Cachorro pode comer morango?

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 26, 2020

Cachorros
Cachorro pode comer morango?
Tempo de leitura: 3 minutos

Fruta típica dos meses mais frios, o morango estimula quase todos os órgãos dos sentidos: é bonito, cheiroso, dono de uma textura curiosa e — o mais importante — é uma delícia. Com tantos aspectos a seu favor, não é surpresa que os cães também se interessem pela fruta. Mas será que cachorro pode comer morango

cachorro cheirando morango

Faz mal oferecer morango ao cachorro?

O morango, cachorro pode comer. Isso, claro, desde que o consumo seja feito com moderação. Rico em fibras e nutrientes importantes, como vitaminas e minerais, o morango é uma boa opção de petisco para ser oferecida de vez em quando. 

Já em excesso, o açúcar presente na fruta pode contribuir para o desenvolvimento ou a piora de problemas de saúde, como obesidade e diabetes. Portanto, antes de oferecer a fruta ao seu amigo, converse com um veterinário.

Benefícios do morango para o cachorro

Para cães cuja alimentação baseia-se na ração comercial de qualidade, em geral, não é necessário qualquer tipo de suplementação de vitaminas e minerais. Da mesma maneira, cães que seguem uma dieta caseira prescrita por veterinário especialista não costumam depender do consumo adicional de frutas para uma alimentação equilibrada.

Seja como for, o fato é que os cães adoram comer petiscos diferentes. Nesse sentido, frutas como o morango são uma ótima opção. Afinal, possuem níveis bem mais baixos de sódio e gordura que a maior parte dos petiscos comerciais. Para saber mais, confira alguns benefícios do morango para os cachorros.

  • Baixo teor calórico: pode dar morango para cachorro, pois é um petisco saudável, indicado, inclusive, para cães obesos. No entanto, é importante oferecê-lo com moderação;
  • Fonte de vitamina A: está relacionada à síntese de hormônios, à regulação das funções da pele e a uma boa visão, contribuindo na prevenção da cegueira noturna;
  • Fonte de vitaminas do complexo B: têm função antioxidante e contribui para o bom funcionamento de sistema nervoso, pele, metabolização da glicose, replicações celulares e de DNA;
  • Rico em antioxidantes: a cor vermelha do morango é graças à substância chamada antocianina. Antioxidante, ela contribui no combate aos radicais livres;
  • Fonte de minerais: além de vitaminas, o morango é rico em minerais importantes, como potássio, magnésio e zinco.
  • Fonte de fibras: contando com fibras solúveis e insolúveis, o morango ajuda a regular o intestino e evitar a constipação.

tigela com morangos

Como dar morango para o cachorro?

Em geral, é recomendado remover a semente das frutas antes de servi-las ao cachorro. Enquanto algumas sementes podem provocar obstrução intestinal, outras, como as sementes de maçã, ainda possuem substâncias tóxicas ao organismo do pet. 

Já no caso do morango, a boa notícia é que não é necessário remover as “sementinhas” que envolvem a fruta. Inofensivas para a saúde do pet, cachorro pode comer morango com sementes, pois, elas são ricas em fibras insolúveis, que ajudam a prevenir quadros de constipação. 

O jeito mais simples de servir o morango para cachorro é oferecer a fruta pura, cortada em pedaços. Ainda mais depois de gastar energia, os cães adoram comer o fruto geladinho. Aliás, outra dica bacana é congelar o morango e oferecê-lo assim, como se fosse um picolé.

Cuidados e quantidade recomendada

Ainda que de maneira não tão frequente, cães podem comer morango e ter hipersensibilidade à fruta. Pensando nisso, após oferecer um pedacinho ao cachorro, vale a pena observar qual é a reação do seu amigo. Em caso de vômitos, diarreias ou mesmo de coceiras pelo corpo, suspenda o alimento e procure um veterinário.

Assim como é verdade para boa parte das frutas, o consumo em excesso de morango pode aumentar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, a alta quantidade de fibras insolúveis presentes nas sementinhas do morango pode levar a quadros de diarreia. Por isso, cachorro come morango, mas sempre com moderação.

cachorro olhando para morango

Agora que sabe se cachorro pode comer morango, confira o blog da Petz para ter acesso a outros conteúdos de bem-estar e saúde animal!

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *