Alimentação

Cachorro filhote pode comer arroz? Descubra se o alimento está liberado

Publicado em 24 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 4min

Durante a adoção de um cachorro, logo vem a pergunta “cachorro filhote pode comer arroz?” Na verdade, o ideal é que a ração seja inserida na rotina de alimentação do filhote desde cedo. Contudo, o arroz não possui contraindicação para o cão.

cachorro comendo em um pote

Inclusive, muitos tutores são adeptos de uma alimentação saudável e natural, desde que com o acompanhamento de um veterinário. Por isso, é superimportante ficar atento ao que o cachorro pode ou não comer. 

Quer saber se cachorro filhote pode comer arroz? Acompanhe nosso artigo para saber mais sobre esse e outros assuntos da alimentação do cãozinho.

Arroz para cachorro: será que pode?

O arroz é um alimento muito comum na dieta humana. Porém, será que também pode ser incluído na alimentação dos cachorros filhotes? Ele é um cereal que fornece energia, contendo aminoácidos, minerais, pequenas quantidades de vitamina e carboidratos. 

Portanto, você pode oferecer arroz para cachorro filhote, mas não temperado conforme o seu paladar. Alguns temperos, como a cebola e o alho, fazem muito mal para a saúde dos cachorros, causando até anemia.

Desse modo, caso queira dar arroz para cachorro filhote, cozinhe-o sem tempero nenhum. Vale ressaltar que a consulta com um veterinário é essencial para essa indicação. 

Como preparar arroz para cachorro

Nunca tempere o arroz para cães. Antigamente, muitas pessoas tinham o hábito de dar restos de alimentos a eles, mas essa não é uma boa atitude. 

Para os filhotes, vale deixar o arroz bem molinho, tipo uma papinha. Cozinhe uma porção com o triplo da quantidade de água, espere esfriar e ofereça ao cachorro. 

Uma dieta apenas à base de arroz não é o suficiente para o cachorro filhote crescer saudável. Portanto, não substitua a ração do seu cachorro, a menos que seja uma orientação veterinária. Além disso, o arroz tem calorias e, junto da ração, pode fazer o pet ganhar peso.

cachorro deitado olhando para a câmera

Cachorro filhote pode comer arroz integral?

Que cachorro filhote pode comer arroz branco, é um fato, mas e o arroz integral? Você também pode oferecer esse alimento ao cão. Inclusive, ele possui mais fibras que o tipo branco.

A diferença de um e outro está no processamento: o arroz branco é refinado, enquanto o integral é puro. Contudo, ambos devem ser muito bem cozidos antes de ser oferecido ao pet. Agora, você já sabe que cachorro pode comer arroz integral.

Alimentos naturais para cachorro

Caso você opte por criar seu cachorro com a alimentação natural, converse com o veterinário para seguir uma dieta adequada. Veja uma lista com os alimentos que podem fazer parte dessa opção:

  • proteínas: frango, peixe, ovos, vísceras, carne de boi e de porco;
  • fibras e carboidratos: lentilha, arroz (branco ou integral), beterraba, brócolis, abobrinha, batata-doce, cenoura e chuchu;
  • gorduras: óleo de peixe, óleos vegetais ou banha suína.

A preparação desses alimentos deve ser balanceada, ou seja, eles precisam estar presentes em quantidades adequadas. Além disso, a alimentação saudável requer tempo. 

Principalmente ao preparar a alimentação em casa, é sempre bom oferecê-la fresca. Atualmente, existem diversas empresas que fazem comida natural para cachorro

Você encontra a alimentação natural em grandes pet shops, mas lembre-se de sempre consultar o veterinário para receber a indicação da alimentação ideal para seu pet.

Você sabia que algumas rações para cachorro possuem arroz?

Tanto pode ser oferecido aos cachorros, como algumas rações possuem arroz na formulação. Diversos alimentos que fazem parte da rotina humana são inseridos na alimentação dos cães, como:

  • farinha de vísceras de frango, carne, milho, quirera de arroz, farelo de arroz, gordura de frango, suína, semente de linhaça;
  • beterraba, abóbora, cenoura, espinafre, vitaminas, minerais e proteínas.

Ou seja, os mesmos ingredientes usados na alimentação natural fazem parte da composição da ração. Agora, você já sabe que filhote de cachorro pode comer arroz. Em seguida, veja a importância da ração para filhotes!

Qual é a diferença da ração de filhotes e adultos?

É muito importante oferecer ração de filhote ao seu cachorro a partir dos 45 dias, pois, nesse momento, ele desmama da mãe e entra na fase de crescimento. Como gasta muita energia, o filhote precisa fortalecer os ossos.

Sendo assim, as rações oferecem uma quantidade adequada de proteínas e cálcio para essa fase. Além disso, devem ser oferecidas pelo menos quatro vezes ao dia, conforme as instruções sobre peso e tamanho na embalagem. 

arroz no potinho

Antes de oferecer qualquer alimento para seu amigão, não deixe de consultar o veterinário dele, pois essa fase é muito importante para a saúde. Gostou de saber se cachorro filhote pode comer arroz? Confira outros conteúdos como este aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog