Curiosidades

Conheça as raças de gatos extintas e as que podem ser

Publicado em 18 de março de 2022

Tempo de leitura: 5min

Amantes de felinos por todo o Brasil adoram ir atrás de diversas curiosidades sobre eles. Se você é uma dessas pessoas e deseja conhecer as raças de gatos extintas, está no lugar certo. De fato, essa é uma espécie de animal que é querida no mundo todo. Inclusive, muitos se assemelham a algumas raças de cães. 

gato mesclado em cima de uma pedra.

Presente no topo da cadeia alimentar, os felinos são ótimos caçadores. Entre as principais presas estão os peixes, as aves e os pequenos roedores. Porém, isso acaba não salvando algumas espécimes do declínio. É o caso da lista que preparamos para você. Confira abaixo as raças de gatos extintas.

Conheça 3 raças de gatos extintos

Conhecer as raças de animais extintos é sempre muito interessante. Essa lista que trouxemos para você não deixa a desejar. Afinal, estamos falando de gatos, espécie que por si só já é muito singular e desperta uma curiosidade imensa em qualquer amante de pet. Então, vamos a elas:

1. Gato pelado mexicano

O gato pelado mexicano, ou gato azteca, foi uma raça com uma história muito curiosa. Foi datado pela primeira vez em 1902, por E. J. Shinnick., dono dos primeiros exemplares, tendo sido batizado com esse nome por não possuir pelos. 

Pouco tempo depois, por volta de 1937, já não havia mais registros deles ou de outros exemplares, sendo, então, declarada uma das raças de gatos extintas. Apesar de ter sido popular na época, alguns analistas indicam que os bichanos tinham, sim, pelos, e que faziam parte de uma outra raça.

2. Oregon Rex

Essa raça de gato foi resultado de uma mutação genética. Isto é, o felino de pelos encaracolados surgiu em uma ninhada espontaneamente, tendo sido rapidamente documentado por colecionadores. Porém, como só havia um exemplar conhecido, o cruzamento teve que ser feito com um primo, o Cornish Rex. 

Assim, a raça não conseguiu sobreviver por muito tempo. Acredita-se que ela tenha desaparecido completamente em 1972. O Oregon Rex acabou fazendo parte da lista de gatos extintos. 

3. Sumxu

O Sumxu também era conhecido como “gato de orelha caída”, justamente pela referência das orelhas penduradas como a maioria dos cães. A aparência dele é descrita como muito bonita, cinzenta e de pelos bem longos. Infelizmente, muitos relatos se contradizem, o que faz com que muitos questionem, inclusive, se o espécime realmente existiu.

O último relato de um gato com orelhas penduradas como o Sumxu foi na China, em 1938. Alguns acreditam que o surgimento da raça foi devido a uma mutação semelhante à que aconteceu com o Fold escocês. 

4 raças de gatos que possivelmente serão extintas

Infelizmente, hoje em dia, há algumas raças de gatos em extinção. Os selvagens, principalmente, estão em processo de declínio, seja por meio da caça pela obtenção dos pelos, seja por competição com outras espécies. 

Ao entrarem para a lista de raças de gatos extintas, esses felinos farão parte da história como os únicos a serem extintos após o período pré-histórico. Apesar de a maioria já viver em cativeiro, muitos especialistas acreditam que é apenas uma questão de tempo para a extinção. 

gato branco com partes alaranjadas no jardim.

1.Lince-ibérico

O Lince-ibérico é um gato selvagem muito raro. De fato, ele já está em risco de extinção, apesar de ser um excelente caçador. Esse felino possui as mesmas características de um Lince comum, com a diferença de ter uma cor amarelada. 

O macho é maior que a fêmea, podendo chegar a 27 quilos. Ele possui patas longas, orelhas pontudas e peludas, além de um tipo de barba proeminente. Em cativeiro, consegue chegar no tempo médio de vida, que é cerca de 13 anos de idade. 

2. Jaguarundi

O Jaguarundi, também conhecido como gato-preto ou gato-mourisco, é um mamífero carnívoro e pode ser encontrado no Brasil. Esguio, de pelos curtos, ele tem duas vezes o tamanho de um felino doméstico.

Vivendo cerca de 15 anos em cativeiro, essa espécie está na lista da UICN, a União Internacional para a Conservação da Natureza, como “pouco preocupante”. Porém, a população de Jaguarundi está em declínio em muitas áreas devido à perda e fragmentação do habitat.

3. Gato-pescador

Outro que pode estar na lista de raças de gatos extintos em pouco tempo é o gato-pescador. Esse felino é um exímio nadador, pois se alimenta principalmente de peixes, por isso o nome. É justamente essa a razão da redução, já que a pesca ilegal vem destruindo o habitat do animal. 

Apesar de estar separado em diversas áreas de cativeiro pelo sudeste da Ásia, a população vem decaindo. Não há mais registros da raça no Paquistão e na Índia. Em Laos e no Camboja, quase não há aparições, levando os especialistas a  colocá-la na lista vermelha da UICN. A extinção do gato-pescador é estimada em um período de 20 anos.

4. Gato-do-deserto

O gato-do-deserto é um felino muito exótico e conhecido por ser relativamente fofo. Com pelagem estufada e pequena, chega a pesar, no máximo, três quilos e meio. Ele vive em áreas arenosas, principalmente no Oriente Médio. 

Categorizado na UICN como quase extinto, sua caça está proibida em vários países, como Israel, Argélia, Paquistão e Tunísia. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos havia apenas 26 gatos-do-deserto em cativeiro.

As preocupações com a extinção de espécies

É fato que espécies são descobertas todos os dias, porém, outras deixam de existir quase que na mesma proporção. A caça e a pesca ilegais desenfreadas causam inúmeros prejuízos à fauna e à flora no mundo todo. Esteja atento a isso e denuncie ao menor sinal de crime! 

rosto do gato saindo pela ponta da coberta no sofá.

Após esta lista de raças de gatos extintas, você sabe mais um pouco sobre o estado de conservação e a situação desses animais. No site da Petz estão disponíveis diversas outras curiosidades relacionadas aos bichanos. Não deixe de conferir. 

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog