Cachorros

Por que cachorro pega pulga tão facilmente?

Publicado em 08 de abril de 2023

Tempo de leitura: 5min

As pulgas e os carrapatos são o terror de qualquer tutor. Na mera menção desses parasitas, um sinal de alerta é emitido na cabeça de qualquer um: é guerra! Porém, por que cachorro pega pulga?

Dedo segurando uma pulga em frente ao cachorro da raça labrador.

A coceira é o primeiro sinal que o tutor nota quando ocorre a infestação por ectoparasitas no cachorro. Por isso, a prevenção ainda é o melhor remédio!

Como ocorre a transmissão?

As formas de transmissão de pulgas e outros ectoparasitas não são muitas, mas podem passar despercebidas pelo tutor. Vamos listá-las para você se atentar!

Transmissão por contato direto

O contato entre pets contaminados é uma forma comum de transmissão de pulgas e carrapatos entre os animais. É muito fácil que um animal desprotegido fique sujeito a infestações.

Este caso se encaixa naquele cachorro que não sai de casa e tem pulgas. Como e por que cachorro pega pulga assim? Geralmente, o culpado é outro animal da casa: o gato!

Ter um gato em casa que sai sozinho pode ser a resposta para essa pergunta. Se o bichano traz pulgas para casa, elas facilmente vão infestar o cachorro e o ambiente onde eles vivem. É mais um motivo para gatos não saírem de casa!

Ambientes contaminados

Sabia que a pulga de cachorro e gato vive a maior parte da vida no ambiente? Somente 5% do ciclo de vida dela ocorre no animal. Então, se entrar em um ambiente contaminado, um cachorro pode se infestar.

Mesmo que esse ambiente não tenha animais, as pulgas podem ficar no casulo por até 140 dias, “esperando” ocorrer alguma movimentação para infestarem um cachorro.

Objetos contaminados

Não só no ambiente a pulga vive! Ela pode estar em caminhas, cobertores, sofás, camas do tutor, tapetes, brinquedos e roupinhas. Por isso, a higiene desses objetos também é importante para evitar a infestação de pulgas no cachorro.

Sendo assim, caso o tutor leve os apetrechos do cachorro para um hotel ou um parque, o ideal é lavar tudo muito bem, de preferência com água fervente, para evitar o problema, porque esse tipo de transmissão é muito fácil.

Curiosidades sobre as pulgas

Vamos relatar algumas curiosidades sobre as pulgas que vão ajudar o tutor a compreender melhor por que cachorro pega pulga e como combater esse indesejado bichinho!

Pug preto coçando o pescoço com a pata traseira.

Pulgas são específicas para cada espécie?

Não. Extiste a pulga do gato, a pulga do cão, mas podemos ter a duas em ambos animais. Isto é, ela não é espécie específica! Aliás, se você está se perguntando se a pulga de cachorro pega em humano, a resposta é sim! Porém, na ausência de animais, ela só vai picar o ser humano.

Isso explica por que cachorro pega pulga mais facilmente que o ser humano: as pulgas preferem os animais porque a temperatura da pele deles é maior que a da nossa.

As pulgas são fáceis de ver?

Depende. Em infestações brandas, é muito difícil ver a pulga em si. O que delata a presença dela são pequenos pontos pretos no pelo do cachorro, que são as fezes da pulga com o sangue digerido do animal.

Já nas infestações moderadas a graves, é possível ver inúmeros pontos pretos correndo e saltando nos pelos do pet, exceto nos animais de pelagem escura, onde as pulgas se camuflam melhor.

As pulgas são preguiçosas!

As pulgas não gastam energia correndo (ou melhor, pulando) em busca de um hospedeiro. Elas ficam paradas em frente a alguma fonte de luz. Quando algo bloqueia a passagem da luz, elas pulam em direção a isso.

Se for um animal, elas se alimentam e descem novamente para o ambiente. Caso não seja nada quentinho, elas simplesmente voltam para as posições originais e aguardam novo bloqueio da luz.

A infestação ambiental é muito rápida

A pulga fêmea começa a botar ovos, em média, 24 a 36 horas depois de achar um hospedeiro. Durante a vida, ela é capaz de depositar mais de dois mil ovos no ambiente!

Como os ovos se disseminam pelo ambiente?

As pulgas acasalam e botam ovos no pelo dos animais, mas não os fixam. Desta forma, quando o pet anda pela casa ou se chacoalha, os ovos facilmente se desprendem dos pelos e caem no chão, infestando o ambiente.

Falando em parasitas, e o carrapato?

O carrapato de cachorro também é um parasita bastante temido, pois, além da infestação em si, transmite vários parasitas do sangue para os cães e os seres humanos. O mais comum é o carrapato-marrom ou Rhipicephalus sanguineus. Ele vive tanto em ambientes internos quanto externos, como jardins.

Já o carrapato-do-cavalo ou Amblyomma cajennense é o causador da febre maculosa, que afeta diversos mamíferos, inclusive o homem. Ele vive preferencialmente em ambientes rurais.

Quando pica o hospedeiro, o carrapato deposita uma substância parecida com uma cola, para se fixar na pele. Por isso, é difícil tirá-lo dos animais e não se recomenda puxá-lo, mas sim usar produtos de uso veterinário para matá-lo.

Cachorro de pelos claros se coçando no gramado do quintal.

Agora, você aprendeu por que cachorro pega pulga! e viu que a transmissão é muito fácil. Para ajudar, conte com a loja da Petz como aliado! Aqui, você encontra produtos antipulgas para o peludo e o ambiente.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog