Aquário

Será que o aquário sujo faz mal aos peixes?

Publicado em 18 de março de 2022

Tempo de leitura: 5min

Quem tem peixes em casa já deve ter se deparado com a água meio turva em alguns momentos. Além do impacto visual bastante desagradável, a cor esbranquiçada pode ser sinal de acúmulo de impurezas. O que resta saber é se o aquário sujo pode fazer mal para os peixes ou não.

peixe nadando no aquário com pedras claras.

Este texto é para você, que é tutor de um peixinho e está em busca de orientações de como manter o ambiente saudável para ele. Vamos esclarecer de uma vez por todas se a água suja é ou não uma das razões de adoecimento e morte do seu amiguinho de escamas, além de explicar como deixar a água do aquário cristalina.

Como deixar a água do aquário translúcida

Preparamos uma lista com maneiras de evitar o aquário com água turva. Lembre-se de que, ao fazer a manutenção, você estará impedindo que as bactérias que deixam a água nesse estado se reproduzam descontroladamente. 

1 – Faça a limpeza do aquário

A dica para fazer a limpeza do aquário é retirar diariamente da água os resíduos visíveis: restos de plantas, pedaços de ração para peixe, peixes mortos, etc. Atente-se aos cantinhos para não deixar nenhuma sujeira acumulada. 

Muita atenção aos animais em decomposição que por ventura fiquem esquecidos ao fazer a manutenção, pois eles podem favorecer o apodrecimento da água. Isso é tudo o que você não quer que aconteça!

2 – Escolha o filtro correto

O filtro certo é aquele que faz a filtragem mecânica, biológica e química da água de aquário. Preste atenção à vazão do filtro e ao fluxo, sendo este 5 a 10 vezes o volume do aquário. Sobretudo, o filtro precisa ser apropriado para o seu aquário.

3 – Faça a ciclagem completa 

Esse processo é feito para garantir o equilíbrio do ecossistema a partir do crescimento de bactérias boas. Aos poucos, durante a ciclagem, a água vai deixando de ser turva.

O melhor momento de fazer a ciclagem é antes de usar o recipiente. Precisa estar vazio, sem água e sem peixes, porém, nada impede que o procedimento seja feito com ele em uso. Veja como fazer a ciclagem em sites especializados.

4 – Cheque o nível de amônia na água

Para deixar a água cristalina, faça um teste da quantidade de amônia e nitrito na água antes, durante e depois do tratamento. Esses elementos precisam ser eliminados para que a água fique completamente limpa.

peixe amarelo e peixe laranja nadando no aquário com pedras cinzas.

Afinal, o aquário sujo faz mal aos peixes?

Agora que ensinamos como eliminar a água turva, você nunca mais terá a sensação desagradável de sujeira na casa. Mas será que a água suja é um malefício apenas para nós, que gostamos de ambientes limpos, ou afeta também os peixes?

Uma das causas principais da mortandade de peixes é a baixa qualidade da água. Os peixes dependem da água para respirar, se alimentar e se reproduzir. Ou seja, a água é fundamental para a sua sobrevivência, por isso, precisa estar em bom estado. 

Porém, até chegar ao extremo da morte, o peixe dá sinais, dando saltos em excesso, por exemplo. Esse comportamento nada mais é do que o peixe tentando mudar de ambiente. Então, se isso ocorrer, verifique se há presença de amônia e nitrito na água. Em caso positivo, significa que a água está poluída.

Como foi dito acima, uma das formas de verificar a qualidade da água é fazendo o teste do nível de poluição da água. Valores maiores que 0,25 mostram que é necessário fazer a troca parcial da água para diminuir o problema.

O que fazer no caso do peixe adoecer?

Se o teste e a aparência da água confirmarem o aquário sujo, é importante estar atento à saúde do peixe, mesmo após a limpeza da sua casa. O animal pode ter sido afetado por infecções causadas por bactérias, fungos e presença de parasitas.

O melhor a fazer é levá-lo ao veterinário, e o profissional saberá identificar possíveis sintomas de doenças causadas pela poluição da água. Caso alguma doença seja confirmada, receberá todas as instruções para iniciar o tratamento adequado e ficará tudo bem com seu peixinho de estimação.

Conheça outros fatores prejudiciais para os peixes de aquário

Para o peixe, estar em um aquário sujo é viver em risco iminente de morte, mas existem outros fatores que podem ameaçar a saúde do animalzinho. Vamos falar sobre isso a seguir?

Pare para pensar: você costuma dar muita comida para o seu peixe? Em caso positivo, mude esse hábito imediatamente, do contrário, terá sérios problemas. Quando o alimento é oferecido em excesso, o peixe não vai conseguir comer tudo e os restos ficarão depositados no fundo. Esses restos entram em decomposição, liberando amônia, e a consequência é a intoxicação por substância química.

Outro ponto preocupante é a presença de outros peixes em um mesmo local. Algumas raças não toleram a presença de outro animal ou, em alguns casos, de peixes do mesmo sexo, como é o caso do betta macho. A guerra pode estar instalada e comportamentos agressivos podem machucar ou até matar o oponente.

peixe laranja nadando no aquário.

Agora que você já sabe que o aquário sujo pode, sim, ser prejudicial para o peixe, bem como outros fatores, cuide para que isso não aconteça. Vá até uma das lojas da Petz e adquira equipamentos que garantam a limpeza total do atual habitat do seu peixinho. 

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog