Bem-Estar

Gato pode comer pepino? Saiba se esse é um alimento liberado aos felinos

Publicado em 01 de novembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Por serem carnívoros estritos, a alimentação dos felinos causa dúvidas em vários tutores. Por exemplo, muitas pessoas se perguntam se o gato pode comer pepino e outros tipos de legumes e frutos.

gato com olhos arregalados

Alguns gatos não apresentam vontade de comer alimentos diferentes. Além disso, a maioria prefere a ração. Assim, nem sempre eles se interessam por legumes. Hoje, vamos falar mais sobre esse assunto para acabar com as dúvidas dos tutores.

Será que gato pode comer pepino?

Existem alguns legumes e frutos saudáveis para os felinos, enquanto outros devem passar longe da dieta alimentar. O pepino está entre as opções benéficas, já que não apresenta nenhum tipo de toxicidade para a espécie.

No entanto, esse é um alimento que dificilmente vai interessar o pet. Por isso, nem sempre você vai ver um gato comendo pepino. Se está à procura de um bom petisco para seu felino, saiba que existem diversas opções vendidas em pet shops que são mais atrativas para os bichanos.

Contudo, lembre-se de que qualquer alimentação diferente deve ser orientada por um médico-veterinário. Além disso, os petiscos devem ser oferecidos ocasionalmente, como um agrado. Isso porque a ração tem todos os nutrientes que os gatos precisam.

Contudo, caso você queira oferecer pepino para gatos ocasionalmente, o alimento está liberado. Em seguida, veja como servir o fruto para os felinos e oferecer uma alimentação saudável com outras comidas.

Gato pode comer pepino cru ou cozido?

Agora que você já sabe que gato pode comer pepino, basta aprender como prepará-lo. Se você tem interesse em dar esse fruto para seu bichano, entenda ele pode ser servido tanto cru quanto cozido, seguindo as recomendações abaixo.

Pepino cru para gato

É comum que os tutores tentem variar a alimentação do gato com pepino cru. Nesse caso, higienize muito bem o fruto, tire a casca, corte em pequenas rodelas e ofereça apenas uma delas ao seu felino.

Se ele gostar, forneça mais duas ou três rodelas. No entanto, jamais ofereça frutos como a principal refeição, pois os gatos necessitam da proteína da carne, já que são carnívoros estritos.

Pepino cozido para gato

Para essa opção, lave e descasque o pepino, corte pequenas rodelas e coloque para ferver apenas em água por cerca de dez minutos. Em seguida, desligue o fogo, coe e espere esfriar completamente antes de oferecer ao felino.

Em ambos os casos, é importante tirar a casca do pepino. Isso porque, quando o fruto não é orgânico, a casca pode reter agrotóxicos que fazem mal aos gatos. Além disso, observe se o pet não apresenta nenhuma reação diferente após o petisco.

gato relaxando no gramado

Benefícios do pepino

É fato que o gato pode comer pepino, apesar de não ser o petisco mais indicado. Por isso, a ingestão oferece alguns benefícios para a espécie, já que o fruto tem bastante líquido. Isso é interessante, pois sabemos que a maioria dos gatos não bebe tanta água quanto deveriam, não é mesmo?

Alguns benefícios são a vitamina K e os minerais, como o potássio, o cobre e o manganês. Porém, preste atenção! Jamais dê pepinos em conserva aos bichanos. Essas opções contêm azeite, sal, açúcar e vinagre, ingredientes proibidos para os gatos.

Existem outros frutos e legumes liberados para os gatos?

Sim. Como gato e pepino nem sempre é a melhor combinação, existem outros frutos e legumes que o bichano pode comer. No entanto, sempre ofereça algo novo ao felino com cautela. Se não estiver acostumado, ele pode ter uma reação indesejada.

Por isso, salientamos que a ração é o melhor alimento para eles, pois possui a quantidade ideal de nutrientes para a espécie. Contudo, caso você deseje conhecer outras alternativas saudáveis para os gatos, veja em seguida.

  • Cenoura

A cenoura é um dos legumes que os gatos podem comer. Ela é rica em ferro e cálcio. Além disso, possui vitaminas do complexo B. Para dar o alimento ao seu felino, retire a casca, lave, cozinhe, espere esfriar completamente e ofereça a ele.

  • Ervilha

A ervilha em lata é prejudicial aos gatos. Porém, a opção orgânica pode ser oferecida ao seu gato como um petisco. Ela deve ser cozida sem nenhum tempero. Esse alimento é rico em fibras.

  • Abóbora

A abóbora cozida também pode ser oferecida aos gatos. Assim como é necessário fazer com outros legumes, lave muito bem, tire a casca e ferva apenas com água. Espere esfriar e sirva ao seu gatinho. Inclusive, você pode misturar uma pequena quantidade com a ração, pois auxilia na digestão.

  • Batata-doce

A batata-doce é um alimento bastante consumido, pois tem muitos benefícios. Um dos principais é fortalecer o sistema imunológico. Porém, nunca sirva batata-doce crua aos gatos. Ela deve ser oferecida apenas cozida e descascada.

Você sabia que os gatos adoram algumas plantas?

Gato pode comer pepino e algumas plantas. Porém, nesse caso, o ideal é que você as plante no jardim ou nos vasos. Algumas verdinhas que fazem bem para a digestão felina são:

  • Alpiste;
  • Hortelã;
  • Milho de pipoca;
  • Camomila.

Essas opções podem ser consumidas pelos felinos sem nenhum problema. Um dos benefícios para os bichanos é que elas ajudam na eliminação das bolas de pelo. Alguns pet shops vendem as plantinhas já crescidas ou as sementes.

pepino fatiado

Essa é uma maneira simples de oferecer algo que os felinos adoram e cuidar da saúde estomacal e intestinal deles. Assim como o gato pode comer pepino, existem diversos alimentos permitidos para variar a alimentação da espécie. Você pode conhecê-los e tirar suas dúvidas aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog