Minha calopsita fugiu! 5 dicas para recuperar a ave

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 14, 2020

Aves
Minha calopsita fugiu! 5 dicas para recuperar a ave
Tempo de leitura: 4 minutos

As calopsitas são conhecidas por serem muito dóceis e companheiras. No entanto, em situações inoportunas, elas podem acabar fugindo, o que causa enorme tristeza em seus tutores. Mas, e agora se minha calopsita sumiu?

calopsita com asas abertas para voar

Na hora do desespero, parte das pessoas fica sem saber o que fazer para recuperar a ave perdida. Para quem está nessa situação de “minha calopsita fugiu”, não se desespere! Mantenha a calma, respire fundo e siga as nossas dicas de como recuperar a sua querida amiga.

Imprima cartazes para notificar a vizinhança

O famoso método de espalhar cartazes é um dos mais eficazes para notificar a vizinhança de que a calopsita fugiu. Não perca tempo e procure fazer o seu logo após o sumiço da penuda. Uma vez que estiver pronto, ele poderá ser colado em postes, distribuído de porta em porta e/ou nos comércios locais.

Na hora de fazer o cartaz avisando “minha calopsita fugiu”, não se esqueça de colocar as características da sua calopsita, data em que ela foi perdida, seu nome e telefone para contato. O ideal é que o cartaz tenha uma foto da ave perdida, facilitando o reconhecimento. 

Elementos que apelam para a sensibilidade do interlocutor são sempre um motivo a mais para que pessoas queiram devolver a calopsita. Se você tem uma criança em casa que está muito triste com o desaparecimento da companheira, destaque essa informação. Mas sem mentiras! Lembre-se de que o cartaz vai circular na vizinhança. 

Quanto à área de cobertura dos cartazes, tenha em mente que em geral as calopsitas domesticadas não conseguem ir muito longe. Portanto, foque na sua rua e no seu bairro.

Ofereça uma recompensa

A dica é polêmica. Afinal, esperamos que as pessoas façam a coisa certa mesmo sem esse tipo de estímulo. E, de fato, na maior parte das vezes, quem encontra um animal perdido tenta devolvê-lo sem pedir nada em troca.

calopsita no meio dos galhos

Mesmo assim, oferecer uma recompensa pode fazer a diferença na hora de decidir se fica com a calopsita ou a devolve para seu tutor. Vale destacar que, por segurança, o valor da recompensa nunca deve ficar explícito no cartaz.

Converse com os comerciantes de seu bairro

Muita gente se pergunta como pegar calopsita que fugiu, e deixar cartazes nos pequenos comércios do seu bairro é muito importante. Mas, se possível, procure conversar pessoalmente com as pessoas que trabalham lá sobre a sua situação. 

Por se tratarem de locais com grande circulação de pessoas da vizinhança, algum cliente pode comentar sobre ter encontrado uma ave perdida. Se isso acontecer e se as pessoas estiverem informadas, elas poderão fazer a ponte e entrar em contato com você. 

Dê atenção especial aos pet shops do bairro e aos veterinários

Padaria, açougue, mercadinho, quitanda, papelaria, loja de roupa… Se a calopsita fugiu, o que fazer e onde procurar primeiro? Tente conversar com as pessoas de todos os tipos de comércio, mas seja especialmente enfático ao divulgar o desaparecimento para os pet shops e veterinários da vizinhança. 

Muitas pessoas se questionam: “se a calopsita fugiu, como atrair?”. Ao achar uma calopsita, muita gente pensará em adquirir alimento e o básico para ela. E qual é o melhor lugar para fazer isso se não em um pet shop? 

Ainda mais quando a pessoa não tem experiência com calopsitas, é provável que ela peça dicas para os comerciantes e, de quebra, diga a situação em que o pet foi parar em suas mãos. 

Se por acaso a calopsita tiver se machucado durante a fuga, quem a encontrou também poderá levá-la ao veterinário. Por isso, procure conversar também com esses profissionais.

Use as redes sociais de forma inteligente

Em geral, as calopsitas não voam para muito longe quando fogem. Sendo assim, de nada adianta notificar todos os seus milhares de amigos sobre o sumiço dela. Ao invés disso, o ideal de como capturar calopsita que fugiu é comunicar pessoas que realmente tenham chances de encontrá-la.

Ou seja: aqueles que moram na sua rua, nas ruas vizinhas e no seu bairro como um todo. Embora não seja regra, alguns bairros mantêm perfis nas redes sociais para a divulgação de serviços e de informações úteis. 

calopsita voando na casa

Se esse for o caso do seu bairro, envie uma mensagem para a equipe, explique a situação, diga “minha calopsita fugiu” e peça para que divulguem seu cartaz. Ah! E para não acontecer de sua calopsita fugir de novo, mantenha o corte das asas adequado e procure deixá-la solta apenas em ambientes seguros. 

A ameaça de predadores é um dos principais gatilhos para a fuga desses pets. Qualquer dúvida, procure a Petz mais perto de você.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *