Cães

Principais cuidados ao cortar unha de cachorro

Publicado em 25 de abril de 2020

Tempo de leitura: 4min

Assim como os humanos, nossos amigos de quatro patas também precisam de um trato nas unhas de vez em quando. Se você é tutor de primeira viagem, deve ter dúvidas de como cortar unha de cachorro, pois são necessários alguns cuidados para não ferir o pet.

cachorro com patas levantadas

Aliás, unhas compridas podem machucar e até reduzir a qualidade de vida do peludo, pois atrapalham a locomoção, enroscam-se em tecidos e objetos, causando dor, e correm o risco de encravar na pele. Então, como e quando cortar as unhas do cachorro? Descubra a seguir essas e outras respostas.

Com que frequência devo aparar as unhas do meu pet?

Da mesma forma que o intervalo entre banhos varia conforme o estilo de vida do animal, os cuidados ao cortar unha de cachorro também mudam de pet para pet. Isso porque executar manualmente o procedimento não é a única maneira de aparar as unhas dos animais.

Na verdade, o próprio ato de andar ajuda a desgastar e manter as unhas do cão curtas, desde que a caminhada se dê por superfícies ásperas. Atualmente, no entanto, como muitos animais moram em apartamentos, nos quais os pisos são lisos, é sugerido ter maiores cuidados com as patinhas.

Como saber se é hora de cortar as unhas do cachorro?

Se você leva o cachorro para tomar banho no pet shop semanalmente, é bem provável que o corte de unhas já esteja incluso no pacote. Nesse caso, os próprios profissionais vão se encarregar de avaliar se existe a necessidade de aparar “as garras” do animal.

Mas se você tem o hábito de dar banho no cão em casa, um jeito fácil e eficaz de identificar a hora de cortar as unhas do pet é ficando atento aos sons da casa. Se as unhas já fazem um tique-tique cada vez que o cão caminha, é hora de cortá-las. 

Para quem se pergunta se pode cortar unha de cachorro, o ideal é que o corte seja feito uma vez por semana ou, no máximo, a cada 15 dias, evitando que as unhas cresçam a ponto de prejudicar a saúde do amigo de quatro patas.

pata de cachorro

Posso cortar unha de cachorro em casa?

Cortar unha de cachorro em casa não é uma tarefa tão fácil. As unhas são compostas de queratina, por isso, não doem quando são cortadas. Mas, a partir de determinado ponto, elas envolvem vasinhos e terminações nervosas, que causam dor. Portanto, é importante evitar ao máximo unha de cachorro machucada.

Aliás, para complicar esse problema, além das dores e do desconforto, quando não é feito de forma correta, cortar unha de cachorro sangra e pode até causar uma infecção. Por isso, na dúvida, o melhor mesmo é deixar o corte nas mãos de um profissional.

Cuidados ao cortar as unhas do cachorro em casa

Se você decidiu encarar a missão, confira abaixo algumas dicas de como cortar unha de cachorro que vão ajudar o amigo de quatro patas a não se machucar e a garantir a segurança dele:

  • Primeiro, converse com um médico-veterinário, que poderá orientá-lo sobre a forma correta de proceder e até fazer uma demonstração para você;
  • Utilize somente cortador de unha de cachorro que seja específico e de tamanho adequado para o porte do seu amigo peludo;
  • Na hora de cortar as unhas, procure imobilizar o cão: movimentos bruscos aumentam o risco de acidentes;
  • Vá aos poucos: é melhor cortar menos do que acabar pegando o vaso do leito ungueal (leito da unha) ou alguma terminação nervosa;
  • Siga sempre o formato da unha, inclinando o cortador de unha para cachorro em um ângulo de 45°,
  • Finalize o procedimento com um petisco, assim, o pet passará a associar o corte a uma sensação agradável.

No caso de peludos com unhas brancas, é mais fácil observar onde terminam os vasos sanguíneos. Já nos cães com unhas escuras, o melhor é aparar somente as pontinhas com o cortador, usando uma lixa para chegar ao ponto desejado.

unha e pata de cachorro

Agora que você entende a importância de cortar unha de cachorro e sabe como fazê-lo de maneira segura, confira o blog da Petz para ter acesso a diversos conteúdos sobre saúde e bem-estar animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog