Alimentação

Cachorro pode comer salgadinho? Conheça os alimentos tóxicos

Publicado em 08 de setembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Não é segredo que alimentos ultraprocessados fazem mal à saúde. Mas será que o mesmo vale para os pets? Cachorro pode comer salgadinho? Muitas vezes, na hora do lanche, os peludos se aproximam tentando ganhar uma boquinha. Se você tem um pet em casa, sabe como é difícil resistir à cara de pidão! 

cachorro com a boca aberta

Quer saber se cachorro pode comer salgadinho? Continue lendo! Conversamos com uma especialista que explicou tudo sobre a alimentação canina para que você entenda o que seu amigão pode comer.

Pode dar salgadinho para cachorro?

Será que cachorro pode comer salgadinho? Os chamados “salgadinhos” podem até ser saborosos e práticos. Entretanto, eles estão longe de serem considerados saudáveis. E se esse alimento não é bom para nosso organismo, o mesmo vale para os pets. 

Nesse sentido, se você está se perguntando se salgadinho está na lista de alimentos que cachorros podem comer, saiba que esse tipo de alimento está proibido! 

Mesmo que seu peludo insista em ganhar uma boquinha, não é recomendado que você ofereça esse tipo de alimento para ele, já que pode causar diversos prejuízos para seu organismo. Por isso, resista à fofura do seu amigo de quatro patas e mantenha os salgadinhos longe.

Perigos do salgadinho

Se formos pensar bem, está claro por que salgadinho é um dos alimentos que cachorro não pode comer, não é mesmo? Porém, para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, conversamos com a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária da Petz. 

A especialista explica que alimentos como esse apresentam vários riscos para os peludos. Confira os principais abaixo:

  • carboidrato: alimentos como o salgadinho são ricos em carboidratos, e apesar de serem uma importante fonte de energia, eles devem ser ingeridos com cuidado. Isso porque, quando consumidos em excesso, levam ao aumento de peso e à obesidade. Consequentemente, seu pet pode desenvolver diversos problemas de saúde; 
  • gordura: as gorduras também não são sempre vilãs. Na dieta dos cães, uma dose de gordura boa é necessária para o bom funcionamento do organismo. Entretanto, os salgadinhos possuem excesso de gordura e, por isso, podem causar problemas como obesidade, hipertensão e diabetes; 
  • temperos: elementos comuns em salgadinhos, como alho, cebola ou queijo, são tóxicos para os pets. Dessa forma, uma porção pequena do alimento já pode causar graves prejuízos para o peludo. 

Os motivos acima deixam bem claro porque cachorro não pode comer salgadinho assado, de polvilho ou qualquer outra variedade, não é mesmo? Assim, busque petiscos mais saudáveis para seu peludo! 

cachorro mastigando petisco

Mas nem um pedacinho?

É importante ressaltar que conhecer os alimentos que cães não podem comer é um ponto sério! Isso porque, muitas vezes, os tutores acreditam que esses itens não são tão ruins e, por isso, oferecer um pedacinho não será nada grave. 

Entretanto, a Dra. Ana Paula reforça que a história não é bem essa. “Eu não recomendo pois, a partir do momento em que o pet experimenta e gosta de algo novo, ele sempre vai pedir”, afirma. Ou seja, no futuro será muito mais difícil impedir os avanços do peludo. 

A veterinária também lembra que, dependendo dos ingredientes do salgadinho, mesmo uma porção pequena pode causar problemas como vômitos, diarreias e apatia. Por isso, fique alerta! Cachorro não pode comer salgadinho em hipótese alguma.

Meu cachorro comeu salgadinho, e agora?

Alguns pets são curiosos e espertos, por isso, é comum entrar na cozinha e encontrar seu peludo afanando um petisco. Se isso ocorreu e seu amigo comeu salgadinho escondido, a Dra. Ana Paula passa algumas recomendações.

“Você deve observar o pet, principalmente em relação a sinais como vômitos, apatia e diarreias após a ingestão do alimento, pois podem ocorrer complicações, como gastroenterite, pancreatite e até problemas nos rins”. 

Se perceber qualquer um desses sintomas, busque um veterinário imediatamente! O especialista saberá aplicar um tratamento adequado. 

Evitando acidentes

A melhor forma de evitar acidentes com seu pet é oferecendo várias opções de alimentos que cachorro pode comer. A ração, como sabemos, é o produto mais indicado! Como é elaborada especialmente para os peludos, contém apenas ingredientes certificados, além de todos os nutrientes que eles precisam. 

Mas, se você quiser variar o cardápio de vez em quando, também é possível fazer isso com segurança. Basta oferecer um petisco para cachorro. Esses produtos, encontrados em uma loja especializada, como a Petz, contêm nutrientes importantes para os cães. E o melhor: são 100% seguros e muito saborosos! 

cachorro lambendo os beiços

 

Gostou de saber se cachorro pode comer salgadinho? Aqui, no blog da Petz, postamos diversos conteúdos para você aproveitar e entender melhor o mundo dos bichinhos! Nos acompanhe e aproveite!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog