Bem-Estar

Conheça os benefícios da escada para cachorro

Publicado em 18 de maio de 2022

Tempo de leitura: 6min

Já reparou como, às vezes, é muito difícil para o cachorro subir no sofá, na cama ou em algum outro móvel? O esforço realizado por ele pode gerar lesões ou até doenças ortopédicas. Para evitar problemas como esses, a escada para cachorro pode ser uma ótima saída.

Cachorro com pelos branco e preto descendo a escada nos últimos degraus.

Por isso, decidimos ajudar os tutores a descobrir as inúmeras vantagens da escada para cachorro. Neste artigo, você saberá como e quando introduzi-la ao dia a dia do animal e qual é o tipo ideal de escada para o seu cãozinho. Vamos lá?

Quais são as raças mais afetadas por doenças ortopédicas?

Para os tutores de cachorrinhos de pequeno porte, nossa dica é redobrar os cuidados com a locomoção dos pets em casa. Estudos indicam que as raças pequenas, como Basset Hound, Welsh Corgi e Dachshund, são as mais atingidas por problemas nas articulações.

Além disso, a luxação na patela é outra condição que pode ser congênita ou decorrente de acidente. Nesses casos, raças como Shih-tzu, Spitz Alemão, Poodle e Yorkshire são as mais afetadas, e o cuidado com o esforço excessivo deve ser observado. É aí que entram as vantagens da escada para cachorros pequenos.

Quanto mais fácil for o acesso dos pets às camas, aos sofás e a outros locais, mais seguro é para eles. Se você tem essa preocupação e não quer nenhum acidente, uma escada para cachorro subir nos móveis é um bom investimento.

Qual é a importância da escada para a saúde do cão?

As articulações mais comprometidas nos cães que dão saltos diários são as da coluna, do joelho, do cotovelo, do ombro e da coxa. Em casos mais graves, tutores de cachorros menores precisam lidar com o tratamento de doenças como artrite, artrose, luxações e ruptura de ligamentos.

Tudo isso pode ser evitado com a aquisição da escada para cachorro. Esse equipamento é posicionado próximo aos móveis que o pet mais gosta de ficar e elimina a necessidade do animal ir além do que o corpo consegue.  

Esse acesso facilitado é vantajoso tanto para cães idosos e animais obesos quanto para filhotes e pets com dificuldade de locomoção. Todo cuidado é pouco em qualquer uma dessas condições. Então, conheça os modelos disponíveis no mercado a seguir!

Quando introduzir a escada para cachorros?

Como todo pet, o cachorro precisa se adaptar a essa novidade em casa. Embora a escada seja uma boa aliada no cotidiano, o cãozinho deve descobrir isso aos poucos. 

Não estranhe se ele insistir em subir nos móveis por conta própria, já que o instinto falará mais alto. Por isso, é importante fazer simulações diárias e repetitivas para ele entender como a escada para o cachorro subir na cama ou no sofá funciona.

A aceitação da escada para cachorro pode ser mais fácil enquanto ele ainda é filhote. A curiosidade e a sagacidade próprias dos pequenos ajudam bastante a superar desafios. Porém, nada impede que os mais velhos aprendam a usar esse equipamento! 

Como fazer cachorro subir escada?

Quanto mais jovem o cão for, mais fácil será para ele se adaptar a usar a escada para ter acesso aos móveis. No entanto, existem estratégias que podem auxiliar nesse processo.

Estamos falando da associação positiva, muito utilizada pelos adestradores. Experimente colocar os petiscos que o seu pet mais gosta para incentivá-lo a usar o objeto. Você vai ver que o cachorro sobe escada com mais facilidade para buscar a recompensa.

Contudo, a estratégia só surtirá efeito se esse movimento for feito repetido várias vezes, até o animal deixar de estranhar a presença da escada e passar a utilizá-la normalmente.

dois cachorros descendo a escada de madeira da casa.

Opções de escadas para cachorro

O mercado oferece diversos tipos de escadas que auxiliam os pets a subirem em lugares mais altos em casa sem se machucar. Por isso, você deve estar se perguntando: qual é a melhor opção para o cachorro?

A resposta para essa pergunta vai depender do perfil, do tamanho e das necessidades do seu amigo de quatro patas, sem falar no espaço disponível na sua casa, já que o objeto vai ocupar um lugar considerável. Confira alguns tipos de escadas e escolha o ideal para sua realidade e a do seu pet abaixo.

Escada dobrável

A escada dobrável para cachorro é dois em um: escada e rampa. Ela é fácil de manusear, feita para cães de até 15 kg. Além disso, facilita a locomoção de pets idosos e obesos.

Escada com espuma

Esta opção serve para quem não tem ferramentas em casa. Isso porque ela é feita à base de espuma. É estável, segura e voltada para cães de todos os portes e idades, suportando até 20 kg.

Escada em MDF

O grande diferencial da escada em MDF para cachorro é o design moderno, deixando a casa mais estilosa. Ela é fácil de montar e não precisa de pregos, parafusos ou cola. 

Essa pode ser a melhor opção de escada para cachorro grande por suportar até 80 kg. Algumas são feitas com materiais ecologicamente corretos, o que te dá a alternativa de adquirir um produto e ainda cuidar do meio ambiente.

Escada de madeira

Já os modelos de madeira são mais resistentes e duráveis. Alguns tutores preferem comprar ou fazer os itens de acordo com a decoração da casa, algo que torna a escada praticamente parte da decoração.

É possível encontrar opções que vêm com aberturas na base, como uma toca. Assim que o pet se acostumar à escada, pode ter certeza que ela poderá ser refúgio para cochilos durante a tarde!

Rampa para cachorro

Outra opção para quem quer saber como fazer escada para cachorro é trocar os degraus pela rampa. Os materiais devem ser antiderrapantes, em que o animal pise para evitar quedas, muito eficientes para ajudar o pet a chegar aos móveis.

A rampa tende a ser mais intuitiva. Contudo, ainda é necessário fazer demonstrações com reforço positivo para o pet não se atrapalhar.

Viu como existem diversos tipos que podem facilmente se adaptar à realidade da sua casa e do seu cachorro? Não será por falta de informações que ele ficará sem esse apoio para ocupar o sofá ou a cama!

cachorro filhote parado na base da escada de madeira.

Esperamos que tenha compreendido a importância e os benefícios da escada para cachorro e adquira o melhor tipo para o pet o quanto antes! Esse e outros objetos construídos para facilitar ainda mais a vida do bichinho podem ser encontrados na loja da Petz mais próxima. Aguardamos você!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog