Plantas

Saiba como acabar com lagartas nas plantas!

Publicado em 30 de agosto de 2023

Tempo de leitura: 5min

Quem tem jardim ou algum vaso de planta em casa sabe que o ataque de algumas pragas pode acabar acontecendo. Pulgões, formigas, lesmas, moscas e outros insetos são alguns exemplos dessas pragas. Pensando nisso, hoje vamos aprender como acabar com lagartas nas plantas.

Muda de samambaia

A lagarta, como é popularmente conhecida, é o primeiro estágio da forma larval dos insetos, tais como borboletas e mariposas. Existem as coloridas, mas a maioria é verde ou escura, quase preta. Assim, elas se camuflam facilmente entre as folhas, caule e tronco das árvores sem chamar tanto a atenção de predadores.

Como as lagartas se comportam?

As lagartas são mais ativas à noite, período em que também se alimentam vorazmente das folhas ou frutos das plantinhas. Elas botam cerca de 100 ovos por vez, por isso, são consideradas pragas que podem destruir plantações inteiras.

Muitas vezes, somente quando as folhas amanhecem picotadas é que se desconfia da presença de lagarta nas plantas. Por esse motivo, é muito importante observar os vasos e os jardins constantemente.

Essa praga de horta e jardim é a fase larval das mariposas e borboletas. Ela possui um apetite insaciável, por isso, come as folhas das plantas sem parar. No geral, cada espécie possui uma planta preferida. Porém, na ausência dela, qualquer uma será igualmente apetitosa.

Como são verdes como as folhas?

Lagartas têm de várias cores, sendo as verdes similares às folhas das plantas, seu ciclo de reprodução é holometábolo, isto é metamorfose completa ( ovo, larga, pupa e adulto), são da ordem lepidóptera.

Quais plantas são suscetíveis às lagartas?

Existem diferentes tipos de lagarta em plantas que podem ter preferência por determinadas folhas ou frutos. No entanto, a grande maioria é polífaga, ou seja, se alimenta da planta que estiver disponível.

Portanto, ainda que as plantas leitosas sejam frequentemente atacadas por lagartas, qualquer tipo de cultivo pode sofrer com os danos causados por elas. Mesmo aquelas pessoas que só têm um vaso de flor em casa devem aprender como acabar com lagartas nas plantas para evitar maior dor de cabeça.

Como saber se tem lagarta na planta?

Não se esqueça de que além das lagartas existem outros insetos que também deixam as folhas cortadas e picotadas. Sendo assim, tenha certeza sobre a praga que está afetando o seu jardim antes de qualquer intervenção.

Observar lagartas nas plantinhas já é motivo suficiente para acender o sinal de alerta e pensar em como acabar com lagartas nas plantas, principalmente se as folhas estiverem com furos. Outro sinal importante são bolinhas pretas no chão (fezes de lagarta). Como esse inseto se camufla, talvez esse seja o único indício em um primeiro momento.

Conjunto de plantas em jardim

Como acabar com lagartas nas plantas?

Quase todos os jardineiros ou meros admiradores já buscaram como acabar com lagartas nas plantas. Aqui, vamos dar algumas dicas de soluções caseiras para que seu vaso volte a embelezar o ambiente.

Remoção

Usar as mãos pode ser uma maneira eficiente de remover as plantas dos vasos e jardins. Você vai precisar de um par de luvas de borracha (pois há lagartas que queimam ou tem espinhos) e uma pinça.

Inspecione os caules, embaixo das folhas e na terra e retire todas as lagartas que encontrar. Apesar de ser uma técnica rápida de como tirar lagarta das plantas, é necessário repetir por vários dias para que todas tenham tempo de crescer, ser vistas e retiradas.

Se houver muitas ou seu jardim for extenso, esse método pode não ser o mais adequado. Em todas as situações, é interessante aplicar um inseticida para garantir a eliminação das lagartas e de seus ovos.

Eliminar os ninhos

De nada adianta retirar as lagartas das plantas se houver um ninho próximo da plantação. Procure casulos de seda que ficam pendurados em árvores, telhados e muros e elimine-os.

Inseticidas caseiros

Com a ajuda de um spray borrifador, é possível misturar alguns produtos que temos em casa e aplicar diretamente na planta. Isso deve ser feito todos os dias, até que não haja mais nenhum vestígio de lagarta. Veja algumas opções de misturas caseiras:

  • detergente e água;
  • alho, cebola, água e sabão;
  • folhas de tomate e água;
  • infusão de coentro;
  • urtiga e água.

Existem diversas maneiras de saber como acabar com lagartas nas plantas fazendo uso de produtos naturais. Vale a pena testar se precisa economizar tempo e dinheiro, mas se notar que nada está resolvendo o problema, será necessário lançar mão de outro método.

Inseticidas químicos

Se as alternativas mais naturais não surtirem efeito, recorra a uma loja de jardinagem e adquira produtos inseticidas comerciais, próprios para as pragas. Esses produtos são mais adequados para eliminar lagartas das plantas.

Inseticidas biológicos (bioinseticida)

Em lojas de jardinagem também é possível encontrar um produto contendo a bactéria Bacillus thuringiensis (BT), que não agride o meio ambiente nem é tóxica para os seres humanos, plantas ou outros animais.

O produto deve ser pulverizado sobre as folhas. Ao comê-las, a lagarta morre pela ação de proteínas produzidas pela bactéria que afetam somente os insetos. Entre todos os métodos, esse é o mais seguro e eficaz.

Como prevenir lagartas nas plantas?

Fazer inspeções nas plantas ao menos uma vez por semana é uma boa maneira de prevenir a infestação de insetos nas verdinhas. Ao notar os primeiros furos ou até mesmo uma lagarta, já é possível controlar o problema de imediato. Não se esqueça de eliminar possíveis ninhos.

A terra muito úmida é um ambiente propício para atrair insetos e outras pragas, por isso, irrigue a planta conforme sua necessidade. Também ofereça a ela terra boa e fertilizantes.

Pessoas cuidando de jardim

As pragas fazem parte do cotidiano de qualquer apaixonado por plantas. Felizmente, há como acabar com lagartas nas plantas de forma eficiente. Confira mais conteúdo sobre jardinagem no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog