Curiosidades

Gato pode comer linguiça? Veja se ela pode ser oferecida ao seu bichano

Publicado em 24 de outubro de 2022

Tempo de leitura: 4min

A linguiça é um alimento que não pode faltar naquele churrascão de domingo ou na feijoada. A maioria dos brasileiros adora e costuma comê-la com certa frequência. Por outro lado, pensando nos felinos, será que gato pode comer linguiça?

Quatro linguiças assando na panela.

Apesar de o alimento ser tão comum na casa dos brasileiros, é importante ter cuidado e não deixar que seu bichano tenha fácil acesso a ele. A linguiça não deve ser oferecida ao seu amigo peludo. Acompanhe o artigo abaixo, em que vamos falar se gato pode comer linguiça.

Linguiça faz mal para gato?

Então, gato pode comer carne? Apesar de ser uma boa fonte energética e ter os mesmos nutrientes presentes na carne, como a proteína, o ferro e as vitaminas do complexo B, a linguiça possui outros ingredientes como gordura, água, açúcar, aditivos, aromas, especiarias e condimentos.

Cada marca tem formulação e benefícios nutricionais diferentes. No entanto, em todas, a linguiça apresenta alta concentração de sódio e conservantes. A partir daí, já é possível perceber que ela não é o tipo de comida para oferecer ao seu gato ou a qualquer outro pet.

Ela é um alimento feito para humanos e, mesmo sendo consumida por eles, exige muita moderação, pois o sal presente nela oferece riscos. O sódio em excesso pode elevar a pressão sanguínea, causando hipertensão e afetando o funcionamento do coração.

Isso sem contar que a linguiça tem um alto teor calórico, o que contribui para o sobrepeso se ela for ingerida em exagero e com certa frequência. A gordura dela ainda pode causar desconforto intestinal, vômito e diarreia no bichano, já que ele não está habituado com esse alimento.

Meu gato comeu linguiça, e agora?

Agora que você já sabe se gato pode comer linguiça, caso seu bichano pegue um pedaço da carne em um momento de distração, não se desespere. Nesses casos, o ideal é observar o comportamento do seu amigo peludo nas próximas horas.

Além disso, mantenha o pet muito bem hidratado. Verifique a vasilha de água do bichano e complete sempre que houver necessidade, com água fresca e limpa. Deixe o pote em local de fácil acesso.

Entre os sintomas que seu gato pode apresentar, estão:

  • vômito;
  • gases;
  • diarreia;
  • dores abdominais.

Caso seu bichano tenha ingerido somente um pouco, talvez não aconteça nada com ele. No entanto, ao notar qualquer comportamento diferente ou um dos sintomas listados acima, leve-o ao médico-veterinário e relate o que aconteceu. Com orientação e medicação adequada, se for necessário, seu amigo peludo ficará bem rapidinho, sem nenhum risco ou consequência para a saúde.

Gato comendo no pote de plástico azul.

Ração: sempre a melhor opção!

Sabendo que seu gato não pode comer linguiça, caso queira oferecer algo diferente, como um agrado, é importante se informar sobre o que o bichano pode comer. Como você viu, existem certos alimentos que precisam ser evitados por causarem desconforto ao seu amigo peludo.

Nem tudo o que nós, humanos, consumimos deve ser inserido na alimentação do gato. Até porque o organismo deles é diferente do nosso, assim como o processo digestivo.

Com isso em mente, aposte sempre no alimento mais certeiro, que é a ração especial para a idade e o tamanho do seu gato. O alimento está entre o que o gato pode comer e atende todas as necessidades nutricionais do bichano sem fazer mal para a saúde dele, muito pelo contrário.

Se quiser variar um pouco nos sabores, opte por petiscos ou rações úmidas, vendidas em forma de sachê. Esses produtos são facilmente encontrados em lojas especializadas, como a Petz.

Alimentos naturais para os felinos

Também existem diversos alimentos naturais que estão liberados na alimentação para gato e podem ser um ótimo agrado para seu amigo peludo, como:

  • melancia;
  • cenoura;
  • couve;
  • batata-doce;
  • melão;
  • maçã (sem sementes);
  • pera;
  • banana;
  • ovo cozido.

Opção saudável não falta, mas lembre-se de que esses alimentos devem ser oferecidos esporadicamente e com moderação. A ração deve continuar sendo a base alimentar do seu bichano.

Gato comendo no pote branco com estampa de patinha.

Agora que você sabe se gato pode comer linguiça, que tal continuar se informando sobre a alimentação do bichano? Aqui no blog da Petz, temos tudo o que você precisa para cuidar da saúde e do bem-estar do seu pet. Acompanhe para aprender cada vez mais!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog