Bem-Estar

Será que gato pode comer batata-doce? Descubra agora!

Publicado em 06 de setembro de 2021

Tempo de leitura: 4min

Gato pode comer batata-doce? Essa pode ser uma pergunta recorrente entre tutores que apreciam o alimento. Estrela dos cardápios saudáveis, a batata-doce é nutritiva, saborosa e versátil. Mas será que ela é indicada para os pets? 

gato deitado ao lado de um comedouro suspenso

Na hora de selecionar petiscos para seu amigo de quatro patas, é necessário ter cuidado. Afinal de contas, muitos itens comuns em nossa dieta são tóxicos para os bichanos. Quer descobrir se gato pode comer batata-doce? Continue lendo, pois vamos explicar alguns pontos importantes sobre a alimentação dos felinos!

Pode dar batata-doce para gato? 

Se você é adepto a rotinas saudáveis, provavelmente está bem familiarizado com a batata-doce. Esse alimento ganhou destaque nos últimos anos, pois possui muitas vitaminas importantes para nosso organismo. E o melhor é que ela também está liberada para os pets quando tomamos alguns cuidados. 

Por isso, se você queria saber se gato pode comer batata-doce ou não, a resposta é: sim, mas com algumas ressalvas. Se for preparada da maneira correta, a batata-doce pode ser um petisco seguro e saudável. Confira abaixo. 

Como preparar batata-doce para gato

Como vimos acima, você pode dar batata-doce para gatos. Entretanto, isso não significa que o bichano deva consumir o alimento sem restrições. Na verdade, para oferecer esse petisco de forma segura, devemos seguir alguns passos. Confira abaixo: 

  • descasque: a casca da batata-doce pode ser consumida, dependendo da preparação. Mas, para os bichanos, o ideal é removê-la para evitar o risco de engasgos;

 

  • cozinhe levemente: estamos falando de um alimento versátil que pode ser preparado de diversas maneiras. A melhor forma para os bigodudos é cozinhando o petisco em água fervente até ficar macia. Lembre-se de esperar o alimento esfriar antes de servir ao bichano; 

 

  • não coloque nenhum tempero: as batatas podem até ser seguras para os bichanos. Entretanto, azeite, manteiga, sal e outros ingredientes são considerados tóxicos. Assim, se você não colocar nenhum tempero na batata-doce, o gato pode comer o petisco sem grandes problemas; 

 

  • controle a quantidade: essa dica é muito importante. Apesar da batata-doce estar na lista de comidas que gatos podem comer, esse não é o alimento mais indicado. O certo é oferecer quantidades pequenas ocasionalmente. Um ou dois cubinhos uma vez por semana devem ser suficientes! 

Com as dicas acima, seu gato pode comer batata-doce de forma mais segura, e o melhor de tudo é que ele ainda poderá aproveitar alguns nutrientes desse saboroso alimento.  

gato deitado em cima de cobertas

Benefícios da batata-doce

Há um bom motivo para a batata-doce estar tão presente nos cardápios fit. Esse alimento está repleto de vitaminas e minerais e, ainda por cima, possui um valor calórico relativamente baixo. Alguns dos nutrientes da batata-doce podem, inclusive, ser aproveitados pelos bichanos. São eles: 

  • vitamina A: importante para a visão e para a síntese de hormônios;
  • vitaminas do complexo B: atuam no sistema nervoso e no metabolismo;
  • vitamina E: é um poderoso antioxidante;
  • vitamina K: atua na coagulação do sangue. 

Entendeu por que a batata-doce é um dos alimentos que gatos podem comer? Também devemos lembrar que o cardápio do bichano deve ser equilibrado, com diversos nutrientes de diferentes origens. Confira mais informações a seguir. 

Montando um cardápio equilibrado

Uma dieta balanceada é a chave por trás de uma saúde de ferro. Na hora de montar o cardápio dos pets, é importante conhecer um pouco mais sobre eles. Assim, será muito mais fácil definir o que os gatos podem comer e o que não devem. Por isso, conversamos com a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz. 

A especialista explicou que os felinos são exclusivamente carnívoros. Na natureza, sobrevivem da caça de pequenos animais. Por isso, sua dieta deve ser rica em proteínas, gorduras e vitaminas. Mas como adaptar esses hábitos alimentares dos gatos ao ambiente doméstico? 

A Dra. Luiza explica que a resposta para essa pergunta é bem simples: uma ração de qualidade. “A ração atende a todas as necessidades nutricionais dos pets”, afirma. Como é elaborada por especialistas, contém apenas ingredientes seguros e saudáveis. 

Além disso, oferece grande durabilidade e fácil armazenamento, o que facilita ainda mais a vida dos tutores. Sendo assim, mantenha o estoque de ração do seu peludo sempre bem abastecido! 

batata doce

Agora você sabe que gato pode comer batata-doce, desde que o alimento seja oferecido esporadicamente e apenas como petisco. Além disso, é importante que a guloseima nunca substitua o alimento-base do bichinho. Para manter a barriguinha do peludo cheia, conte com as inúmeras opções de ração da loja on-line da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog