Dicas

Conheça os 5 principais tipos de inseticidas

Publicado em 02 de janeiro de 2021

Tempo de leitura: 4min

As pragas são um verdadeiro pesadelo para os jardineiros de plantão. Assim, se você gosta de criar plantas em seu lar, precisa conhecer os principais tipos de inseticidas

horta caseira

Esses produtos ajudam a eliminar as pragas de forma eficaz e segura, sem trazer prejuízos para você ou para sua verdinha. Está precisando de uma forcinha para se livrar dos visitantes indesejados? Continue lendo. Separamos um guia com os cinco principais tipos de inseticida! 

Como os inseticidas funcionam? 

Para escolher os melhores inseticidas é importante conhecer o funcionamento dos diferentes produtos. Isso porque todo inseticida possui uma substância base, conhecida como ingrediente ativo. 

Esse é um dos principais fatores para classificar cada um dos tipos de inseticidas. A forma como a substância age no organismo da praga também é importante. Alguns produtos atacam os músculos, outros a respiração, e há ainda aqueles que afetam o sistema nervoso. 

Assim, dependendo do tipo de invasor que você possui no seu jardim, é recomendado buscar um inseticida específico. Continue lendo para aprender sobre cada um deles! 

Tipos de inseticida

1. Piretroides

Os tipos de inseticidas piretroides são produzidos a partir da piretrina. Essa é uma substância natural, encontrada em diferentes flores, como o crisântemo. É considerado um produto muito eficiente. Por isso, uma aplicação pequena já é o suficiente para se livrar das pragas. 

Graças à sua versatilidade e segurança, o piretroide é um inseticida natural para plantas muito utilizado em jardins e pequenas hortas. Geralmente, podemos encontrar o produto com o nome de Deltametrina. 

É eficaz contra pulgões, lagartas, cochonilhas, moscas brancas e formigas. De acordo com estudos, os piretroides possuem uma toxicidade muito baixa para os mamíferos, sendo extremamente seguros para utilização doméstica. 

Entretanto, os tutores de bichanos devem ficar atentos! O princípio ativo dos piretroides pode comprometer os rins dos felinos, levando à intoxicação. Os cachorros, entretanto, estão livres do perigo! 

2. Organofosforados

Os organofosforados estão entre os tipos de inseticidas agrícolas mais utilizados. Sua produção tem como base o ácido fosfórico e diferentes substâncias da mesma natureza. 

É considerado um produto mais potente e, por isso, é indicado para pragas maiores. Então, se você procura um inseticida para moscas, lagartas, formigas e outros insetos, essa pode ser uma boa opção. Afinal, pesquisas indicam que os organofosforados possuem baixa toxicidade para os humanos. 

Entretanto, caso haja contato prolongado, pode ocorrer sintomas como dores de cabeça e náuseas. Assim, é preferível manter os pets longe na hora de aplicar o inseticida em seu jardim. Em lojas especializadas, podemos encontrar diversos produtos que possuem organofosforados como base. Um dos mais comuns é o Diclorvós. 

rega de planta

3. Glifosato

O glifosato também está entre os tipos de inseticida mais utilizados em todo o mundo. Ele é desenvolvido em laboratório e tem como seu princípio ativo uma substância química poderosa e eficaz. 

Historicamente, o glifosato sempre foi considerado um produto seguro e sem grandes efeitos secundários. Porém, esse é um tópico polêmico, já que algumas organizações afirmam que o glifosato pode ter consequências negativas para o organismo. 

É muito eficiente contra os diversos tipos de praga, como lagartas ou pulgões. Para os jardineiros de plantão, é possível encontrar glifosato para se utilizar em jardins e pequenas hortas. 

4. Óleo de neem 

Para quem busca inseticida natural, o óleo de neem é uma das melhores opções! Também conhecido como óleo de nim, esse produto é facilmente encontrado em lojas especializadas, como a Petz. 

O óleo é originário de uma árvore indiana e possui diversas propriedades medicinais, comprovadas e utilizadas há anos. Para o combate a pragas, o óleo necessita ser diluído e aplicado nas folhas e galhos. É eficaz no combate de diversas espécies de invasores, como insetos, pulgões e cochonilhas. 

5. Fumo

O fumo também é um dos mais conhecidos tipos de inseticida naturais! Cientistas explicam que as propriedades do tabaco são eficientes para combater diversos tipos de pragas. 

Para isso, o fumo deve ser diluído e preparado seguindo orientações específicas para não prejudicar as plantas. Na Petz, você encontra inseticidas de fumo já elaborados de forma segura, que irão deixar seu jardim seguro contra formigas, lagartas, pulgões, cochonilhas e outros invasores! 

itens para plantar

Quando conhecemos os principais tipos de inseticida, podemos cuidar de nosso jardim com mais segurança! E, para outros conteúdos que auxiliam no plantio, não deixe de conferir o blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog