Bem-Estar

Descubra por que cachorro lambe o pé do dono!

Publicado em 27 de abril de 2021

Tempo de leitura: 4min

Não é novidade para ninguém que cachorros são animais extremamente afetuosos. Os bichinhos adoram demonstrar o quanto amam seus tutores através de festinhas e “lambeijos”. Então, se estiver pensando em ter um desses peludos em sua vida, esteja preparado, porque cachorro lambe o pé do dono

cachorro com a língua de fora

Mas, afinal, qual o motivo para tantas beijocas? As lambidas funcionam apenas como demonstração de carinho? Um cachorro que lambe o dono excessivamente é motivo para preocupação? Se quiser tirar essas dúvidas e muitas outras, não deixe de ler este texto até o final! 

Por que cachorro lambe o pé do dono?

Existem muitas causas possíveis para esse hábito. Por isso, não se deixe enganar: lamber os pés e outras partes do corpo humano não se trata apenas de uma questão de afeto. Na realidade, essa é uma prática que faz parte do instinto canino. Afinal, os cães compartilham lambidas entre si desde filhotes. 

Sendo assim, não há como determinar um motivo específico para esse comportamento de cachorro. Em geral, as lambidas fazem parte da comunicação canina. Por isso, quando um cachorro lambe o tutor ou outro animal de sua espécie, ele está querendo  dizer algo ou colher algum tipo de informação. 

Além disso, não existe uma razão específica porque o cachorro lambe o pé do dono e não outras partes do corpo. Se o seu bichinho costuma dar muitas beijocas nessa região, o mais provável é que ela seja de fácil acesso para ele. 

Entretanto, entendemos perfeitamente se você costuma ficar intrigado quando vê um cachorro lambendo o dono. Sendo assim, para que você tenha uma ideia do que pode estar se passando na cabeça do peludo, listamos algumas possíveis causas para as lambidas: 

Demonstração de amor e carinho

Tudo bem, nós dissemos que afeto não é a única razão pela qual os cães gostam de dar beijocas. Porém, esse pode, sim, ser um dos vários motivos por que o cachorro lambe o pé do dono. O bichinho pode demonstrar, por meio desse gesto, que gosta muito da companhia do tutor.

Além disso, se ficou longe de você por muito tempo, pode ser que o animal queira deixar claro que ficou com muitas saudades. Então, depois de uma viagem ou um longo dia de trabalho, esteja preparado para ser recebido por muitos “lambeijos”! 

Sentir o gostinho da nossa pele

Como todos sabem, o suor dos seres humanos costuma ser bem salgadinho. Isso acaba sendo um atrativo para os peludos. Sendo assim, ao lamber seu tutor, um cachorro pode apenas estar sendo muito esperto e aproveitando para sentir o  “gosto” do cuidador. 

Colher informações

Um outro motivo que justifica esse hábito é que, por meio das lambidas, os cães conseguem saber muito sobre nós. Seja por onde andamos, com quem estivemos ou com quais objetos tivemos contatos, os peludos recolhem informações por meio de lambidas em nossa pele. 

Por essa mesma razão, beijocas caninas também são esperadas quando o animal conhece alguém novo. Afinal, só assim ele poderá saber mais sobre suas novas amizades. 

Chamar atenção

Já passou do horário de o pet fazer sua refeição ou sair para passear? Então prepare os pés, porque cachorro lambe o dono para chamar atenção. Assim, se algo estiver incomodando o bichinho, é capaz de ele demonstrar com muitas lambidas. 

cachorro preto com a língua de fora

Quais riscos as lambidas dos cães oferecem? 

Agora que você já tem uma ideia do motivo por que o cachorro lambe o pé do dono, chegou a hora de falarmos sobre os possíveis riscos oferecidos por esse hábito. Em geral, as lambidas dos cães não são prejudiciais à nossa saúde. Entretanto, não é recomendado que você deixe seu pet te lamber à vontade. 

Isso porque as línguas dos cães podem conter uma série de bactérias perigosas para os tutores. Afinal, geralmente, eles usam esse órgão para higienizar suas partes íntimas. Além disso, se o animalzinho não estiver devidamente vermifugado e com as vacinas em dia, essa prática pode acarretar sérios problemas de saúde.

Um cachorro que lambe muito o dono também pode ser vítima de transtornos psicológicos, como ansiedade. Assim, certifique-se de que o bichinho está recebendo a devida atenção e que esteja recebendo tudo o que precisa no seu dia a dia. Se o problema persistir, procure um veterinário. 

cachorro lambendo criança

Então lembre-se: se estiver pensando em ter um desses peludos em sua vida, certifique-se de comprar meias, porque cachorro lambe o pé do dono. Se gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre cães, gatos, e outros animais de estimação, não deixe de explorar o blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog