Cachorros

Sintoma ou comportamento canino? Tire algumas das suas dúvidas

Publicado em 19 de maio de 2019

Tempo de leitura: 4min

Por serem extremamente populares, o comportamento canino é bem conhecido pelas pessoas. Nós sabemos que eles latem, que gostam de roer ossos, que balançam o rabo quando estão felizes e até mesmo que são capazes de fazer um olhar pidão, irresistível, quando querem alguma coisa!

No entanto, é comum que, ao adquirir um cãozinho pela primeira vez, muita gente tenha algumas dúvidas em relação ao que é normal e também o que podem ser problemas de comportamento canino.

comportamento cachorro

Quem está nessa situação pode conferir abaixo as respostas para algumas das principais perguntas dos tutores de primeira viagem.

Meu cachorro se coça com frequência. Isso quer dizer que está com pulgas, certo?

Não necessariamente. Assim como nós, cães podem se coçar sem que isso indique a presença de parasitas ou de doenças, sendo um hábito normal no dia a dia deles. A preocupação deve surgir quando eles passam a fazer isso com mais frequência e por tempo prolongado.

Nesse caso, tente encontrar algum parasita em seu bichinho e utilize um antipulgas adequado para o porte e o peso dele. Lembrando que coceiras também podem aparecer devido a alergias e outros problemas de pele. Na dúvida, procure um médico-veterinário.

Meu cãozinho não se interessa muito por comida. Será que tem algo de errado?

Caso seu cachorro tenha passado a comer menos de uma hora para a outra, o melhor é procurar um especialista. Embora alguns fatores, como o calor, possam interferir na alimentação dos bichinhos, quando passam muito tempo sem comer, é sinal de que algo não vai bem, sendo importante investigar a causa disso o quanto antes.

Tenho um cachorro que costuma comer as próprias fezes. É normal?

Apesar de nos parecer um hábito indigesto, a coprofagia é bastante comum entre os cãezinhos e não necessariamente é sintoma de algum problema. Isso porque, dependendo da personalidade do cachorro, eles podem comem as fezes simplesmente por gostarem do sabor (argh!).

comportamento canino

No entanto, também há casos em que eles fazem isso devido a alguma deficiência nutricional ou para esconder as fezes, já que costumam ser punidos por fazer as necessidades fora de lugar. Por isso, garanta sempre a oferta de uma alimentação balanceada ao seu cão e utilize somente o reforço positivo no adestramento.

Meu cachorro arfa bastante. Será que ele está doente?

Enquanto nós suamos, cachorros liberam o calor do corpo através da boca. Por isso, é normal e esperado que eles fiquem mais arfantes em dias quentes ou após a realização de exercícios físicos. É sinal de que estão regulando a temperatura corporal.

Para ajudar, procure oferecer água ao pet e levá-lo para um ambiente fresco. Já nos casos em que eles arfam mesmo em temperaturas normais e quando estão parados, aí, sim, isso pode ser sinal de estresse, dor ou problemas de saúde. Fique atento!

Às vezes vejo meu cachorro esfregando o bumbum no chão. O que pode ser?

Cachorros fazem isso quando sentem coceira ou desconforto na região anal. Uma das causas mais comuns desse incômodo é a saturação das glândulas. Elas costumam ser esvaziadas após o cachorro despejar suas fezes.

Em alguns animais, no entanto, esse esvaziamento não é muito eficiente, e as glândulas vão ficando cheias e incomodando os bichinhos.

Há cachorros que conseguem esvaziar as glândulas quando arrastam o bumbum no chão, mas, se o comportamento canino se repetir, procure um médico-veterinário. Ele poderá esvaziar a glândula antes que essa saturação leve a uma inflamação da região.

Meu cachorro sempre vomita quando anda de carro. Devo me preocupar esse comportamento?

Assim como nós, cachorros também estão sujeitos a enjoos causados pela movimentação do carro. Se esse é o caso do seu cãozinho, converse com um veterinário.

Pode ser que ele indique algum medicamento para diminuir o desconforto. Lembrando que medo, insegurança e ansiedade também podem estar por trás dos vômitos.

comportamento caes

Vale ressaltar que a melhor maneira de evitar doenças ainda é a prevenção, feita com ajuda de uma alimentação balanceada e de atividade física, além de muito carinho e de uma boa dose atenção.

Em nosso Pet Shop on-line você encontra antipulgas, rações especiais, tapetes higiênicos e tudo que precisa para garantir a saúde do seu pet, além, claro, de carinho e atenção.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog