Coelhos

Coelho pode comer espinafre?

Publicado em 11 de abril de 2021

Tempo de leitura: 4min

Em geral, as hortaliças são consideradas alimentos muito saudáveis para seres humanos. Porém, nem tudo que é benéfico para nós é recomendado para outras espécies. Nesse sentido, você sabe se coelho pode comer espinafre? É isso que você descobre agora!

coelho sendo alimentado

Afinal, faz mal dar espinafre para coelho?

Na verdade, de acordo com Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz, coelho pode comer espinafre, pois o alimento é um dos vegetais nutritivos que podem ser oferecidos de duas a três vezes na semana. 

O espinafre é uma das folhas para coelho que contribui para a saúde e para uma alimentação mais variada, sendo que os cuidados com a quantidade e a melhor maneira de servir são fundamentais para garantir a segurança do alimento, evitando contaminações e outros problemas.

Também é importante ressaltar que as verduras para coelho não devem ser oferecidas isoladamente, como base da alimentação. “A ração específica para os animais é extremamente importante porque é balanceada de acordo com a necessidade da espécie”, diz a especialista. 

Além dela, o feno também deve estar disponível o tempo todo, uma vez que é fundamental para a digestão dos lagomorfos. Ele também é importante para o desgaste dos dentes. Sendo assim, caso tenha dúvidas sobre o que coelho pode comer, prefira os alimentos extrusados e feitos especificamente para os dentuços.

As principais vitaminas e minerais do espinafre

Carboidratos, proteínas e lipídios são fundamentais para a saúde interna dos coelhos. Mas, assim como acontece conosco, eles também precisam de uma série de micronutrientes, como vitaminas e minerais, dos quais depende o bom funcionamento de seu organismo. 

coelho branco

Quanto ao espinafre, ele é rico principalmente nas vitaminas A, K e do complexo B. No entanto, é importante ressalvar que, ao contrário do nosso, o organismo dos coelhos saudáveis é capaz de sintetizar as duas últimas substâncias no sistema gastrointestinal. 

Estas são expelidas e posteriormente reabsorvidas por meio da ingestão dos cecotrofos, espécie de bolo fecal fermentado e altamente nutritivo. Além de vitamina A, o espinafre também é rico em ferro, cálcio, fósforo e potássio. 

A respeito do aporte de nutrientes, contudo, vale destacar que as rações específicas para coelhos em geral são balanceadas levando em conta a dose diária recomendada para a espécie. Da mesma maneira que a deficiência, o excesso de vitaminas também é prejudicial ao organismo. 

Em caso de mudanças na aparência e no comportamento do seu amigo, não tente resolver o problema sozinho. Procure um veterinário com urgência. 

Cuidados ao servir vegetais e outros alimentos

O primeiro cuidado ao introduzir um novo vegetal na dieta do coelho é certificar-se de que se trata de um alimento permitido para a espécie. Além de espinafre, outras hortaliças recomendadas são agrião, rúcula, couve e acelga. Já alface e repolho devem ser evitados.

Mas mesmo em se tratando de alimentos para coelhos permitidos, Amanda recomenda que a introdução seja feita aos poucos, de maneira gradual, especialmente no caso de filhotes. “Temos que ter cuidado ao inserir qualquer alimento para não ocorrer diarreia”, alerta. 

espinafre

Feito isso, lembre-se que frutas, verduras e legumes devem ser oferecidos em bom estado de conservação e muito bem lavados, para evitar contaminações. Alimentos não consumidos em até duas horas devem ser removidos para que não oxidem e não atraiam insetos ao ambiente.

Gostou de saber se coelho pode comer espinafre? Confira aqui no blog da Petz outras matérias sobre o que coelho pode e não pode comer!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog