Cachorros

Cachorro sangrando pelo nariz: o que fazer?

Publicado em 23 de setembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Encontrar o cachorro sangrando pelo nariz pode ser assustador. Afinal, ninguém gosta de ver o filho de quatro patas doente, e a presença de sangue sempre acende sinais de alerta! Entretanto, também chamada de epistaxe, essa condição pode estar relacionada a diferentes doenças.

cachorro triste

Apesar de, geralmente, não indicar um problema de saúde grave, sempre é necessário estar atento! Por isso, conversamos com uma especialista, que tirou as nossas dúvidas sobre o tema. Continue lendo para aprender o que fazer ao encontrar um cachorro com nariz sangrando

Entenda o problema

O sangramento em nariz de cachorro possui outros nomes para os veterinários: epistaxe, como explica a Dra. Heloísa Souza, médica-veterinária da Petz. A especialista lembra que, na verdade, esse quadro é um sintoma, não uma doença.

Ou seja, o cachorro sangrando pelo nariz está associado a outras enfermidades, sendo necessário encontrar a fonte do sangramento para ajudar o cãozinho. Para isso, o primeiro passo é buscar um profissional da saúde! Apenas o veterinário poderá verificar os sinais apresentados, chegando a um diagnóstico preciso. 

Cachorro com nariz sangrando: o que pode ser?

O nariz de cachorro sangrando pode indicar diferentes complicações. A Dra. Heloísa explica que há diversas condições relacionadas a esse sintoma, desde as mais leves até as mais complicadas.

Por isso, é importante estar atento ao comportamento do cãozinho e a outros sinais apresentados. Assim, o melhor é buscar um veterinário, que poderá descobrir a origem do sangramento. A especialista explicou, rapidamente, as principais causas da epistaxe. 

1. Hemoparasitoses

São problemas causados por parasitas no sangue. O mais comum é a “doença do carrapato”. Esse parasita destrói as células sanguíneas, levando a sangramentos em diferentes locais, como o nariz. 

2. Traumas

Os traumas são outra causa comum para cachorro estar sangrando pelo nariz. Geralmente, eles ocorrem quando o peludo, sem querer, esbarra ou colide com uma parede ou objeto. São comuns entre os pets com muita energia e que, por distração, acabam se machucando em brincadeiras. 

cachorro olhando para cima

3. Inflamações e infecções

Como sabemos, o nariz faz parte do sistema respiratório e está interligado a diferentes órgãos. Em alguns casos, uma inflamação em um local pode levar ao sangramento nasal. 

4.  Tumores

Apesar de mais raros, os temidos tumores também podem causar sangramento nasal nos cães. Entretanto, vale destacar que, nesse caso, o peludo também apresentará outros sintomas.

5. Doenças autoimunes

Por fim, as doenças autoimunes podem comprometer a coagulação do sangue e o funcionamento de alguns órgãos. Como consequência, o cachorro fica espirrando sangue pelo nariz

Além das causas acima, a epistaxe pode ocorrer em casos de traumatismo craniano, problemas de coagulação ou diferentes condições. Por isso, é importante buscar um veterinário ao encontrar cachorro soltando sangue pelo nariz

O que fazer ao encontrar um cachorro com o nariz sangrando 

Há formas de aliviar o desconforto do seu amigo durante o caminho para a clínica veterinária. A Dra. Heloísa recomenda que a cabeça do pet seja mantida levemente elevada. Também é possível comprimir a região com um pano limpo, contendo o sangramento.

Entretanto, é necessário atenção, já que o nariz é uma região sensível. Portanto, tome cuidado para não obstruir a respiração do amigo de quatro patas, comprimindo apenas uma narina por vez.

Não é recomendado tapar o nariz com algodão ou outro objeto, muito menos utilizar remédios caseiros sem orientação médica, já que um procedimento sem instruções profissionais pode prejudicar ainda mais a saúde do pet. 

Diagnóstico e tratamento

Quando um veterinário recebe um cachorro sangrando pelo nariz, o primeiro passo é descobrir a origem do problema. A Dra. Heloísa explica que alguns testes podem ajudar.

“Os testes de sangue podem auxiliar no diagnóstico. Já os exames de imagem, como o raio-x, a tomografia e a rinoscopia, são utilizados em casos de traumatismo, infecções e tumores”, comenta. Por isso, é importante compartilhar algumas informações com o veterinário, como hábitos e histórico de traumas do pet.

O tratamento será definido pelo profissional a partir do diagnóstico. Antibióticos e antifúngicos podem resolver o problema causado por parasitas e infecções. Já no caso de tumores ou traumatismos, muitas vezes, é necessária intervenção cirúrgica.

Tratamento especializado: sempre o mais indicado

Perceber que o cachorro está soltando sangue pelo nariz pode parecer algo sem muita importância. Entretanto, é necessário destacar que esse é um sintoma de doenças graves, necessitando auxílio de um profissional. 

cachorro triste

Tenha em mente que seu filho de quatro patas merece sempre o melhor, especialmente quando o assunto é saúde e bem-estar! Depois de descobrir quais são as possíveis causas de cachorro sangrando pelo nariz, confira outras informações e dicas para cuidar do cãozinho no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog