Curiosidades

Quando o sapo canta, é porque tem frio? Entenda o som desse bichinho!

Publicado em 30 de junho de 2022

Tempo de leitura: 4min

Você já deve ter ouvido dizer por aí, que os sapos “cantam”, certo? Então, você vai descobrir o motivo deles produzirem essa sinfonia. Desde já, é importante ressaltar que essa é uma característica biológica marcante entre eles. Continue lendo para entender o que significa quando o sapo canta.

sapo olhando para o além.

Cada animal tem uma forma única de atrair a fêmea, destacar-se dos demais concorrentes e marcar território na natureza. Com os sapos, não é muito diferente. O termo “quando o sapo canta” nada mais é que o barulho típico da espécie, mais conhecido como coaxar. Descubra mais a seguir!

Afinal, por que o sapo coaxa?

Cada espécie tem uma vocalização típica pela qual pode ser identificada. Apesar dessa observação, um dos principais objetivos do canto do sapo (também conhecido por coaxo) serve para atrair uma parceira para o acasalamento. Um ponto importante a ser destacado é que somente os machos podem vocalizar — as fêmeas não exalam sons, são consideradas mudas!

Os anfíbios são considerados animais de sangue frio, ou seja, a temperatura corporal deles depende do ambiente em que estão habitados. Esse fator contribui para eles cantarem, geralmente, após o pôr do sol, quando a temperatura está mais fraca, e a umidade sobe.

Depois que o sapo solta a voz para namorar, nem sempre surge uma fêmea pronta e atraída por ele. Afinal, há outros sapos cantando por perto e gerando uma disputa vocal.

O coaxar é uma disputa pela fêmea para o acasalamento e não exige tanta energia quanto um duelo físico. Um animal menos capacitado pode, simplesmente, desistir e buscar outro abrigo (ou fêmea). Quando a fêmea escuta o coaxar, escolhe o macho que produz o som mais intensamente ou aquele mais insistente.

Depois, ela se aproxima do macho, que a abraça forte. Após o abraço nupcial, a fêmea sai saltitante até encontrar o lugar mais adequado para pôr os ovos. Em seguida, o macho vai atrás e lança os espermatozoides, fecundando os ovos para originar os girinos.

Se a fêmea for pega pelo macho fora do local de desova, ele não perde a oportunidade de abraçá-la, sem soltar até ela estar pronta para botar ovos, o que pode levar mais de duas semanas. 

É importante lembrar que cada espécie tem um determinado período para procriação. A maioria se reproduz na primavera e no verão, outras no outono e no inverno, e algumas durante o ano todo.

dois sapos juntos na água.

Outros tipos de coaxar

Outros tipos de canto acontecem quando os sapos coaxam durante o dia, em um refúgio longe da reprodução, cuja finalidade permanece inexplicada pela ciência. Sons dolorosos também são produzidos quando os predadores os capturam. 

Algumas espécies de sapos têm um chamado tão alto que podem até machucar os ouvidos se alguém se aproximar demais. Por outro lado, algumas espécies cantam tão baixo que só podem ser ouvidas a uma distância de um ou dois metros.

Lembra o que dissemos lá em cima sobre a marcação de território? Pois é, muitas vezes, ela se faz presente entre outros sapos. É como se houvesse uma espécie de competição de sapo que canta por uma fêmea, mas por um local.

Isso se torna tão grande em algumas espécies que os machos defendem vigorosamente o território circundante em um raio de um ou dois metros. Se outro macho invadir o espaço e começar a vocalizar, o dono fará um coaxar de advertência. Se o invasor persistir, uma batalha territorial pode ocorrer.

Curiosidade sobre o coaxar do sapo

A quantidade de tempo que um sapo canta depende do estado nutricional, pois essa atividade faz com que ele gaste mais energia. Se o macho estiver bem alimentado, pode passar muitas noites coaxando durante a temporada.

Como o sapo consegue coaxar?

Agora que você já entendeu a explicação por trás da famosa cantiga sobre o sapo-cururu cantando, deve estar se perguntando como um animal tão pequeno consegue coaxar tão alto, não é mesmo? Temos a resposta.

Na maioria dos sapos, o mecanismo vocal básico é um sistema relativamente simples. O ar é expelido dos pulmões por contrações musculares na área do tronco e entra na boca pela laringe. A produção de som envolve três unidades funcionais principais:

  • músculos do tronco, que alimentam o sistema;
  • dispositivo laríngeo produtor de som;
  • boca e sacos vocais, que transmitem o som.

sapo olhando diretamente para a câmera.

Quer saber mais sobre a classe dos anfíbios? Acompanhe nossos artigos no blog da Petz e descubra muito mais curiosidades. Temos uma série de conteúdos para você aproveitar todas as informações que quiser!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog