Comportamento

É uma fofura, mas por que gato dorme com a língua para fora?

Publicado em 18 de fevereiro de 2023

Tempo de leitura: 5min

Corre pegar o celular! É uma daquelas fotos imperdíveis! O bichano dormindo mostrando a linguinha é o máximo. Mas por que gato dorme com a língua para fora? Venha conferir!

Dois gatos dormindo em cima de um banquinho de pelúcia.

A língua do gato é especial e muito diferente da língua dos cachorros. Ela é mais do que uma auxiliar na hora de comer e beber, é uma ferramenta para a higiene e manutenção da saúde do bichano. No entanto, isso não explica por que gato dorme com a língua para fora.

A língua dos gatos

A língua do gato é uma das muitas maravilhas desse animal. Sua anatomia a torna capaz de alimentar e limpar o peludo. Ela possui pequenas espículas chamadas de papilas filiformes.

Essas espículas são responsáveis pela aspereza da língua, pela limpeza dos dentes, pela escovação dos pelos e pela apreensão das sujidades durante o “banho de língua” e da captura da água quando o pet a bebe.

O que significa o gato dormindo com a língua para fora?

O gatinho dormindo já é fofo, mas o gato dormindo com a língua para fora é um abuso da fofurice! E você precisa saber por que gato dorme com a língua para fora! Você vai amá-lo ainda mais!

O bichano dormindo não coloca a língua para fora porque quer. Ele se sente tão seguro e fica tão relaxado que a mandíbula fica frouxa, a língua escapa para fora e resume por que gato dorme com a língua para fora.

O gato dormindo com a língua de fora significa que o peludo se sente muito amado e que sabe que nada de mal acontecerá com ele. É muito amor envolvido nesse pequeno ato tão encantador. Parabéns tutor! Seus excelentes cuidados criaram um bichano saudável em todos os sentidos!

Movimentos da língua enquanto o bichano dorme

E a conversa segue cada vez mais terna! Além do gato com língua para fora, em alguns momentos, é possível ver ela se mexendo. No geral, ele a faz como se estivesse mamando, o que é muito fofo!

Isso quer dizer que os gatos sonham?

Sim! Eles sonham, mas os pesquisadores acham que os seus sonhos não são como os nossos. Eles também têm as mesmas etapas, a diferença está na duração e o tempo que demoram a atingir cada uma delas.

Além da linguinha, eles podem mexer as patinhas, olhos, orelhas, bigodes e emitir alguns sons. Se o sonho não for muito bom, o gatinho pode bufar, rosnar e respirar mais rápido!

Gato rajado dormindo em cima de tapete felpudo.

Com o que os gatos sonham?

Responder a essa pergunta é um pouco difícil, mas acredita-se que os sonhos dos gatos são reflexos de experiências já vividas e que não são capazes de sonhar com coisas que não são reais, ou seja, eles não sonham que estão voando, por exemplo.

Quando se preocupar com o gato mostrando a língua

Para além dos momentos de sono do gato ou de quando ele está se limpando e para abruptamente, quando se preocupar com o gato com a língua de fora? Continue nos acompanhando!

Dificuldade de respirar

E o gato com língua pra fora igual cachorro? É normal o cão ficar ofegante quando o dia está quente ou quando ele corre e brinca. Porém, com o gato, é muito difícil isso acontecer. Por isso, se vir o gatinho com a língua de fora e ofegante, ele pode estar estressado ou com falta de ar.

Observe como ele está respirando. Com dificuldade? É possível ouvir algum ruído respiratório? Seus lábios estão arroxeados? Em caso positivo, leve o bichano ao veterinário imediatamente.

Problemas nos dentes

Os problemas nos dentes podem ser o motivo do gatinho mostrando a língua. Nesse caso, ele pode babar também. Os problemas mais comuns são o tártaro e a gengivite. O bichano sente dor e exala um odor desagradável.

Esse odor pode se espalhar por todo o corpo conforme o peludo toma seus banhos, e isso acaba confundindo os tutores. O gato pode comer menos, tomar menos banhos e perder peso por causa desses problemas dentários. Se notar esses sintomas, leve o bichano para uma consulta com o veterinário.

Gostos ruins

Caso o bichano tenha caçado um inseto ou outro bichinho de gosto ruim, ele pode colocar a língua para fora e babar, na tentativa de “limpar” a língua. Se o tutor acabou de dar um remédio para ele, ele também pode ter esse comportamento.

Isso não é muito preocupante, a não ser que o bichinho que ele tentou comer seja venenoso. Observe se a língua dele não fica inchada ou os lábios roxos. Em caso positivo, leve-o ao veterinário.

Enjoo

Um gato nauseado pode ficar com a língua de fora. Isso é comum em doenças que afetam o equilíbrio do bichano e causam tontura. Nesse caso, também é preciso que ele visite o veterinário.

Intoxicações

As intoxicações são mais comuns em gatos que têm acesso à rua livremente. Nesse caso, o peludo volta para casa passando mal, com a língua para fora, ofegante, babando muito, com dificuldade para andar e se manter em pé. Já sabe, né? Corra com ele para um pronto-atendimento veterinário!

Gato filhote dormindo com a barriga e as patas para cima.

Os motivos por que gato dorme com a língua para fora podem ser fofos ou preocupantes. Na dúvida, agende uma consulta com os veterinários das lojas da Petz! Nós vamos amar conhecer o bichano!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog