Cães Filhotes

Descubra se filhote de cachorro pode comer mamão

Publicado em 06 de março de 2024

Tempo de leitura: 5min

É muito difícil para o tutor alimentar seu pet somente com ração. A maioria gostaria de oferecer algum agrado ou uma variação de sabores para seu filho de quatro patas, mas de maneira segura. Nessa hora, surge a dúvida: filhote de cachorro pode comer mamão?

posso dar cenoura para cachorro filhote

O mamão é uma fruta considerada segura para os cães, pois não intoxica nem traz malefícios, portanto, o filhote de cachorro pode comer mamão. Como tudo nessa vida, o consumo deve ser moderado, o que não é diferente com as outras frutas e petiscos. Saiba mais neste texto.

O mamão

O mamão, além de ser saboroso, é uma fruta de fácil acesso e muito consumida pelos brasileiros. Dessa forma, os pets acabam se alimentando dela também. Por possuir muitos nutrientes, vitaminas, fibras e sais minerais, é uma ótima opção de complemento alimentar.

Filhote de cachorro pode comer mamão, mas é importante pedir orientação do médico-veterinário antes de oferecê-lo ao cachorro. Características individuais, como alergias e transtornos digestivos, podem ser intensificados com a ingestão do mamão e prejudicar a saúde do pet.

Benefícios do mamão

Os benefícios do mamão para cachorro são bem similares aos dos seres humanos devido à sua rica fonte de vitaminas A, E, C e do complexo B, além das fibras. A fruta também conta com minerais, como cálcio, magnésio, fósforo, potássio e cobre.

Pode haver variação na quantidade de nutrientes de acordo com as diferentes espécies de mamão. Estima-se que o mamão formosa tenha mais fibra e potássio do que as demais espécies. Porém, o cachorro pode comer mamão papaia, por exemplo, e ainda assim usufruir de seus benefícios, como:

  • facilita o trânsito intestinal;
  • reduz a absorção de gordura pelo organismo;
  • estimula o crescimento de bactérias boas do intestino;
  • aumenta a absorção de nutrientes;
  • auxilia no emagrecimento;
  • controla colesterol e triglicerídeos;
  • fortalece o sistema imunológico;
  • contribui para saúde da pele e dos pelos;
  • é pouco calórico.

Como introduzir o mamão na dieta

Antes de incluir de maneira definitiva o mamão na dieta do cãozinho, faça um teste de tolerância. Ofereça um pequeno pedaço e observe se houve alguma reação. Como o mamão facilita o trânsito intestinal, alguns cães podem apresentar diarreia ou fezes amolecidas com pequenas porções.

Caso não haja nenhuma alteração, pode aumentar o tamanho do pedaço e incluir gradativamente o mamão na dieta. O filhote de cachorro ainda pode ter o trato gastrointestinal imaturo e mais sensível. Somente ofereça o mamão quando o pet já estiver adaptado à dieta sólida, sempre sob orientação do médico-veterinário.

periquito pode comer mamao

Como oferecer mamão para o pet

O filhote de cachorro pode comer mamão sem a casca e sem as sementes de uma maneira muito simples. Ainda que o peludo não vá comer a casca, é importante higienizá-la antes de cortar para evitar contaminação. Corte em pequenos pedaços, de acordo com o tamanho do filhote.

O mamão pode ser oferecido sozinho ou misturado à ração, mas é muito importante lembrar que alguns pets acabam se acostumando com o hábito de comer ração junto a algum petisco e, depois, não aceitam a comida separada. Por isso, tente evitar essa mistura e ofereça o mamão como petisco.

Outra opção é bater a fruta com água e congelar em formas de gelo ou outro recipiente. Nos dias mais quentes, os filhotes podem se refrescar com um delicioso picolé bem geladinho e nutritivo.

Quantidade ideal de mamão para o filhote

O cachorro pode comer mamão desde que não tenha reações adversas, tenha o peso controlado e se alimente de ração de qualidade (preferencialmente Super Premium) ou alimentação natural definida por um médico-veterinário.

Qualquer tipo de petisco deve ser oferecido de forma controlada e de acordo com o porte do animal. O mamão é uma opção saudável, substituindo petiscos artificiais, como biscoitos. Pode ser bastante utilizado durante o adestramento como reforço positivo.

Meu pet comeu a casca e a semente, e agora?

A casca do mamão não é tóxica, mas pode causar desarranjo intestinal e vômito. Em casos mais graves, se o pet não mastigou adequadamente, pode causar obstrução intestinal. Se notar algo errado no filhote após ele ter comido a casca, procure assistência veterinária.

Já a semente do mamão, assim como a maioria das sementes de frutas, possui o cianeto, uma substância tóxica. Caso o peludo tenha ingerido uma grande quantidade, pode ter um quadro de intoxicação, mas isso é muito raro. Nessa situação, é preciso levar o cãozinho para atendimento emergencial.

O filhote só pode comer mamão como petisco?

O filhote de cachorro pode comer mamão e uma variedade de outras frutas, verduras e legumes. A alimentação natural é muito bem-vinda para complementar a ração ou a comida caseira (esta deve ser elaborada por um médico veterinário).

Outras opções de frutas que cachorro pode comer são banana, maçã, pera, melão e melancia. Frutas ácidas, como laranja, tangerina e abacaxi, devem ser evitadas para não causar dor de estômago. A uva está proibida para os pets, pois causa problemas nos rins.

porque cachorro filhote come fezes

O filhote de cachorro pode comer mamão e muitas outras coisas. No blog da Petz, temos uma variedade de orientações sobre alimentação natural, petiscos e bem-estar animal. Não deixe de conferir nossas dicas, certamente seu filho de quatro patas vai adorar!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog