Cães

5 dicas para treinar cachorro latindo muito

Publicado em 22 de abril de 2020

Tempo de leitura: 4min

Os cães latem por muitas razões: medo, excitação, ansiedade, tédio, como uma maneira de dar algum aviso e, às vezes, simplesmente para chamar a atenção. Ter o cachorro latindo muito pode ser desconfortável, mas esta é uma das ferramentas de comunicação mais importantes dele.

cachorro branco

Apesar disso, conviver com o pet faz com que a gente entenda o motivo do latido, o que nos dá a noção de quando o hábito já está passando dos limites. Mas, se o seu cão late muito, não se preocupe. Existem várias maneiras de reverter esse costume. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar a melhorar o comportamento do pet.

Como lidar com cachorro latindo muito

Se você está sentindo que o cachorro latindo alto começou a incomodar não só você, mas também a vizinhança, e também passou a atrapalhar os momentos dos passeios, é possível dar uma minimizada nessa atitude com algumas dicas, como:

Treine o cachorro para que ele entenda o próprio comportamento

O primeiro passo no treinamento do cão que late muito é impor um trabalho em equipe entre você e ele. Portanto, dê ao cachorro reforços positivos quando ele expressar comportamento adequado ao que você quer. 

Elogios, petiscos e até mesmo broncas — dizendo “não” de forma firme — são boas maneiras de ensinar como fazer cachorro parar de latir. Dado que o peludo entende se está se comportando bem ou mal.

É importante treinar o cachorro continuamente

Se o amigo de quatro patas tem o hábito de latir há muito tempo, provavelmente não será fácil mudar esse quadro, ainda mais em um curto período de tempo. Os cães aprendem melhor quando orientados a longo prazo e de forma consistente. Assim, correções rápidas não surtem grandes efeitos.

cachorro sentado

Cachorros que latem muito precisam de atividade física 

Certifique-se de que o pet esteja praticando atividades físicas e recebendo estimulação mental. Ter um cachorro latindo muito pode ser sinônimo de energia reprimida. E, nesse contexto, também é importante avaliar a raça do peludo, pois o tipo de cão determina o tipo de personalidade predisposta a ele.

Portanto, exercícios como caminhar, jogar a bolinha e estar ativo vai ajudar o cão a regular o latido. Já que assim ele terá períodos de calmaria após brincar intensamente. Além disso, exercícios físicos trazem outros benefícios, como a satisfação do momento com o dono e a produção de hormônios que trazem alegria.

Gritar com cachorro latindo pode confundi-lo

Jamais ignore o problema: uma reação comum ao se deparar com o cachorro latindo de forma incessante é gritar na intenção dele parar. No entanto, isso pode deixar os pets confusos, visto que interpretam esse “ruído” como uma forma de você pedir para ele se juntar à “diversão”.

Ignorar os latidos do cachorro, às vezes, é necessário

Embora possa ser muito desafiador, ignorar o cachorro latindo é muito eficaz em algumas circunstâncias. Principalmente quando o peludo estiver fazendo isso para chamar a atenção. 

Portanto, se o cachorro está latindo porque quer que você faça alguma coisa para ele, diga “não” de maneira firme. Aos poucos, ele vai entender que latidos em excesso não surtem efeito.

O que fazer com cachorro latindo muito?

Se a atenção não é o problema, talvez o cão esteja latindo muito porque simplesmente está incomodado com algo externo. Nesse caso, se você se pergunta como fazer o cachorro parar de latir, limite o acesso dele a portas, janelas, quintais e portões. 

E, como citado acima, dizer “não” de maneira firme para cachorro que late muito, com certeza, funciona, principalmente se você o fizer em momentos adequados. E oferecer petiscos quando ele obedecer às ordens é outra maneira de mostrar que o pet está agindo certo. 

yorkshire na janela

Agora que você sabe o que pode ser cachorro latindo e como diminuir tal prática, confira o blog da Petz para mais conteúdos sobre saúde e bem-estar animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog