Alimentação

Cachorro pode comer carne de soja? Saiba como proteger seu peludo!

Publicado em 07 de julho de 2021

Tempo de leitura: 4min

Será que cachorro pode comer carne de soja? Devemos lembrar que é necessário ter cuidado, mesmo com alimentos considerados saudáveis para os humanos. 

cachorro com pelo felpudo

O organismo dos pets é delicado e, por isso, saber o que cachorro não pode comer é essencial. Quer saber se cachorro pode comer carne de soja? Continue lendo! Aprenda aqui sobre a alimentação dos cães! 

Pode dar carne de soja para cachorro?

Estudos e pesquisas indicam que o consumo excessivo de carnes pode trazer prejuízos para o organismo e para o planeta. Nesse sentido, muitas pessoas buscam alternativas para esse hábito, com preparações vegetarianas e veganas. Mas será que esse hábito vale para os pets? 

Pode dar carne de soja para cachorro? Para responder a essa pergunta, convidamos a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária da Petz. A especialista explica que o grão em si não é tóxico, sendo até muito utilizado na preparação de rações. 

Porém, é necessário estar atento, já que a carne de soja pode ser encontrada em diversos formatos. Por isso, para quem está se perguntando se pode dar proteína de soja para cachorro, a resposta é: depende! Precisamos ficar de olho nos ingredientes e informações nutricionais. Confira mais detalhes abaixo. 

Como oferecer carne de soja para cachorro

A soja é um grão muito versátil e, justamente por isso, é utilizada como uma alternativa à carne em diversas preparações. De uma maneira geral, podemos dizer que pode dar carne de soja para cachorro sem grandes problemas, contanto que o tutor tome alguns cuidados. 

Porém, é necessário estar atento, já que encontramos esse ingrediente em diversas formas e preparações. A forma mais segura que o cachorro pode comer soja é por meio da proteína texturizada de soja, também conhecida como PTS. Abaixo, separamos os alimentos de soja em dois tipos, de acordo com certas características. Confira. 

cachorro com pelo preto

1. Proteína texturizada de soja

Sim, a proteína texturizada de soja para cachorro é segura! Essa é a forma mais comum da popular carne de soja. Para chegar a esse produto, o grão passa por um processo chamado extrusão. Ele pode ser preparado de diversas formas e, de maneira geral, podemos dizer que a proteína texturizada de soja para cachorro está liberada. 

Porém, é necessário hidratá-la previamente, seguindo as recomendações da embalagem. Além disso, não devemos colocar sal, azeite, alho, cebola ou qualquer outro tempero. 

Por fim, é recomendado controlar a porção oferecida, seguindo a regra dos 10%. A PTS, assim como outros petiscos, não deve representar mais que 10% da alimentação total do peludo. 

2. Hambúrguer de soja, almôndega de soja, salsicha de soja e outros produtos similares

Também é comum encontrarmos a carne de soja em hambúrgueres, salsichas, almôndegas ou formatos similares. Apesar de saborosos, infelizmente, esses alimentos estão proibidos para os pets! 

Esse tipo de produto geralmente contém uma série de aditivos, como sal, óleo e outros temperos. Todos esses elementos são tóxicos para os cães e, por isso, nunca devem ser oferecidos. Por isso, deixe o hambúrguer de lado e procure um petisco mais seguro para seu filho de quatro patas! 

Perigos da soja

É verdade que cachorro pode comer carne de soja, mas isso não significa que o alimento está 100% liberado. Para oferecermos esse produto de forma segura e saudável, devemos manter alguns cuidados, principalmente relacionados à quantidade das porções oferecidas. 

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, mostrou que os peludos absorvem boa parte das proteínas vegetais encontradas na soja. O problema é que o consumo excessivo de grãos pode comprometer a digestão e a absorção de outros nutrientes.

Como consequência, o pet pode apresentar diarreia, desconfortos intestinais, além de deficiência nutricional. Lembre-se que alimentação é um assunto sério e, por isso, siga sempre as orientações de um veterinário! 

Agora que você já sabe quais medidas tomar para seu cachorro comer proteína de soja de forma saudável, pode oferecer esse petisco de forma mais segura! Porém, lembre-se que a ração deve ser sempre a base da alimentação dos peludos! Ela contém todos os nutrientes que os cães precisam na medida certa. 

soja

Na Petz, contamos com uma grande variedade de rações e, certamente, você irá encontrar o alimento perfeito para seu filho de quatro patas. Venha nos fazer uma visita ou acesse nossa loja virtual! Gostou de saber se cachorro pode comer carne de soja? Confira outros conteúdos no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog