Animais Silvestres

Morcego é perigoso? Conheça melhor esse bichinho!

Publicado em 01 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Quando o assunto é morcego, a maioria das pessoas pensa em cavernas escuras e assustadoras. A ficção mostra um lado um tanto amedrontador desse animal de hábitos noturnos. Porém, afinal, morcego é perigoso ou tudo não passa de uma imagem equivocada?

morcego de ponta cabeça olhando para a câmera em meio a folhas.

No habitat, o morcego não é um animal perigoso. Pelo contrário, ele é um bichinho necessário para o meio ambiente. Podemos dizer que, assim como o Batman, nos filmes, o morcego tem habilidades especiais, como a ecolocalização e o voo horizontal mais veloz entre as aves.

Então, por que muitas pessoas acham que os morcegos são perigosos? Para desmistificar essa ideia, o blog da Petz preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema. Conheça melhor esses bichinhos, a seguir.

Afinal, os morcegos são perigosos ou não?

A maioria dos pensamentos em relação aos morcegos não é muito positiva, isso é fato. Além da associação às cavernas, há a imagem dos vampiros. Todas essas representações fazem com que as pessoas acreditem que morcego é perigoso, de forma consciente ou inconsciente.

Contudo, muitas das percepções em relação a esses bichinhos não são verdadeiras. Isso porque os morcegos trazem grandes benefícios para o meio ambiente e os humanos.

Equilíbrio ambiental

A maioria das espécies de morcegos atua no controle das populações de pragas e insetos que causam danos para a agricultura e são perigosos para os humanos. Em alguns casos, morcegos conseguem comer quantidade de insetos equivalente ao seu peso (ou até mais) em apenas uma noite. Ou seja, uma verdadeira contribuição para o equilíbrio ambiental.

Reprodução de plantas

Morcegos que se alimentam de frutos espalham sementes entre as idas e as vindas de uma árvore para outra, colaborando com a renovação dos alimentos — mais um ponto positivo para esses bichinhos.

O real perigo dos morcegos surge dos humanos

Outro ponto que faz com que esse animal tenha uma má reputação é a relação com as doenças transmitidas pelo morcego (transmissão potencial de vírus). Entretanto, a real é que todos os animais podem ser possíveis transmissores de vírus.

morcego se encobrindo com as asas dentro de caverna.

O que acontece não é o risco que os morcegos podem oferecer para os humanos, mas, sim, as atitudes dos humanos que tornam essa transmissão (popularmente chamada de “doença do morcego”) realmente perigosa. Entre elas, estão:

  • captura e comercialização de animais selvagens para consumo;
  • desmatamento de áreas onde os morcegos vivem.

Esses são alguns dos exemplos que favorecem a transmissão de vírus dos morcegos para os humanos. Se forem deixados quietos no habitat, os morcegos selvagens dificilmente oferecem riscos aos humanos. Sendo assim, a resposta para a pergunta “morcego é perigoso?” é não!

Os morcegos-vampiros são perigosos?

Existem três espécies de morcegos-vampiros no mundo:

  • o morcego-vampiro comum (Desmodus rotundus);
  • o morcego-vampiro de asas brancas (Diaemus youngi);
  • o morcego-vampiro de pernas peludas (Diphylla ecaudata).

Todas elas podem ser encontradas no continente americano. Apesar de serem hematófagas (que se alimentam exclusivamente de sangue), essas espécies de dentes mais afiados não atacam os seres humanos. Então, pode ficar tranquilo porque nem esse tipo de morcego é perigoso. A preferência é por bois, vacas, cavalos, algumas aves e bichos silvestres de menor porte. 

Se os morcegos estiverem contaminados com vírus da raiva, por exemplo, podem transmitir a doença para as presas. Contudo, isso acontece com qualquer outro mamífero portador da enfermidade. Portanto, tire da mente que apenas morcego transmite doença, fechado?

Morcegos são muito resistentes a vírus

Uma das curiosidades dos morcegos é que eles possuem vida longa e são bichinhos bastante saudáveis. Mesmo sendo infectados com vírus mortais, tais como ebola e raiva, poucos ficam doentes ou desenvolvem doenças graves.

Segundo maior grupo de mamíferos

Como você conferiu, o medo dos morcegos tem muito a ver com a imagem criada ao longo da história — como acontece com os gatos pretos. Porém, é bom começar a ver as coisas de outra forma porque os morcegos estão muito presentes na natureza.

De fato, eles são o segundo maior grupo de mamíferos do mundo, atrás apenas dos roedores. Entre os mamíferos, eles são os únicos que possuem a capacidade de voar.

São mais de 1.400 espécies de morcegos, cada uma com particularidades, dependendo do ambiente em que vivem, e diferenças físicas, como:

  • orelhas mais alongadas ou curtas;
  • olhos esbugalhados ou menores;
  • corpos pequenos ou grandes.

Se tem uma coisa comum a todas é o jeitão característico de dormir de cabeça para baixo. Gostou de saber se morcego é perigoso ou não? Para conhecer mais sobre outros animais, acompanhe o blog da Petz

morcego voando.

Temos uma variedade de artigos embasados por nossos médicos e especialistas. Nosso conteúdo ajuda a ampliar o seu conhecimento, além de tirar dúvidas e deixá-lo por dentro de todas as novidades.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog