Bem-Estar

Gato pode comer arroz? Saiba se o alimento faz mal aos felinos

Publicado em 13 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 5min

Muitos tutores ainda têm dúvidas sobre a alimentação dos felinos, principalmente se o gato pode comer arroz. Afinal, é um alimento fácil de fazer no dia a dia, e a maioria das pessoas consome arroz em casa.

gato comendo em um potinho

Entretanto, nem tudo que comemos faz bem aos nossos pets, principalmente quando oferecemos nosso alimento temperado. Acompanhe este artigo para acabar de vez com essa dúvida e confira diversas curiosidades sobre gatos!

Será que gato pode comer arroz?

Mas afinal, gato pode comer arroz? A resposta para essa dúvida é não. Nem cru, nem cozido, nem sem tempero. O arroz é um carboidrato e, para os gatos, não soma nada positivo em sua alimentação.

Inclusive, pode causar obesidade nos felinos. Desse modo, entre os alimentos que os gatos podem comer, o melhor é sempre a ração. Hoje, existem rações para gatos filhotes, adultos e castrados, e todas possuem os nutrientes que eles precisam.

Se cachorro pode comer arroz, por que gatos não podem?

O cachorro pode comer arroz sem tempero, entretanto, caso coma apenas arroz, sua alimentação também está sendo realizada de maneira errada. Embora os cães se adaptem muito bem com outros alimentos, também precisam de proteínas.

Além disso, o cachorro e o gato são animais domésticos, mas espécies totalmente diferentes. Enquanto o gato é carnívoro, o cachorro é considerado onívoro, pois continua saudável com alimentos vegetais ou animais. 

Ainda assim, tanto para os cachorros quanto para os gatos, a ração continua sendo o melhor alimento para crescerem saudáveis. Para saber o que os gatos podem comer além da ração, consulte um especialista.

E se o gato comer arroz, o que pode acontecer?

Por ser um animal carnívoro, o gato não vai se interessar pelo arroz, mas sempre tem aqueles que são mais curiosos. Desse modo,  se você ficou com dúvidas se o gato pode comer arroz após ver o animal ingerir o alimento, é importante observá-lo.

Se ele demonstrar algum desconforto abdominal, vômito ou diarreia, precisará ser avaliado por um veterinário. Entretanto, o arroz não faz mal ao seu gato. O maior problema são os temperos que usamos na preparação. Mas claro, um gato acostumado com ração pode sentir desconforto com outros alimentos.

gato miando

Quais alimentos não devem ser dados aos gatos?

Existem outras comidas além do arroz que não devem ser oferecidas aos gatos, pois podem fazer mal à saúde deles. Confira abaixo alimentos que o gato não pode comer.

Doces à base de açúcar e chocolate

Os doces à base de açúcar não devem ser incluídos na rotina do seu gato. Mesmo porque, possivelmente, eles nem apreciam esses tipos de alimentos que podem causar diabetes e obesidade.

Já o chocolate é proibido para gatos ou outros pets porque possui teobromina. Nosso organismo consegue administrar muito bem essa substância, mas os gatos e outros pets não. O acúmulo da teobromina no organismo dos felinos pode causar insuficiência hepática.

Temperos

Para nós, os temperos são essenciais ao nosso paladar, contudo, pode fazer muito mal aos gatos. Inclusive, cebola e alho podem causar anemia nos gatos e cachorros.

Pão

O pão é outro alimento proibido para os gatos, além disso, não possui nenhum nutriente interessante para eles, mas pode levá-los a obesidade e problemas de saúde, como, por exemplo, a diabetes.

Sal

Jamais dê sal ou qualquer alimento salgado para seu gato. Ainda não é comprovado que o excesso de sal tenha correlação direta com a doença renal em gatos. Porém, é melhor evitar! 

Uva ou uva-passa

Não deixe uva ou uva-passa perto de seu gato. Elas contêm uma substância que intoxica e leva os gatos a ter insuficiência renal gravíssima. 

Como você pode perceber, gato não pode comer arroz nem os alimentos que citamos acima. O ideal, como já dissemos anteriormente, é oferecer como principal refeição a ração. Agora, caso você queira agradar seu gato com um petisco, veja, em seguida, algumas opções.

Gato pode comer ovo, peixe ou carne crua?

Além de saber se o gato pode comer arroz, que tal saber se é possível incluir outros alimentos na dieta? Como todos os carnívoros, os gatos adoram alimentos crus, contudo, essa questão é bastante debatida por veterinário e requer certa atenção. O ovo cru pode ser oferecido com cautela por causa da bactéria salmonella presente nele. 

Entretanto, a acidez estomacal do gato é capaz de eliminar esse risco. Sendo assim, desde que em pequenas quantidades, o gato pode comer ovo cru eventualmente. Uma dica, caso queira dar ao seu gato ovo cru, é comprar ovos orgânicos ou de boa procedência. Além disso, seu gato também pode comer ovo cozido.

Em relação ao peixe e à carne crua, sabemos que eles adoram essas proteínas. Quem é tutor de gatos precisa até deixar a porta da cozinha fechada quando está preparando tais alimentos.

Entretanto, quando crus, a carne e o peixe podem ter bactérias e parasitas, mas deixam de oferecer perigo quando são congeladas. Caso queira presentear seu felino com carne ou peixe cru ocasionalmente. Basta congelar um pedaço por 72 horas antes de oferecer ao felino.

Apesar desses petiscos que eles amam poderem ser oferecidos com moderação, a melhor opção para seu gato é a ração, pois tem todos nutrientes que eles precisam. Caso tenha dúvidas sobre a alimentação de gatos, consulte um médico-veterinário para receber as recomendações adequadas.

arroz branco

Agora que você já sabe se o gato pode comer arroz, lembre-se de oferecer uma alimentação balanceada e completa para o amigo de quatro patas. Visite as lojas da Petz e encontre as melhores opções de rações e outros produtos.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog