Alimentação

Cachorro pode comer alface e tomate? Descubra agora!

Publicado em 30 de setembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Ao pensar em alimentos saudáveis, logo vem à mente a imagem de uma salada. Os tutores sempre querem que os bichinhos de estimação compartilhem uma dieta saudável. Por isso, é natural que se perguntem: será que cachorro pode comer alface e tomate?

tomates.

É muito comum que algumas pessoas ofereçam frutas, legumes e vegetais variados como petisco para diversificar o sabor da ração do amigo de quatro patas. Por isso, se você está considerando montar uma saladinha para a próxima refeição do seu pet, descubra se cachorro pode comer alface e tomate agora!

Alface e tomate fazem mal para cachorro?

Em primeiro lugar, vamos falar sobre a verdinha. Nesse caso, a resposta é boa: cachorro pode comer alface sem preocupações! Todos os tipos dessa verdura estão liberados para o cardápio do seu amigo. Elas não são tóxicas e possuem vitaminas e minerais benéficos para ele. 

Já no caso do tomate, é preciso ter atenção. Isso porque o fruto contém diversos fatores que podem fazer mal para o peludo. Exemplos são as sementes, a pele e até a acidez. 

Pode dar tomate para cachorro quando o fruto está maduro, em pouca quantidade, sem pele e semente. Porém, ainda assim, pode causar um desconforto estomacal. 

Já se o fruto estiver verde, com pele e sementes, o tomate para cachorro pode causar intoxicação, pela quantidade de solaminal. Pensando na soma desses fatores, é melhor deixá-lo longe do peludo, já que ele pode trazer mais malefícios que benefícios. 

Benefícios da alface para cachorros

Antes de começarmos a listar os benefícios da alface para cachorros, é importante ressaltar que, mesmo que ela seja permitida, deve ser ofertada com moderação. Quando em excesso, pode causar diarreia.  

Além disso, assim como os humanos, os pets são indivíduos únicos. Por isso, a dieta deles deve ser feita de acordo com a orientação do veterinário responsável. Se o seu cachorro nunca comeu ou não tem o hábito de comer alface, consulte o profissional antes de introduzir o alimento  na rotina. 

A melhor opção da alface para cachorro é a orgânica, pois ela possui menos agrotóxicos. Isso significa menos risco de elementos químicos que fazem mal para o estômago do pet. 

Antes de oferecer a verdura, lave-a bem, corte-a em pequenos pedaços e retire os talos. Dessa forma, você evita que o cão engasgue com as folhas maiores e, de quebra, apresenta um novo petisco cheio de benefícios para a saúde dele.

Vitaminas do complexo B

As vitaminas desse complexo são famosas pela ação antioxidante. Além disso, ajudam o bom funcionamento do sistema nervoso, a pele, a metabolização da glicose e a replicação celular. 

Vitamina A e K

A alface também é rica em vitamina A, importante para a visão, a pele e os pelos do cachorro. Outra vitamina presente é a K, que ajuda na coagulação sanguínea e na metabolização das proteínas do pet. 

alface em caçarola.

Vitamina C

Assim como nos humanos, a vitamina C tem papel fundamental na formação da imunidade e da ação antioxidante, que ajuda a combater o envelhecimento precoce das células dos cães. Também ajuda nas articulações e no aspecto da pele. 

Ferro

Esse mineral é essencial para o bom funcionamento do organismo dos cachorros. Isso porque ele é responsável por formar a hemoglobina, que transporta oxigênio para todos os órgãos do corpo, incluindo órgãos vitais, como o coração e o cérebro.

Cálcio

O cálcio está relacionado com a formação dos ossos. Em baixa quantidade, pode causar doenças relacionadas à descalcificação. Para reforçar os níveis de cálcio do seu amigão, você pode dar alface para cachorro!

Quais são os riscos do tomate para o cachorro?

Agora, chegou a vez de entender porque o tomate é um alimento delicado para cachorros. O ponto principal é que, quando o fruto não está totalmente maduro, conta com uma substância chamada solanina, tóxica para os cães.

Ao ingeri-la, os pets podem ter um quadro de intoxicação alimentar, apresentando os seguintes sintomas: 

  • dores e desconfortos na região abdominal;
  • alteração no ritmo cardíaco;
  • perda de coordenação;
  • fraqueza;
  • tremores;
  • convulsões, em casos mais graves.

Além disso, as sementes do fruto podem causar obstrução no intestino do cachorro. A pele do tomate é a parte em que se concentram mais agrotóxicos. Considerando a soma de todos esses fatores, ficou fácil entender porque cachorro pode comer alface, mas tomate não.

Junto do tomate, outros alimentos que parecem ser saudáveis não podem ser consumidos pelos peludos. É o caso da cebola, do alho, da batata crua, das folhas e dos caules de outros legumes.

Outras verduras e legumes permitidos para cães

Se você está buscando opções de verduras e legumes para incluir na dieta do seu pet, como petisco ou no meio da ração, há algumas alternativas além da alface. Confira:

  • brócolis, preferencialmente cozido, sem o caule;
  • cenoura, crua ou cozida;
  • abóbora cozida;
  • couve, preferencialmente cozida;
  • beterraba, preferencialmente cozida;
  • chuchu cozido;
  • espinafre cozido;
  • batata cozida.

Lembre-se que, ao cozinhar os legumes, não é permitido usar temperos, por isso, a melhor opção é sempre preparar no vapor ou cozido em água.

cachorro cheirando tomate que tutora está cortando.
Gostou de entender se cachorro pode comer alface e tomate? Se quiser saber mais sobre alimentação canina, explore o blog da Petz! Além desse tema, você encontra as mais diversas recomendações para cuidar do seu pet.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog