicos, isto é, que regulam a temperatura corporal a partir de processos metabólicos, cujo corpo possui asas, é coberto de penas e frequentemente adaptado para o voo. 

Além disso, as aves botam ovos nos quais se desenvolvem os filhotes. Entre esses aspectos, o único realmente exclusivo das aves são as penas. Já outras características, como endotermia e postura de ovos, podem ser vistas separadamente em outras classes de animais, como nos mamíferos e nos répteis respectivamente. Sendo assim, não é correto afirmar que morcego é ave. 

O voo é uma característica especial das aves?

Como se sabe, os insetos são animais invertebrados que frequentemente têm a capacidade de voar. Entre os vertebrados, porém, a “habilidade” é mais comum entre as aves, mas existem exceções. 

Algumas espécies de mamíferos, anfíbios e até peixes são capazes de saltar e planar com grande eficiência, o que, às vezes, é genericamente referido como voo. É o caso do esquilo-voador, da rã-voadora e do peixe-voador. Por outro lado, também existem aves incapazes de voar, como o pinguim, a ema e o avestruz. 

Todas as espécies de morcegos compõem a única ordem de mamíferos realmente dotada da capacidade de voar, não apenas de planar. Porém, a maneira como elas fazem isso é bastante distinta daquela das aves. 

Voo das aves e dos morcegos: diferentes estruturas para uma habilidade

Não é à toa que as aves são associadas aos voos, e muita gente fica em dúvida se morcego é mamífero ou ave. As aves possuem o corpo bastante adaptado para voar, a começar pelas penas, que são de diferentes tipos e exercem diferentes funções. 

As asas das aves são estruturas aerodinâmicas adaptadas de acordo com os diferentes tipos de voo. Assim, as asas de espécies que percorrem longas distâncias costumam ser mais estreitas e pontudas, enquanto aquelas que fazem voos mais rápidos podem apresentar um formato mais arredondado. 

Outra característica bastante conhecida das aves é o peso leve, resultado da combinação de uma série de adaptações, como ossos pneumáticos, isto é, com cavidades que permitem a passagem do ar, sacos aéreos, estruturas que aumentam a eficiência da respiração, e “fusão” de certos ossos. 

É justamente nesse ponto que entram diferenças importantes entre as asas das aves e dos morcegos. As das aves são constituídas por penas especiais, que se estendem por todo o comprimento do braço. 

Já no caso dos morcegos, há retalhos de pele que se estendem entre o braço e principalmente os dedos, bastante longos. Isso indica que as asas dos morcegos e das aves são estruturas apenas superficialmente parecidas, que não vieram de um ancestral comum. 

Conheça outros mamíferos “fora do padrão”

Morcego é ave? Não! Ele é um mamífero. Da ordem dos quirópteros, os morcegos são os únicos mamíferos voadores! Há o esquilo-voador, porém ele não voa de verdade, apenas plana.  

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, assim como o morcego é mamífero, há mais uma série de animais que muitas pessoas nem sequer imaginam. Confira alguns. 

Monotremados

É a ordem do famoso ornitorrinco. Entre as características aparentes mais distintivas, estão o bico e o fato de que ele bota ovos. Além disso, embora tenham mamas, os monotremados não contam com mamilos.

Morcego dormindo de cabeça para baixo

Marsupiais

São animais cujo desenvolvimento do embrião não ocorre na placenta. Em vez disso, os filhotes nascem ainda pouco formados, de onde vão para o marsúpio (bolsa) e completam o desenvolvimento. Os representantes dessa ordem são: os cangurus, os coalas, os gambás, entre outros. 

Cetáceos

Você já ouviu falar que baleias e golfinhos são mamíferos? Apesar de aquáticos, eles possuem respiração pulmonar, o que explica as famosas idas à superfície, onde podem ser avistados. Algumas das adaptações dos mamíferos pertencentes a essa ordem são os membros reduzidos, a presença de pelos apenas na fase fetal e as narinas no alto da cabeça. 

Sirênios

É a ordem dos mamíferos aquáticos e herbívoros que habitam rios, estuários e costas marítimas, da qual o maior representante é o peixe-boi. Já as focas, muitas vezes comparadas com os sirênios, pertencem à ordem dos carnívoros e são semiaquáticas.

Roedores

Ordem à qual pertencem as espécies genericamente conhecidas como ratos, como camundongos, twisters e hamsters, além de esquilos, castores, capivaras e outros. Entre as características mais notáveis desses animais, estão os dentes incisivos avantajados e que não param de crescer, de modo que devem ser continuamente desgastados para evitar a má-oclusão. 

Morcego voando

Gostou de descobrir se morcego é ave ou não? Para mais conteúdos como este, acompanhe o blog da Petz e fique por dentro das principais curiosidades do mundo animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog