Aves

Calopsita no “cio”: quando a fêmea está pronta para acasalar?

Publicado em 24 de agosto de 2020

Tempo de leitura: 4min

Alguns termos muito conhecidos quando falamos de animais são corretos para algumas espécies, mas equivocados para outras. Por exemplo, para designar o momento em que a calopsita está apta à reprodução, é comum falar em calopsita no cio

calopsita macho e fêmea

Mas saiba que o termo não é adequado para as aves, que podem se reproduzir o ano todo, durante todo o período reprodutivo. Continue lendo para saber mais sobre “calopsita no cio”.

Qual é o período de reprodução da calopsita?

Em geral, calopsitas fêmeas atingem a maturidade sexual por volta dos 12 meses. No entanto, especialistas recomendam que reproduções ocorram somente a partir dos 18 meses. 

Antes disso, são maiores as chances de a calopsita ter problemas ao botar os ovos. Em alguns casos, ele pode acabar ficando preso na cloaca, condição que causa muita dor. Por isso, se quiser colocar sua amiga para cruzar, é melhor aguardar mais um pouquinho. 

Uma vez que tenha atingido a maturidade sexual, a calopsita pode se reproduzir durante o ano todo, em qualquer época. Na natureza, o mais comum é que as reproduções ocorram na primavera e no verão, quando, graças às chuvas, é mais fácil encontrar alimento para os filhotes e material para a construção do ninho. 

Como saber se a calopsita está pronta para acasalar?

Um dos motivos pelo qual é recomendado adquirir calopsitas jovens é justamente para se familiarizar com o pet antes que este atinja a maturidade sexual. Uma vez adultos, tanto os pássaros machos, quanto as fêmeas, tendem a se tornar mais ariscos. Isso pode dificultar a criação de vínculo com o tutor e o adestramento. 

Por outro lado, é a partir dessa fase que as calopsitas desenvolvem mais a vocalização. Resumindo: se a amiga já completou 12 meses, está mais arisca e anda cantando mais que de costume é porque já deve estar em período reprodutivo, e esse comportamento parece de calopsita fêmea no cio

Lembrando que, como dissemos antes, é melhor esperar até depois dos 18 meses para estimular a reprodução. Assim, a calopsita não se machuca e nem tem interferência no desenvolvimento.

calopsita observando

Como é o ritual de acasalamento das calopsitas fêmeas?

Quando alguém fala em calopsita no cio, geralmente está se referindo ao ritual de acasalamento da espécie. Isso porque, antes que ocorra o acasalamento e a fecundação, as aves apresentam um comportamento de calopsita no cio específico a fim de atrair o parceiro.

No caso dos machos, o ritual de acasalamento costuma ser muito bem marcado: eles cantam mais, ficam saltitantes, erguem as asas e ficam batendo com o bico na gaiola ou em outros objetos. Isso mesmo quando não há nenhuma fêmea por perto! Por isso, é comum confundir tal comportamento como o de calopsita macho no cio

Já nas fêmeas, o ritual é um pouquinho mais discreto e costuma estar mais ligado à presença de um macho no ambiente. Em geral, quando querem atrair um parceiro, as fêmeas erguem a cauda e começam a piar baixinho, o que, para os mais leigos, dá a entender que calopsita entra no cio

Seja como for, um dos maiores estopins para o início do acasalamento é a presença de um ninho na gaiola. Portanto, se não quiser que o casal de calopsitas se reproduza, não coloque a estrutura no mesmo espaço com eles. Em alguns casos, porém, esses pássaros podem cruzar, e a fêmea pode botar ovos mesmo sem o ninho. 

Um casal de calopsitas em idade reprodutiva sempre acasala?

Especialmente para leigos, é muito difícil aprender como saber se a calopsita está no cio ou identificar o sexo da calopsita antes dela atingir a maturidade sexual. Por isso mesmo, é muito comum que tutores adquiram um “casal” e fiquem na expectativa de um acasalamento que nunca acontece. Após uma consulta com um veterinário, o tutor descobre ter em casa dois machos ou duas fêmeas.

O que muitos não sabem é que mesmo um macho e uma fêmea podem não querer se acasalar. As calopsitas também são seletivas na escolha de parceiros, mesmo quando tem poucas opções. Nesses casos, não há muito o que fazer para estimular o acasalamento. 

calopsita e macho se acariciando

Agora que sabe que, na verdade, a “calopsita no cio” pode se reproduzir o ano todo, confira o blog da Petz para outros conteúdos sobre curiosidades e bem-estar animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog