Curiosidades

Conheça algumas curiosidades do peixe-palhaço

Publicado em 19 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 5min

O peixe-palhaço é um peixe fofinho e que ficou famoso por causa da animação “Procurando Nemo”. Se você se apaixonou pelo personagem, vai amar ainda mais o peixinho lendo este artigo sobre as curiosidades do peixe-palhaço. Confira!

Peixe palhaço.

O filme retrata bem a vida do peixe-palhaço no que diz respeito à relação entre ele e as anêmonas. O pai do Nemo o ensina de diversas formas como elas protegem e ajudam na sobrevivência deles.

Relação simbiótica

As anêmonas e o peixe-palhaço vivem em uma relação de simbiose. A simbiose, na biologia, é definida como uma associação entre indivíduos de diferentes espécies, podendo haver benefício entre eles ou não.

Ainda no caso do nosso peixinho, ele recebe proteção das anêmonas, e sua reprodução está intimamente ligada a isso. Já a anêmona recebe alimento do peixe. Classificando melhor esse tipo de simbiose, esses seres vivos vivem uma relação de protocooperação, onde há benefício para ambos, e uma espécie não sobreviveria na natureza sem a outra.

Peixe-palhaço e anêmona também têm uma relação exclusiva: o veneno que está presente em células dos tentáculos da anêmona não afeta o peixinho, graças a um muco protetor que ele produz e está espalhado por todo seu corpo.

Curiosidades do peixe-palhaço

As curiosidades do peixe-palhaço são realmente extraordinárias. O peixinho tem personalidade e características exclusivas, o que acaba distinguindo-o de outras espécies de peixes marinhos. Vamos conhecê-las?

Reprodução do peixe-palhaço

Essa é uma das curiosidades dos peixes-palhaços que merece o primeiro lugar! É espantoso o que ocorre na espécie. Eles são monogâmicos, ou seja, vivem com somente um parceiro durante sua vida. São ovíparos, isto é, realizam a postura de ovos.

Após o macho conquistar a fêmea, esta deposita os ovos bem pertinho da anêmona, e o macho os fecunda. Depois disso, a fêmea abandona os bebês, que serão cuidados exclusivamente pelo papai, que desempenha essa tarefa muito bem. Eles nascem após uma semana.

No entanto, o que é realmente quase que exclusivo desses peixes é que todos nascem machos! Mas calma, aí vai mais uma curiosidade: conforme a necessidade do cardume, os machos transformam-se em fêmeas, o que é incomum nos peixes e se chama protandria.

Peixe palhaço.

Hierarquia do peixe-palhaço

A hierarquia do peixe-palhaço é mais uma das curiosidades do peixe-palhaço que merece destaque. Em uma anêmona existe somente um casal dominante de peixes-palhaço, que se reproduzem e “mandam” no cardume.

Caso a fêmea venha a morrer, o seu macho se transforma em fêmea e outro macho juvenil assume o posto. A fêmea é a “chefona” da turma e relembra isso de vez em quando ao seu macho, mordendo suas barbatanas.

Tamanho do peixe-palhaço

O tamanho do peixe-palhaço varia de 10 a 11 centímetros. No entanto, uma espécie chamada de Maroon pode chegar aos 17 centímetros. E lá vai mais uma das curiosidades do peixe-palhaço: as fêmeas são maiores do que os machos.

Alimentação do peixe-palhaço

O peixe-palhaço vive em função de sua anêmona e pouco se afasta dela. Por isso, muitas vezes acaba se alimentando quase que das mesmas coisas: pequenos crustáceos, zooplâncton e algas.

Dentinhos

O peixe-palhaço tem dentes bem pequenininhos, mas bastante eficientes. Com eles, o peixe se comunica, rasga as algas para se alimentar, prende suas presas e mantém os tentáculos de sua anêmona limpos.

Peixes-palhaço conversam

Sim, este é outro exemplo magnífico de curiosidade do peixe-palhaço: ele conversa com seus semelhantes por meio de sons e estalos que produz quando abre a boca e estica os tendões do órgão. Ao fechar a boca, bate os dentes.

Não se sabe ao certo os significados de cada som e barulhos que eles fazem, mas já é possível afirmar que, com eles, o casal mantém os peixinhos do cardume socialmente hierarquizados e sem conflitos.

Personalidade do peixe-palhaço

Na natureza, a personalidade do peixe-palhaço pode variar conforme o habitat se mostra mais ou menos propício ao peixe. Em ambientes pouco amigáveis e mais instáveis, o cardume tende a ser bastante homogêneo. Em ambientes propícios, o peixinho fica mais individualista e comportamental.

Seus sentidos são apurados

O peixe-palhaço tem uma audição incrível, por isso, tem uma ótima orientação espacial. Seus olhos são sensíveis e superfuncionais — ele enxerga muito bem na claridade. Seu olfato é apurado e ajuda-o a encontrar uma anêmona só sua.

Tamanho não é documento

Apesar de ser um peixe pequeno, o peixe-palhaço é bastante valente e mantém os predadores da anêmona longe dela. Como tem uma amiga cheia de tentáculos venenosos que o protege, paga-lhe atraindo seus predadores para a anêmona comer.

Origem do filme

Andrew Stanton não conhecia o peixe-palhaço quando decidiu fazer o filme “Procurando Nemo”. Ele decidiu usar a espécie enquanto folheava uma revista e viu a foto de dois peixes espreitando de dentro de uma anêmona. Foi paixão à primeira vista!

Peixe palhaço.

Essas foram as curiosidades do peixe-palhaço que gostaríamos de compartilhar com vocês. Visite o setor de aquarismo de uma das lojas Petz e veja esse famoso peixinho de perto e aprenda mais sobre ele!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog