Animais Silvestres

Por que calopsita grita? Conheça algumas razões

Publicado em 26 de junho de 2022

Tempo de leitura: 4min

A calopsita é uma ave inteligente e que adora interagir com os tutores. É piado para lá e para cá. O macho costuma ser ainda mais tagarela que a fêmea, que tem um perfil mais introvertido. Porém, por que calopsita grita às vezes? Nesses casos, é melhor ligar o radar.

Calopsita em galho de árvore

Não é comum o hábito de calopsita gritando. Se você notar ela fazendo isso com mais frequência que o normal, preste atenção no comportamento. Provavelmente, ela precisa de algo. Acompanhe para entender os motivos que podem levar essa ave a elevar o tom de voz.

Como decifrar o grito da minha calopsita?

Se o piado da sua calopsita está diferente do normal, certamente, ela está sinalizando algo para você. É a forma dela de se comunicar. Não é comum um piado alto e frequente. Porém, quando isso acontecer, não precisa se apavorar. Preste atenção em dois pontos:

  • comida: o grito pode ser sinal de fome. Verifique se o pote de alimentação está vazio ou tem somente as cascas de sementes;
  • água: caso seja necessário, dê mais água para o seu animal de estimação.

Se essas necessidades básicas da calopsita foram atendidas e, ainda assim, ela continuar vocalizando de forma intensa, existem outros pontos que devem ser observados. Continue a leitura para entender por que a calopsita grita.

Calopsita adora atenção

Outro motivo para entender porque calopsita grita está relacionado à atenção dada à ave. Ela é carente e gosta de uma boa companhia. Se estiver presa na gaiola por algum tempo, sem ninguém por perto, nem outra parceira junto, ela vai chiar.

Por isso, tente não deixar seu pássaro muito tempo sozinho, a não ser que esteja descansando, quando, de fato, ele quiser privacidade. Fora isso, tente arranjar um tempo para brincar e dar atenção para ele.

Época de acasalamento

Ao atingir a maturidade reprodutiva, que ocorre por volta dos 12 meses, a calopsita pode mudar um pouco de comportamento. Nessa fase, também acontece o desenvolvimento da vocalização, e a tendência é observar a calopsita cantando mais.

Quando entra no período reprodutivo, o animal tende a se agitar, e os piados tornam-se mais frequentes. O macho e a fêmea têm uma postura mais arisca nessa época, sendo esse um dos motivos porque calopsita grita.

Mesmo com comida no pote, água, carinho e atenção, seu pássaro continua inquieto e piando? Pode ser que ele esteja no meio desse período de acasalamento. Se a reprodução da calopsita já estava nos seus planos, é o momento de deixar acontecer.

Calopsita

Medo e estresse

Ainda existem outros motivos para entender porque a calopsita grita. Ela pode estar se sentindo ameaçada, com medo de algo ou estressada. O estresse pode acontecer por diversos fatores:

  • tédio;
  • muito barulho;
  • mudança de ambiente;
  • solidão;
  • ausência de algo ou pessoa a qual é apegada.

Algumas medidas costumam ser bem eficazes para a calopsita não se sentir estressada. Entre elas: respeitar horários e momentos de descanso, trocar brinquedos de vez em quando (ela adora uma novidade), garantir que o espaço esteja bem cuidado e a alimentação esteja em dia.

Como acalmar a calopsita?

Quanto mais cedo você começar a ensinar e treinar sua ave, melhor. Aí, quando ela entrar nesses períodos mais desafiadores, você terá um controle maior da situação para conseguir acalmá-la com mais rapidez. Veja algumas dicas para trazer mais conforto e acalmar calopsita:

  • tenha paciência;
  • ofereça alimentos que ela gosta, como frutas;
  • brinque com ela;
  • aproxime-se dela calmamente e converse;
  • ofereça seus dedos para ela subir;
  • leve-a para um lugar mais tranquilo;
  • faça carinho (ela adora aquela “coçadinha” na cabeça).

Gostou de conhecer essa curiosidade sobre calopsita? Pode ter certeza que sua companheira voltará a ser dócil e brincalhona. Essa é a hora ideal para vocês se divertirem juntas e criarem laços. Aproveite!

Calopsita em gaiola

Agora que você sabe porque calopsita grita, conte com o time de especialistas da Petz para ter a melhor orientação em caso de dúvida. Se você precisar de uma ajuda com o seu animal de estimação, procure nossos profissionais. Além disso, no nosso Pet Shop on-line, você encontra alimentos e acessórios para a sua ave seguir tranquila e saudável.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog