Coelhos

Será que coelho pode comer couve manteiga? Saiba mais sobre a dieta do pet!

Publicado em 12 de novembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Existem diversos tipos de couve no Brasil que se diferenciam por algumas características nas folhas. Por ser um alimento bastante comum na culinária, muitos tutores se perguntam se coelho pode comer couve-manteiga, já que esse tipo é o mais consumido.

A couve-manteiga é aquela que é geralmente cortada bem fininha para acompanhar a famosa feijoada. No entanto, muitas pessoas sabem de seus benefícios e a comem refogada, na omelete, com macarrão, como acompanhamento… São diversas receitas que agradam aos mais variados paladares. Hoje, vamos falar mais sobre a couve-manteiga, e você vai saber se pode oferecê-la ao seu coelho.

Saiba se coelhos podem comer couve-manteiga

Sim, o coelho pode comer couve-manteiga, mas alguns cuidados devem ser observados, como, por exemplo, o modo de preparo. Jamais dê a ele a couve que você faz em casa, refogada e cheia de temperos.

Coelho pode comer couve crua, mas ela deve ser muito bem higienizada. Além disso, a couve-manteiga pode ser oferecida aos coelhos de duas a três vezes por semana. Outra atenção que os tutores devem ter é retirar a couve que sobrou em, no máximo, duas horas após a finalização do consumo.

Isso evita que a couve-manteiga oxide na gaiola do coelho e atraia insetos. O ideal é intercalar a oferta da couve com outras hortaliças e verduras permitidas na alimentação do coelho.

coelho marrom

Benefícios da couve-manteiga

Sabendo que o coelho pode comer couve-manteiga, é válido saber que a hortaliça possui diversos benefícios tanto para os tutores quanto para os pets. No caso dos lagomorfos, porém, o principal benefício são as fibras que ajudam no trânsito intestinal.

A hortaliça também é rica em vitaminas A, C e K, além de possuir os minerais cálcio e ferro, indispensáveis para os humanos. No entanto, nunca devemos supor que os coelhos estão com falta de determinada vitamina.

O excesso também pode fazer mal à saúde dos pets. Desse modo, a pessoa mais indicada para avaliar os orelhudos é o médico-veterinário. Somente ele pode inserir um alimento em sua rotina pensando na complementação alimentar.

Como deve ser a alimentação do coelho?

Atualmente, existem diversos tipos de ração para os orelhudos. Coelho pode comer couve-manteiga e outros alimentos, mas a ração deve fazer parte da comida dos coelhos domésticos, pois tem todas as vitaminas e nutrientes que eles precisam. No entanto, o coelho também precisa de outros alimentos.

Um exemplo é o feno, que deve ser oferecido à vontade para o coelho, já que ajuda na digestão e no crescimento dos dentes. Alguns vegetais também devem ser inseridos na alimentação dos orelhudos. Contudo, ao oferecer novos alimentos para coelhos, fique sempre atento se o organismo deles aceita. Sempre busque ajuda de um médico-veterinário em caso de dúvidas sobre sua alimentação.

Assim como algumas verduras, frutas e legumes fazem bem aos coelhos, outras são proibidas na sua alimentação. O motivo é que alguns alimentos são tóxicos para eles ou acabam desregulando seu sistema digestório, que é bastante sensível. Veja a seguir quais alimentos o coelho pode comer além da couve-manteiga.

Qual é a melhor ração para os coelhos?

Uma boa ração para coelhos deve ser completa e balanceada. A extrusada é uma das melhores, pois cada grão possui um pouquinho de cada alimento que ele precisa. Além disso, o alimento precisa ser rico em fibras.

Muitas das rações também contêm feno, já que esse alimento deve ser oferecido à vontade para os coelhos. O feno é uma mistura de diversas plantas gramíneas que passaram pelo processo de desidratação, que é a retirada da água.

Desse modo, elas ficam com uma textura firme e ideal para ser oferecida à vontade para os orelhudos. Mesmo com o processo de desidratação, o feno não perde seus nutrientes e fica mais resistente e durável.

A alfafa também está liberada para os coelhos, no entanto, deve ser oferecida ocasionalmente, já que possui uma grande quantidade de cálcio que, em excesso, pode causar problemas renais.

coelho na grama

Alimentos permitidos para os coelhos

Veja agora alguns alimentos permitidos na rotina alimentar dos coelhos. Saiba também qual é a frequência ideal para que eles aproveitem de todos os benefícios da alimentação.

Verduras

Pode servir verdura para coelhos todos os dias, mas fique atento, pois nem todas são permitidas. A alface é um ótimo exemplo, pois causa diarreia neles. As verduras de folhas escuras são as mais seguras e indicadas:

  • acelga;
  • almeirão;
  • chicória;
  • couve;
  • escarola;
  • espinafre;
  • rúcula;
  • folhas de cenoura;
  • folhas de couve-flor;
  • folhas de rabanete;
  • folhas de brócolis;
  • talos da cenoura;
  • talos do rabanete.

Alguns legumes também são benéficos aos coelhos e podem ser oferecidos ocasionalmente. Além disso, é interessante intercalar o consumo:

  • cenoura;
  • beterraba;
  • pimentão;
  • abobrinha.

Frutas

Assim como os legumes, algumas frutas são liberadas ocasionalmente, já que possuem açúcar e podem causar obesidade. Portanto, ofereça-as, no máximo, duas vezes na semana.

  • maçã;
  • melão;
  • morango;
  • manga;
  • melancia;
  • mamão;
  • pêssego.

Couve com as folhas molhadas.

Atenção! As verduras e os legumes devem ser muito bem higienizados e oferecidos crus. As frutas devem ser muito bem lavadas e servidas sem sementes e caroços. Dê preferência a alimentos orgânicos, pois eles asseguram a qualidade, livre de agrotóxicos.

Gostou de saber que coelho pode comer couve-manteiga? Então, acompanhe as publicações do blog da Petz para conferir mais conteúdos como este e fique por dentro das principais informações sobre a dieta dos orelhudos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog