Coelhos

Coelho pode comer hortelã? Saiba mais sobre a dieta do seu pet!

Publicado em 14 de novembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Os coelhos são animais que consomem muitos tipos de folhas, sementes e legumes. Porém, como são bem sensíveis quando o assunto é sistema digestivo, é comum que os tutores tenham dúvida se o coelho pode comer hortelã.

Folhas de hortelã.

Se você tem um orelhudo como pet, é sempre bom se atentar aos alimentos que oferece. Hoje, vamos contar se a hortelã é permitida, quais são os benefícios dela, quais são as outras opções de alimento e como inseri-las na dieta do seu coelho. Confira a seguir!

Coelho pode comer hortelã?

Sim, seu coelho pode comer hortelã! Você pode oferecê-la em pequenas quantidades ou de acordo com a recomendação do médico veterinário. Por conta da sensibilidade intestinal dos bichinhos, a planta pode causar problemas gastrointestinais se passar da quantidade correta.

A planta como um todo pode ser oferecida (tanto a folha de hortelã quanto o caule). Além de ser muito saborosa para os orelhudos, ela traz benefícios para a saúde deles. Por ser rica em fibras e não ter muito açúcar nem muitas calorias, é uma ótima opção para complementar a dieta do seu coelho.

Mais que isso, ela é rica em proteínas, carboidratos, vitaminas (A, C e complexo B) e minerais (potássio, manganês, fósforo, cálcio, zinco, magnésio e ferro). Tudo isso pode contribuir para a nutrição do seu pet e auxiliar na digestão dele.

Cuidados para alimentar seu coelho

Apesar de saber que o coelho pode comer hortelã, sempre vale lembrar que ele é um bichinho sensível e, principalmente na alimentação, é preciso ter um cuidado a mais. Com a hortelã, não é diferente!

Apesar de trazer inúmeros benefícios, devemos tomar algumas precauções ao oferecer essa planta ao coelho:

  • escolha plantas frescas e limpas: tenha certeza de que a planta está em boas condições e higienize-a bem antes de oferecê-la ao seu coelho;
  • verifique o tipo de hortelã: alguns tipos de hortelã, como o poejo, por exemplo, são tóxicos para coelhos, então certifique-se de que é o tipo correto da planta;
  • não a ofereça para coelhos que estão amamentando: o leite da fêmea pode secar ao consumir a hortelã. Porém, caso os filhotes estejam no processo de desmame, essa planta pode ajudar a evitar a mastite;
  • introduza o alimento aos poucos: assim como qualquer introdução alimentar, é importante que a hortelã seja colocada na dieta gradualmente. Assim, você previne problemas intestinais no seu coelho.
  • retire os alimentos que não foram consumidos: não apenas a hortelã, mas qualquer comida de coelho que não tenha sido consumida deve ser retirada do comedouro do seu pet. Dessa forma, você previne que insetos apareçam e que seu coelho se alimente de comidas estragadas.
  • consulte um veterinário: caso queira complementar a dieta do seu pet, é sempre importante consultar um profissional antes de oferecer o novo alimento. Ele pode orientar a introdução alimentar e aconselhar sobre quantidades de acordo com as necessidades do seu bichinho.

Coelho com orelhas e focinho cinzas.

Outras opções de alimentos para oferecer ao seu coelho

Coelho pode comer hortelã e outros legumes, frutas e ervas são boas para complementar a dieta, desde que se ofereça na quantidade e na frequência correta. A seguir, veja o que coelho come!

  • Legumes: alguns legumes podem ser oferecidos diariamente, mas outros precisam de um cuidado maior. Eles contém bactérias fermentadoras que podem prejudicar o sistema digestivo do seu orelhudo. Então, eles precisam ser dados apenas esporadicamente, como agrados. São eles:
  1. consumo diário: alfafa, agrião, folhas de cenoura e rabanete, escarola e feno;
  2. consumo esporádico: aipo, berinjela, acelga, couve, espinafre, brócolis, pepino, cenoura, pimentão e repolho roxo.
  • Frutas: as frutas também devem ser oferecidas apenas como agrados. A alta concentração de açúcar presente nelas pode prejudicar a saúde do seu coelho, se forem fornecidas em excesso e com muita frequência. Então, siga sempre as recomendações do médico veterinário. As frutas permitidas são:
  • abacaxi;
  • cereja;
  • kiwi;
  • laranja;
  • mamão;
  • maçã;
  • melão (pode ser com casca);
  • melancia (pode ser com casca);
  • morango;
  • pêssego;
  • pera;
  • tangerina.
  • Ervas: além das frutas e legumes, algumas ervas são ótimas para complementar a dieta do seu coelho. Entre elas, estão: alecrim, coentro, endro, hortelã, manjericão, sálvia e tomilho.

O que não oferecer para seu coelho

Como já citamos, os coelhos são muito sensíveis, principalmente em relação ao sistema digestivo. Então, alguns alimentos não podem ser oferecidos, visto que esses animais não conseguem digeri-los e podem desenvolver problemas relacionados.

Entre os alimentos que não podem ser oferecidos, estão: feijão, milho, sementes, batatas e nozes. Então, sempre que for servir algum novo alimento para seu orelhudo, certifique-se de que ele faz parte da lista dos permitidos.

Esses foram alguns cuidados necessários ao oferecer hortelã e outros alimentos para seu coelho. Lembre-se de sempre monitorar seu pet para perceber alterações nos hábitos e identificar possíveis anormalidades.

Coelho filhote marrom na grama.

Agora que sabe que coelho pode comer hortelã, lembre-se de visitar regularmente um veterinário para tirar suas dúvidas e acompanhar a saúde do seu coelho. Continue acompanhando o blog da Petz para receber mais dicas sobre seu orelhudo e outros pets!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog