Bem-Estar

Cachorro pode comer uva? Descubra os riscos

Publicado em 14 de agosto de 2021

Tempo de leitura: 4min

Você já se perguntou se cachorro pode comer uva? De um lado, muitos tutores sabem que as rações de qualidade possuem todos os nutrientes de que os pets necessitam. De outro, é inegável que oferecer um alimento diferente para eles pode ser muito gostoso. 

cachorro olhando para frente

Nesse sentido, alimentos naturais, como certas frutas e legumes, podem ser boas opções de petisco. Além de menos gordurosos que as opções tradicionais, como biscoitinhos e bifinhos, muitos ainda ajudam na ingestão hídrica. 

Mas atenção! Antes de oferecer uma fruta diferente para o pet, é preciso ter certeza de que ela é uma opção segura para a espécie. Isso porque diversas frutas, mesmo que saudáveis para nós, podem ser tóxicas para cães, afetando gravemente a saúde deles. Saiba se cachorro pode comer uva a seguir!

Afinal, cachorro pode comer uva?

Meu cachorro pode comer uva?”. Entre as frutas comuns em nosso dia a dia, a uva é uma das mais perigosas para os cães, e existem vários problemas que podem derivar de sua ingestão.

Se você estiver se perguntando por que cachorro não pode comer uva, a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrologia animal da Petz, explica: “A uva contém uma substância tóxica que pode levar a alterações, como aumento da frequência urinária e da ingestão de água, por provocar lesões nos rins”.

cachorro beagle olhando para cima

Para além da quantidade, outros fatores concorrem para resultar em maior ou menor toxicidade do alimento para os cães, como porte do cachorro, tipo de uva e sensibilidade de cada indivíduo. Então, se você estiver se perguntando se cachorro pode comer uva verde ou diferentes variedades, a resposta ainda é não.

Em outras palavras, não existe quantidade segura de consumo, de modo que você nunca deve dar uva para os cães, nem mesmo um único bago. Ou seja: cachorro não pode comer uva em hipótese alguma.

O que fazer em caso de ingestão acidental?

Qualquer tipo de alimento, assim como plantas e medicamentos, deve ser mantido fora do alcance dos animais. Lembrando que isso vale não apenas para cães, mas também para outras espécies de pets com livre acesso aos ambientes da casa, como os bichanos. 

Em caso de visitas em dia de festa, vale pedir educadamente para que não ofereçam nada, pois elas podem pensar que cachorro pode comer uva. Havendo insegurança, o melhor é preparar um ambiente, deixando-o bem enriquecido com água, comedouro-brinquedo, etc., e manter o pet isolado até o término do evento. 

No dia a dia, também é muito importante manter as lixeiras fechadas ou fora do alcance do cachorro. E não é só porque cachorro não pode comer uva: existem outros alimentos que podem fazer mal para os pets.

Se mesmo com todos esses cuidados o cachorro acabar ingerindo uva por acidente, é importante levá-lo o quanto antes ao médico-veterinário. A depender do tipo de substância e do tempo decorrido desde a ingestão, o profissional poderá tomar medidas para reduzir a absorção da substância tóxica, diminuindo seus impactos na saúde.

Vale destacar que mesmo que o pet não apresente sintomas evidentes de intoxicação, como vômitos, ele ainda pode ter sua saúde severamente prejudicada. No caso da uva, conforme já dissemos, os sintomas muitas vezes são discretos, consistindo no aumento da ingestão de água e em alterações na micção. 

 

Confira algumas opções de frutas permitidas para cães

Uva nem pensar! Porém, é possível oferecer outras frutas para o pet como petisco de vez em quando. Entre as opções mais recomendadas estão maçã, pera, melão e melancia. Estas devem ser oferecidas sempre sem sementes para evitar intoxicação e obstruções.

Seja como for, a Dra. Mariana diz que é muito importante tomar cuidado para que o consumo desses alimentos não ultrapasse 10% da necessidade calórica diária do pet. “As frutas são ricas em frutose e caloria, devendo ser fornecidas de forma moderada, levando-se em conta o porte do cão e o que ele come diariamente”, orienta.

uva

Agora você já sabe se cachorro pode comer uva! Aproveite a visita e navegue por nossos diversos conteúdos sobre a alimentação desses peludos aqui, no blog da Petz! Seu melhor amigo de quatro patas agradece!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog