Cachorros

O que é coronavirose canina e como tratar?

Publicado em 18 de setembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

O surgimento do novo coronavírus trouxe dúvidas sobre a coronavirose canina. Porém, especialistas lembram que essa doença, que afeta especialmente os pets jovens, não possui relação com a COVID-19. Isso não significa, entretanto, que ela não seja perigosa. 

cachorro deitado de olhosos fechados ao lado de um brinquedo de pelúcia

Assim como outras enfermidades infecciosas, é necessário atenção e cuidado para proteger nossos amigos de quatro patas. Continue lendo para saber o que é coronavirose canina, seus sintomas e possíveis tratamentos. 

O que é coronavirose canina?

Com a pandemia de COVID-19, o termo “coronavírus” virou manchete no mundo inteiro. Algumas informações acabaram confundindo a cabeça de tutores preocupados com o coronavírus canino no Brasil. Entretanto, é importante ressaltar que essas doenças são bem diferentes. 

“A única semelhança entre os vírus é que pertencem à mesma família, porém, eles são espécies completamente distintas”, explica o Dr. Bruno Saito, médico-veterinário da Petz. 

Assim, ambas as doenças são causadas por um tipo de coronavírus. Mas a semelhança se encerra por aí. Afinal, o coronavírus canino não ataca humanos e não há provas de que os pets não se contaminem com COVID-19. 

“Em outras palavras, comparar os dois vírus é a mesma coisa que compararmos um gato com um leão”, afirma o Dr. Bruno. Entretanto, a coronavirose canina também merece atenção, pois causa muito desconforto e prejuízo para os peludos. 

Os dois tipos de coronavírus canino

O coronavírus, na verdade, representa um grupo grande de doenças que podem afetar humanos, cachorros e até gatos. Entre eles há duas espécies principais que atacam os cães. São elas:

  • coronavírus entérico canino: esse vírus ataca o intestino do pet, causando vômitos e diarreia. É mais comum entre filhotes. No meio médico, é chamado de CCoV ou CECoV;

 

  • coronavírus respiratório canino: também chamado de CRCoV no meio veterinário, esse vírus ataca o sistema respiratório, levando a um quadro de gripe. Muitas vezes, é o responsável pela chamada “tosse dos canis” ou traqueobronquite infecciosa canina.

Quando falamos em coronavirose canina, geralmente estamos nos referindo ao coronavírus entérico canino, ou CCoV. Trata-se de uma doença que causa problemas intestinais.

Formas de contaminação

O contágio de coronavirose canina ocorre quando o cachorro ingere o vírus pela água ou alimento contaminado. Dentro do corpo, o vírus viaja até o sistema digestivo e infecta as células do estômago. Ali, se reproduz intensamente, rompendo a célula e caindo novamente no sistema digestivo. 

As células ficam danificadas e incapazes de realizar sua função, gerando os incômodos no pet. Já o vírus continua seu trajeto, saindo nas fezes. Como os peludos costumam não ser muito rigorosos no quesito higiene, a coronavirose canina é considerada uma doença bastante contagiosa. 

cachorro pug deitado com feição tristonha

Sintomas da coronavirose canina

Em casos de coronavirose canina, o vírus ataca o intestino do pet. Assim, o peludo apresenta diversos sinais relacionados ao sistema digestivo. Os principais são os seguintes:

  • vômitos;
  • apatia;
  • perda de apetite;
  • diarreia;
  • sangue nas fezes. 

Os sintomas de coronavirose mencionados acima são um tanto quanto genéricos, o que dificulta o diagnóstico clínico pelo veterinário. Por isso, se o peludo apresentar qualquer alteração de comportamento, o ideal é levá-lo para fazer alguns exames. 

Diagnóstico e tratamento

A coronavirose em cães apresenta características semelhantes a outras doenças comuns em filhotes, como a parvovirose. Assim, seu diagnóstico pode ser um desafio, mas os médicos-veterinários brasileiros sabem como tratá-la. De acordo com especialistas, alguns exames podem detectar a presença do vírus nas fezes. 

É bem comum que os tutores queiram saber como tratar coronavirose canina. Porém, geralmente, o próprio organismo do pet consegue combater a doença e, em algumas semanas, o cãozinho estará saudável. Entretanto, em alguns casos, a doença pode agravar sérios problemas, especialmente em filhotes e cães idosos. 

Em situações mais graves, inicia-se a terapia de suporte. Esse procedimento nada mais é do que uma forma de o peludo se manter forte e combater o vírus. Tais medidas consistem na administração de soro, hidratação intensa, suplementos alimentares, antibióticos, um espaço confortável e, claro, muito carinho. 

Prevenção e vacinação

Agora que você já sabe o que é coronavirose canina, é preciso saber como prevenir a doença. Como o contágio se dá pela ingestão do vírus, a prevenção consiste em  manter uma boa higiene.

Outro cuidado fundamental é evitar que seu mascote interaja com animais desconhecidos. Tais cuidados devem ser ainda maiores no caso de filhotes, cães idosos ou pets que apresentam doenças sistêmicas. 

Vale lembrar que as vacinas V8 e V10, presentes no calendário básico de vacinação dos cachorros, atuam contra a principal cepa de coronavirose canina. Assim, seguir o protocolo de imunização do seu filho de quatro patas à risca é essencial para mantê-lo seguro de diversas doenças. 

cachorro sério

Além disso, é importante oferecer uma ração de qualidade, exercícios diários e visitas regulares ao veterinário. Nas clínicas veterinárias da Petz você encontra uma equipe preparada que ficará feliz em ajudar seu amigo. Portanto, em caso de coronavirose canina, procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog