Conheça os tipos de Pinscher e as principais diferenças entre eles

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 23, 2021

Cachorros
Conheça os tipos de Pinscher e as principais diferenças entre eles
Tempo de leitura: 4 minutos

Os Pinschers são conhecidos por possuírem um comportamento bastante enérgico e serem cachorros de porte pequeno. No entanto, poucos sabem que essa raça de cãozinho pode apresentar algumas variações. Será que você sabe quais são os tipos de Pinscher?

tipos de pinscher

Segundo a Federação Cinológica Internacional (FCI), existem seis tipos de Pinscher. Dentre eles, podemos citar: o Österreichischer Pinscher (Pincher austríaco), o Cão Fazendeiro da Dinamarca ou Suécia, o Affenpinscher, o Doberman, o Pinscher Alemão e o Pinscher Miniatura.

Quer saber quais os tipos de Pinscher mais comuns? Aprenda neste artigo que preparamos e entenda um pouco mais sobre o comportamento de cada variação, as origens das diferentes raças do cãozinho e algumas curiosidades.

Österreichischer Pinscher (Pincher austríaco)

Diversas variações de Pinscher se originam de países da Europa, como é o caso do Österreichischer. Com origem na Áustria, a raça começou a ser selecionada profissionalmente em 1921. Alguns profissionais acreditam que ela tenha alguma ligação com os Terriers.

Na aparência, essa raça se diferencia do Pinscher Miniatura, e seu tamanho médio é de 45 cm de altura. O peso do Österreichischer Pinscher pode variar de 10 a 20 kg. Além disso, possui pelagem dupla curta a média e pode ser encontrada nas cores caramelo, castanho-claro, avermelhado ou preto com manchas castanhas.

Esses Pinschers são conhecidos por agirem como cães de guarda, principalmente em fazendas, pois possuem certa agilidade e inteligência. Essa raça pode apresentar desconfiança na presença de estranhos, latir frequentemente e executar atividades com bastante energia

Cão Fazendeiro da Dinamarca e Suécia

Com origem na Escandinávia, mais precisamente nas regiões da Dinamarca e da Suécia, o Cão Fazendeiro é conhecido pela grande energia em campos e em situações de desastre em áreas específicas. A aparência dessa variação é bem próxima à do Jack Russell Terrier

Além de se comportarem como cães de guarda, esses cães são um tipo de Pinscher conhecido também por caçar ratos. Seu tamanho varia de 32 a 37 centímetros, com peso de 6 kg a 10 kg, e apresenta expectativa média de vida de 12 a 15 anos.

A pelagem do Cão Fazendeiro da Dinamarca e Suécia é branca e apresenta algumas manchas que podem se manifestar em diferentes combinações de cores, como branco e preto, branco e marrom, branco e marrom-claro ou branco e bronze. Apesar de muito conhecida, a raça só foi reconhecida oficialmente em 2011.

Affenpinscher

O Affenpinscher é de origem alemã e apresenta muitas diferenças em relação aos outros tipos de Pinscher devido à quantidade de pêlos que apresenta na face, além do focinho achatado. O cãozinho de pequeno tem, em média, 25 cm de altura, 4 kg e expectativa de vida de 15 anos.

Diferentemente dos outros tipos, a única cor da pelagem do Affenpinscher é preta. Esse Pinscher é conhecido por gostar de ficar no colo dos donos por horas e horas, sendo um tipo dócil e bastante companheiro. Essa categoria só foi reconhecida oficialmente pelo American Kennel Club em 1936.

Doberman

Você sabia que Doberman também é um dos tipos de Pinscher? Uma das raças mais populares no mundo canino, possui origem alemã e é conhecida por possuir sentidos de alerta aguçados. Normalmente escolhido como cão de guarda, o Doberman também é um cachorro de fácil apego, porém requer adestramento.

tipos de pinscher

A diferença do Doberman para os outros tipos é o tamanho. Considerados cães de médio porte, possuem uma média de altura de 72 cm. O peso do Doberman pode variar de 32 a 45 kg, o que faz com que seja um cão mais robusto.

Pinscher Alemão

O Pinscher Alemão surgiu na Alemanha, no século XIX, como o tipo clássico da raça. Com o tempo, porém, o Pinscher Miniatura se tornou o mais popular, inclusive no Brasil. 

Essa categoria pode apresentar tamanhos que variam entre 45 e 50 cm. Assim como o Pinscher Miniatura, o Pinscher Alemão apresenta a pelagem na cor preta, com a presença de algumas manchas na cor castanho.

Pinscher Miniatura

Dentre os tipos de Pinscher, o Pinscher Miniatura com certeza é o mais popular no Brasil. Esses cãezinhos são muito conhecidos pelo tamanho e seus latidos com tom de braveza. Assim como o Doberman, esse tipo de Pinscher possui grande capacidade de alerta pelos olhos.

Extremamente curiosos, esses cãezinhos também são brincalhões e adoram correr pela casa exibindo toda a energia que possuem. Além disso, são conhecidos também pela lealdade com os tutores, e claro, a fofura.

Como diz o próprio nome dessa categoria de Pinscher, eles são bem pequenos e possuem no máximo 30 cm de altura. O Pinscher Miniatura possui um peso médio que pode variar de 5 e 6 kg, e sua pelagem é de cor preta com manchas em castanho.

É importante lembrar que, como se tratam de cãezinhos extremamente enérgicos, praticar o adestramento desde filhotes desses tipos de Pinscher é uma tarefa que pode auxiliar tutores a melhorar o comportamento dos bichinhos e evitar comportamentos indesejados, como latidos excessivos.

tipos de pinscher
Agora que você já sabe diferenciar as categorias, a origem deles e as principais características que tornam os Pinschers únicos, que tal acompanhar os conteúdos exclusivos da Petz? Aproveite!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *