Bem-Estar

Saiba tudo que precisa estar em um enxoval para gato

Publicado em 20 de novembro de 2021

Tempo de leitura: 6min

Um integrante felino está prestes a chegar à família? Então, este é o momento de preparar a casa para recebê-lo da maneira mais acolhedora possível. Pensando nisso, você sabe o que precisa estar em um enxoval para gato?

gato tigrado olhando para a foto

Pode ser até engraçado utilizar o termo “enxoval” para referir-se a um animalzinho, mas essa não deixa de ser a palavra correta. Afinal, para ter um gato, é necessário adquirir uma série de produtos, semelhante à chegada de um bebê. Então, confira o que é preciso comprar para receber o bichinho.

Como montar enxoval para gato  

Quando falamos em enxoval para gato, não necessariamente estamos nos referindo aos filhotes. É muito importante ter objetos que ajudem a satisfazer a personalidade aventureira e curiosa dos gatos, presente em qualquer idade. Isso evita que eles sintam a necessidade de fazer passeios fora de casa, correndo riscos.

Por isso, preste atenção na lista que disponibilizamos a seguir. Nela, há tudo que o seu gato precisa para sentir-se feliz no novo lar: desde brinquedos até produtos de higiene, alimentação e muito mais. Confira!

Coleira  

Não pense que apenas os cachorros precisam usar coleiras. Esse acessório também é importantíssimo para os bichanos, já que permite que os pets sejam encontrados em caso de fuga. Nela, dá para colocar o nome e o telefone do tutor, além do nome do animal. 

Verifique se a coleira que você se interessou possui material hipoalergênico e é resistente. Afinal, não é bacana investir dinheiro em algo que não vá durar por muito tempo. 

Por fim, em hipótese nenhuma, adquira uma coleira para gatos com guizos. Isso é muito incômodo para o pet, que possui audição bastante aguçada. Já as coleiras antipulgas e os peitorais são bastante indicados.

Ração e petiscos 

A escolha da ração precisa ser feita sob a orientação do veterinário. Isso porque o mercado está recheado de opções para todas as raças, tamanhos, idades e condições de saúde. A dica que podemos dar é nunca comprar comidinhas com corantes, aromatizantes artificiais e presença de transgênicos.

Caso você não saiba, as rações são classificadas em Standard, Premium e Super Premium, secas ou úmidas. Então, o melhor a fazer é buscar ajuda técnica para decidir o tipo adequado para o seu animal.

A escolha dos petiscos também segue essa linha. As alternativas de formatos e sabores são muitas, sem falar em algumas opções específicas para gatinhos com diabetes e problemas renais, por exemplo. Então, procure saber sobre a condição atual de saúde do pet para incluir o produto correto na lista do enxoval para gato.

gato deitado na caminha

Comedouro, bebedouro ou fonte de água

Todos esses acessórios precisam fazer parte do enxoval de gato. As dimensões e o material de que são feitos esses produtos interferem diretamente na boa alimentação do animal.

Primeiro, o comedouro para gato precisa ter altura, diâmetro e capacidade que não prejudiquem a saúde do gatinho. Um acessório muito baixo pode machucar a coluna do pet, por exemplo.

Isso também precisa ser observado ao escolher o bebedouro. Da mesma forma, se todas as vezes que o pet for beber água, precisar forçar o corpo, com o tempo, pode sofrer com dores.

No que se refere ao material de ambos os acessórios acima, o mais indicado é o inox ou a cerâmica. Isso porque o uso diário do plástico naturalmente causa fissuras, colaborando para o acúmulo de bactérias.

Comprar uma fonte para gato em uma loja especializada pode ser uma boa opção. Os felinos costumam gostar desse acessório por apresentar água corrente.

Caixa de areia

A caixa de areia deve ser um dos primeiros itens da lista! Quanto antes ela estiver acessível, melhor será para que o gato filhote ou até adulto não faça as necessidades fisiológicas em locais indesejados.

Sem falar que é da natureza dos bichanos preferir conviver com a limpeza. Existem caixas de areia muito funcionais, que não dificultam a manutenção e ainda podem ser deslocadas para outros cantos da casa, sem problemas.

Shampoo e condicionador 

Um dos cuidados essenciais que o tutor deve ter é utilizar produtos de higiene e beleza específicos para a espécie. Portanto, nunca use shampoo e condicionador de cachorro em felinos, e vive-versa.

Embora os bichanos façam uma autolimpeza, isso não é suficiente para retirar totalmente as impurezas do pelo e da pele do bichinho. Inclusive, esse hábito pode causar problemas para a saúde, como a ingestão de bolas de pelo. 

Ainda assim, não podemos ignorar quão trabalhoso é dar banho nesses fofinhos. Para tornar esse momento mais tranquilo, acostume o animal desde filhote à situação — você vai nos agradecer no futuro.

Sobre a escolha do melhor shampoo e condicionador, as únicas observações são averiguar se os produtos são destinados aos gatos e não possuem um cheiro muito forte, algo que pode deixar o animal estressado.

Escova 

Como dito anteriormente, todo mundo sabe que os gatos usam a lambida para se manterem limpos. Nesse processo, os pelos mortos acabam sendo retirados, formando as indesejáveis bolas de pelo.

Então, a aquisição de uma escova vai ajudar a manter a pelagem saudável, além de incentivar o nascimento de pelos novos e mais fortes. Pode ser uma rasqueadeira, um furminator, em formato de luva, dupla-face ou até tradicional.

Arranhadores e brinquedos

Arranhador e brinquedo para gato são muito importantes para o desenvolvimento dele. O primeiro dialoga com o instinto que o felino tem de arranhar, enquanto o segundo estimula os sentidos cognitivos. Se você não quiser que seu sofá seja destruído, trate de adquirir um desses quanto antes!

Caixa transportadora 

Certamente, em algum momento, você vai precisar sair de casa com seu pet. Seja para ir ao veterinário para as consultas de rotina, fazer uma viagem ou simplesmente passear. Para isso, conte com uma caixa transportadora.

O tamanho correto é aquele que permita que o gato fique em pé, movimentando-se com facilidade e conforto. A ventilação e a segurança também são pontos a serem levados em conta.

gato se espreguiçando

É possível que você encontre mais produtos em outras listas de enxoval para gato, mas os itens citados acima são essenciais. Guie-se pelo nosso conteúdo e visite uma das lojas mais próximas da Petz para adquirir tudo que o seu gatinho precisa para ser feliz ao seu lado.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog