Cachorro com ânsia de vômito, mas não vomita: o que pode ser?

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 8, 2021

Bem-Estar
Cachorro com ânsia de vômito, mas não vomita: o que pode ser?
Tempo de leitura: 3 minutos

Assim como nós, os cães também estão sujeitos a sentir ânsia de vômito. Esse quadro é caracterizado pela tentativa de eliminar um conteúdo do estômago, geralmente acompanhado de enjoo persistente e mal-estar generalizado. Mas o que fazer com um cachorro com ânsia de vômito, mas que não vomita

cachorro entediado

Quando o cão tenta vomitar, mas não consegue, é importante procurar a ajuda de um médico-veterinário o quanto antes. Afinal, o diagnóstico de um profissional qualificado é sempre o melhor para os bichinhos. Dito isso, se quiser saber mais sobre cachorros com ânsia, continue com a gente por aqui! 

Afinal, o que pode ser quando um cachorro tem ânsia de vômito?

Conforme explica a Dra. Louise Veiga da Silva Siqueira, médica-veterinária da clínica Petz Bonocô, em Salvador, a ânsia de vômito em cachorros pode ter causas variadas. 

“Elas vão desde a ingestão de um corpo estranho, doenças infecciosas, doença renal e hepática até enjoos de movimento. Esses são os casos daqueles cães que vomitam ou sentem ânsia ao andar de carro”, explica a veterinária. 

Entender o contexto é um fator importante na hora de determinar a causa da ânsia de vômito do cachorro.  Por exemplo, digamos que, durante um churrasco, o pet acabou comendo um pedaço gorduroso de carne ou outro alimento com o qual não está acostumado. 

cachorro com a pata no rosto

Nessa situação, é possível que ele apresente reações adversas relacionadas à indigestão, como náuseas, vômitos e/ou diarreia. Seja como for, ao persistirem os sintomas, procure um médico-veterinário. Ele poderá realizar um diagnóstico mais preciso e indicar as diretrizes para o tratamento

Em caso de cachorro com ânsia de vômito, mas que não vomita, a Dra. Louise diz que a causa pode ser a obstrução da traqueia. Isso pode ser causado pela ingestão de corpo estranho, por exemplo. Assim, podemos estar falando de um cachorro engasgado. Outras causas poderão ser diagnosticadas pelo veterinário.

Como saber se é mesmo ânsia de vômito?

Como dito anteriormente, um cachorro com ânsia de vômito, mas que não vomita, pode ser vítima de um quadro obstrutivo ou outros problemas de saúde. Entretanto, quadros relativamente recorrentes, como estenose de traqueia e tosse dos canis, podem ser confundidos com um cachorro querendo vomitar.   

De acordo com a Dra. Louise, essas enfermidades podem causar irritação local. Alguns animais, inclusive, após uma crise de tosse seca, podem acabar expelindo um conteúdo espumoso que acaba sendo confundido com vômito. 

Para tentar identificar se o pet está sofrendo com um desses quadros, a veterinária recomenda levar em conta o histórico do cachorro. Além disso, devemos ficar atentos aos sintomas característicos das doenças mencionadas acima. 

Dificuldade respiratória, roncos e cianose (mucosas azuladas) são indicativos do colapso de traqueia. Acessos de tosse paroxística, porém, podem sinalizar casos de tosse dos canis. 

Como proceder em caso de cachorro com ânsia de vômito, mas não vomita?

Meu cachorro está com ânsia de vômito, o que fazer? Quando ânsias e vômitos se tornam frequentes, é essencial agendar uma consulta com o veterinário para que o profissional dê o diagnóstico preciso. Afinal, quadros graves, como doenças renais e hepáticas, também podem ter a ânsia de vômito como sintoma. 

Para facilitar o diagnóstico, a médica-veterinária da Petz sugere filmar o cachorro com ânsia de vômito, mas que não vomita. Isso pode ajudar o profissional a entender melhor o quadro do pet. A partir daí, exames poderão ser solicitados para determinar as causas do problema e o estado de saúde do bichinho. 

cachorro branco triste

Pronto, agora você já sabe que um cachorro com ânsia de vômito, mas que não vomita, não é necessariamente um caso grave. Entretanto, o conhecimento de um profissional qualificado faz toda a diferença em momentos como esse. Por isso, não consulte sempre um médico veterinário! 

Não deixe de dar uma olhadinha nos outros conteúdos aqui do blog Petz. Temos muitas dicas para você, tutor, que assim como nós ama seus bichinhos e deseja cuidar deles da melhor forma possível!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *