Cachorros

Como saber que o cachorro está morrendo e o que fazer

Publicado em 20 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

Dizer adeus para um cãopanheiro é uma das coisas mais difíceis que precisamos fazer. Veja nossas dicas de como saber que o cachorro está morrendo e aprenda o que fazer nesse momento.

Cachorro deitado com uma coberta azul por cima.

É importante que todos os familiares estejam preparados para isso, para diminuir o sofrimento. Venha ver como saber que o cachorro está morrendo para ficar mais tranquilo dentro do possível.

Quais são os sinais de que o cão está morrendo?

Existem muitos sinais de que o cachorro está morrendo. Se ele estiver internado em algum hospital, o tutor não estará presente para detectá-los. Então, caberá ao veterinário identificá-los e reportá-los.

Esse profissional percebe que o peludo irá virar uma estrelinha e chama os familiares humanos para que se despeçam dele com paz e serenidade. Esse momento não é fácil para ninguém.

Porém, se o cachorro está em casa, é possível notar alguns sintomas. Os sinais do cachorro morrendo por causas não aparecem todos de uma vez, nem ao mesmo tempo. É importante conhecê-los para identificá-los.

Perda do apetite

A perda do apetite acontece não somente perto da morte, mas também em inúmeras doenças. Não é possível diferenciar o que está causando esse problema sem a ajuda de um médico-veterinário. Por isso, sempre leve o cachorro para uma consulta quando ele não estiver comendo.

Um cachorro idoso pode perder o interesse por comer porque já não sente tanto o gosto da comida. Nesse caso, basta molhar a ração com um caldo de frango, por exemplo, para despertar o interesse dele. Aprender como saber que o cachorro está morrendo ajuda o tutor a diferenciar esses casos.

No caso de um animal que está próximo da morte, a perda do apetite ocorre por causa das mudanças no organismo do bichinho, que está se preparando para o processo do óbito.

Perda de peso

Assim como a perda de apetite, a perda de peso também ocorre em diversas enfermidades. Então, a dica para levar o pet para o veterinário também está valendo nesse caso.

A perda de peso que ocorre antes da morte do animal dura por bastante tempo. É possível perceber a perda de boa parte da massa muscular do animal, que é mais evidente nas têmporas e nas bochechas dele.

O rosto passa a ficar mais esguio. As pernas também ficam mais fracas com a perda de musculatura, e é possível ver o cachorro com as patas tremendo e perdendo um pouco do controle, o que dificulta os processos de levantar e andar.

Desinteresse e prostração

Cachorro morrendo não demonstra muito interesse, mesmo por aquilo que ele sempre adorou fazer. Seja porque ele já não ouve ou enxerga muito bem, seja porque está muito fraco.

É normal os cães dormirem em torno de 12 horas por dia, mas esse tempo é dividido em pequenas sonecas. Porém, quando um cachorro dorme muito mais do que isso, pode ser motivo de preocupação para o tutor.

Cachorro olhando para baixo enquanto está deitado na cama.

Fezes escuras

Com a deterioração dos processos fisiológicos, o corpo também passa a perder a capacidade de controlar as bactérias patogênicas. Então, elas começam a proliferar dentro do organismo do pet.

Como podemos saber que o cachorro está pra morrer? As fezes escuras e em maior frequência e quantidade são fortes indicativos. Elas podem ou não vir acompanhadas de sangue e vômitos.

Aumento da frequência respiratória

É comum os cães ofegarem quando está calor, ou quando eles estão muito agitados, praticando atividades físicas ou brincando. Quando um cão está ofegante, mas não por algum desses motivos, isso pode ser um sinal que se encaixa na lista de como saber que o cachorro está morrendo.

A respiração mais rápida pode ser decorrente da dificuldade do coração em oxigenar os órgãos, de anemia ou de acúmulo de líquido no pulmão — nesse caso, o cão pode começar a tossir também.

O que fazer se o peludo está morrendo

A não ser que o tutor tenha certeza de que o cachorro está morrendo, a recomendação é sempre levá-lo para um atendimento de emergência para uma consulta. O veterinário pode descobrir o que está acontecendo e tomar providências.

No entanto, se ele é idoso ou tem uma doença terminal, a escolha é do tutor: passar os últimos momentos juntos, em casa, ou seguir para o veterinário, para os auxílios finais.

Meu cachorro morreu em casa, o que fazer?

O que fazer quando o cachorro morre em casa? O tutor tem muitas opções sobre o que fazer com o corpinho do pet. A primeira é enterrar em casa, caso tenha espaço para isso.

É possível contratar uma empresa funerária veterinária para enterrar ou cremar o corpo. Algumas clínicas de pet também podem se encarregar do destino dele. Por último, o tutor pode levar o corpo para ser incinerado pela prefeitura da cidade.

Cachorro olhando para cima.

Essa não é uma fase fácil, mas aprender como saber que o cachorro está morrendo ajuda muito o tutor, não é mesmo? Conte sempre com os veterinários das lojas da Petz para auxiliá-lo nesse momento tão difícil!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog