Cachorros

Colapso de traqueia em cães: o que é, sintomas e tratamento

Publicado em 15 de junho de 2021

Tempo de leitura: 3min

Assim como na medicina humana, na veterinária, os sintomas de determinado quadro frequentemente são confundidos com os de outro. No caso do colapso de traqueia em cães, a tosse, sintoma principal, pode levar os tutores a pensarem se trata-se de uma gripe ou mesmo de um engasgo. 

cachorro com a boca aberta

Em caso de sintomas, levar o pet para uma consulta com o médico-veterinário assim que possível é muito importante para retardar a evolução do quadro. Para explicar o tema, acompanhe o conteúdo sobre o que é o colapso de traqueia em cães

O que é e quais são os sintomas do colapso de traqueia em cães?

Conforme explica o Dr. Thiego Aguilar, médico-veterinário da clínica Seres, o colapso de traqueia é uma afecção progressiva caracterizada pela redução do diâmetro traqueal. 

O que causa o colapso de traqueia em cães é a deficiência e degeneração das cartilagens que promovem a sustentação do órgão. Isso leva a uma fraqueza da estrutura traqueal e a um estreitamento de seu lúmen”, explica.

O colapso de traqueia em cães tem sintomas como a tosse curta, seca e alta, que lembra o grasnar de um ganso. Além dela, os pets com o problema podem apresentar dificuldade respiratória, cianose e ocorrência de ruídos à auscultação traqueal. 

cachorro sério

Ao observar tosse seca no cachorro, não deixe de levá-lo ao veterinário. Além do desconforto, a progressão do colapso de traqueia pode levar a dificuldades respiratórias graves, com risco de síncope (desmaios) ou mesmo óbito por asfixia.

Grupos de risco: saiba quais são os pets mais afetados

O colapso de traqueia em cães é causado principalmente por fatores genéticos. Nesse sentido, embora possa ser manifestado por qualquer cachorro, o problema é mais comum em algumas raças miniatura ou toy. Entre elas, algumas das mais predispostas ao quadro são:

  • Poodle toy;
  • Yorkshire Terrier;
  • Maltês;
  • Shih-tzu;
  • Lhasa-apso;
  • Pug;
  • Chihuahua;
  • Spitz alemão.

Por ser uma doença progressiva que ocorre devido à degeneração das cartilagens, o problema costuma ser manifestado a partir da meia idade. Sendo mais comum em cães idosos. 

Diagnóstico e tratamento

A avaliação clínica e a anamnese (entrevista) com o tutor são importantes para ajudar o médico-veterinário a reconhecer o quadro mais rapidamente, solicitando os exames adequados. 

Fatores como idade e histórico do pet também podem ser bastante sugestivos. De qualquer maneira, o Dr. Thiego explica que o diagnóstico é feito por meio de exames de imagem, como o raio-x. 

“Além de confirmar o diagnóstico, é possível determinar o grau do colapso com traqueoscopia e outros exames complementares, dependendo do paciente e da evolução do quadro clínico”. 

Conforme já explicado pelo veterinário, a doença é progressiva e degenerativa. “Embora os tratamentos melhorem a qualidade de vida do cachorro, o colapso de traqueia não tem cura”, diz. É possível apenas saber como tratar o colapso de traqueia em cães, destacando que a abordagem varia de acordo com o caso..

“Nos estágios iniciais, pode-se fazer o uso de medicamentos como broncodilatadores, antitussígenos e corticoides para tirar o pet da crise”, esclarece o veterinário. 

cachorro triste

Medicamentos à base de condroitina também podem ser indicados para tentar retardar a progressão da doença. Por fim, nos casos mais severos o médico-veterinário poderá recomendar a intervenção cirúrgica, onde é colocada uma prótese na região traqueal.

Se você acha que seu amigo pode estar com o problema, não perca tempo. Agende uma consulta com um médico-veterinário na clínica Petz ou Seres mais próxima a você!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog