Alimentação

Cachorro pode comer cebola ou faz mal?

Publicado em 24 de março de 2022

Tempo de leitura: 5min

A alimentação é a principal fonte de saúde e energia do pets, mas nem todos os alimentos que fazem bem à saúde do ser humano são bacanas para o cãozinho. Entre esses alimentos, a cebola é uma dúvida para muitos tutores. Afinal, será que cachorro pode comer cebola?

cachorro com cara de pidão.

Antes de dar qualquer mimo para o cãozinho, é importante saber se além de saboroso ele é seguro. Se você quer variar a alimentação do pet, mas não sabe o que faz mal para ele, vem com a Petz que a gente te explica!  

Cachorro pode ou não comer cebola? 

É muito comum o cachorro fazer aquela cara de pidão quando alguém está comendo alguma coisa. Por mais que o tutor resista, na maioria das vezes, o cão acaba ganhando um petisco ou um pedacinho. 

Alguns alimentos são tão comuns na rotina que nem passa pela cabeça que talvez eles possam fazer mal para o cão. Infelizmente, porém, alguns deles são extremamente perigosos. Dar cebola para o cachorro é um exemplo!

Então a resposta é: a cebola faz mal para o cachorro. Isso porque ela conta com tiossulfato, uma substância inofensiva a seres humanos, mas que, nos peludos, modifica a parte interna dos glóbulos vermelhos, chamada de hemoglobina, responsável por levar oxigênio para o corpo.

Com isso, as células passam a transportar menos oxigênio, o que pode causar anemia hemolítica no amigo de quatro patas e levar até mesmo à morte.  Se por um acaso o cachorro comer um pedaço de cebola, pode ser que os sintomas não apareçam de primeira, mas ele pode apresentar sintomas como:

  • ofegar demais, mesmo parado;
  • fraqueza;
  • falta de apetite;
  • urina avermelhada;
  • alta frequência cardíaca;
  • desmaio.

Além disso, o pet pode até mesmo chegar a óbito até uma semana depois da ingestão. Sendo assim, a resposta para a pergunta “cachorro pode comer cebola?” é não! Nem um pedacinho!

E se a cebola estiver cozida ou frita? 

Apesar de tudo, pode bater a dúvida se o cachorro pode comer cebola cozida ou frita. Seja na versão crua, frita ou cozida, a toxina continua presente e pode ser perigosa para o cãozinho, então também não é o ideal.

cachorro olhando para o lado.

Mesmo que não seja escolha do tutor, o cachorro pode comer cebola por acidente, como aquele pedacinho que cai acidentalmente no chão ou em um almoço de família, por exemplo, que sempre tem alguém que oferece alguma coisa para o cãozinho.

Ao perceber que o cão comeu cebola, mesmo que só um pedacinho, o ideal é levá-lo ao veterinário o quanto antes, mesmo sem os sintomas acima. Isso porque a cebola faz mal para o cachorro em qualquer quantidade. Não tente fazer o amigo vomitar! Além da intoxicação, ele pode se asfixiar no próprio vômito. 

O alho também faz mal para os cães? 

Alguns tutores optam por uma alimentação natural e acabam temperando a comida do pet, pensando que cachorro pode comer cebola e alho. No caso do alho, especificamente, pode, desde que seja com cuidado.  

O alho tem alguns probióticos que facilitam a digestão dos alimentos e têm a função de repelente contra pulgas e carrapatos. Por outro lado, ele também aumenta a pressão sanguínea do cachorro. Então, se o cãozinho já tem problemas cardíacos ou doenças como diabetes ou tumores, vai acabar tendo complicações.

O alho tem alicina, e algumas raças de cães mais sensíveis a essa substância podem desenvolver extrema alergia e até mesmo morrer. Se você quiser dar alho para o cão, é ideal que distribua pedacinhos de dente de alho puro e cru, nunca o tempero ou o alho triturado. 

Como o alho é muito forte, é importante ficar atento à quantidade que vai ser dada ao cachorro. Cadela prenha, amamentando, e filhotes com menos de seis meses não podem comer.

Não existe dose segura, mas o recomendado pelos médicos veterinários é dar alho no máximo três vezes por semana para o amigo de quatro patas. Mais que isso, pode causar problemas. 

Então, o que o cachorro pode comer? 

Agora que você sabe se cachorro pode comer cebola ou não, fica mais fácil entender a necessidade de evitar dar alguns alimentos para o seu peludo, mesmo que este seja muito benéfico para a saúde dos humanos. 

Por isso, se você gosta de oferecer uma alimentação mais natural para o pet, é interessante, primeiramente, que você procure um veterinário especialista em nutrição. Assim, ele pode montar uma dieta saudável, natural e segura para o pet, com todos os nutrientes necessários.  

Para variar um pouco a ração comum, você pode oferecer frutas (de preferência evitando as muito ácidas) e legumes. Um pedaço de maçã ou de cenoura, além de gostoso, é saudável. Outra opção é dar petiscos próprios para cachorros mesmo. 

A melhor escolha é sempre a ração! 

A ração continua sendo a melhor opção para o pet. Ela é desenvolvida por especialistas para dar ao cachorro todos os nutrientes necessários, nos mais variados sabores, sem colocar a vida do bichinho em risco. 

cebola roxa cortada.
Gostou de saber se cachorro pode comer cebola? Aqui, na Petz, você encontra vários tipos de ração para manter a qualidade de vida e a segurança do cãozinho. Para garantir a alimentação do seu peludo é muito simples: basta comprar pelo nosso e-commerce e receber em casa. Entre no site e confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog