Bem-Estar

Será que gato pode comer bacon? Descubra agora

Publicado em 02 de abril de 2023

Tempo de leitura: 5min

Os felinos são animais carnívoros estritos. Isso significa que eles precisam ingerir carne diariamente para obter a quantidade de nutrientes que garante o bom funcionamento do organismo deles. Contudo, será que isso vale para todo tipo de carne? Então, gato pode comer bacon?

gato malhado olhando para frente

O bacon é um tipo de carne de porco curada. Mesmo sendo um produto de origem animal, será que gato pode comer bacon ou esse alimento faz mal para os felinos? Confira! 

Gato pode comer bacon?

Imagine que você acabou de fritar alguns pedaços de bacon e está prestes a se deliciar com essa iguaria, mas notou que seu pet não para de olhar, e agora? Será que esse é um dos alimentos proibidos para gatos?

A boa notícia é que gatos podem comer bacon. No entanto, eles não podem comer o alimento frito, apenas cru ou cozido. Contudo, você não deve oferecer essa comida com frequência para seu felino.

Como é rico em gorduras, consumido em excesso, o bacon pode contribuir para o gato adquirir problemas de sobrepeso. Sendo assim, se você quiser oferecer esse alimento para o amigo de quatro patas, faça isso, no máximo, uma vez por semana. 

Porém, se o bichano for idoso e não estiver se movimentando muito, evite esse tipo de alimento. Isso porque o gato não vai se movimentar suficientemente para queimar as calorias que obteve com o bacon. 

Por que o gato não pode comer fritura?

Os felinos não podem comer frituras. O excesso de gordura normalmente encontrado nos alimentos fritos no óleo pode ocasionar irritações intestinais nos bichanos, causando problemas como a diarreia.

Além disso, caso  consuma frituras com frequência, o gato pode desenvolver problemas de saúde sérios, como a  pancreatite. A ingestão excessiva desse tipo de alimento também pode contribuir para a obesidade.  

Como deve ser a alimentação do gato?

Se você tem dúvidas sobre como deve ser a alimentação dos felinos e se o gato pode comer bacon, saiba que há duas formas de alimentar o amigo de quatro patas. Primeiro, é possível preparar a comida dele em casa, com ingredientes frescos e naturais, mas também muito cuidado no processo.

Antes de começar a fazer a comida para gato em casa, você deve consultar um veterinário especializado em alimentação de felinos. Isso porque somente esse profissional é capaz de avaliar as necessidades nutricionais do bichano e elaborar um cardápio ideal para o pet.

Além disso, é preciso pesar bem cada ingrediente da comida do felino, para assegurar todos os nutrientes de que ele precisa em cada refeição. Também é necessário ter cuidado para não contaminar a comida do bichano com ingredientes que podem ser tóxicos para ele, como alho e cebola. 

A outra solução, mais prática e eficiente, para a alimentação do gato são as rações. Elas são uma boa opção para os felinos, pois possuem todos os nutrientes que eles precisam para se manterem fortes e saudáveis.

gato malhado se alimentando em um pote azul de plástico

Quais alimentos o gato pode comer?

Agora que você já viu que gato pode comer bacon, desde que esteja cozido ou cru, saiba que o felino também pode comer outros alimentos que costumam fazer parte da dieta da maioria das pessoas. São eles:

 

  • ovo cozido;
  • carne de boi;
  • aveia;
  • maçã (sem sementes);
  • morango;
  • banana;
  • abóbora;
  • cenoura;
  • brócolis; 
  • pepino.

Em relação às frutas, apesar de estarem na lista de alimentos permitidos para os gatos, elas não devem ser oferecidas com muita frequência, mas sim uma vez por semana no máximo. 

Como os felinos são animais carnívoros, então o organismo deles não consegue aproveitar bem os nutrientes das frutas. Além disso, alguns desses alimentos, como a banana, são ricos em carboidratos, que podem contribuir para o sobrepeso. Por isso, as frutas não devem fazer parte da alimentação diária dos gatos.

O que o pet não pode comer?

Além de saber o que o gato pode comer, é fundamental aprender o que ele não pode ingerir. Alguns alimentos comuns do nosso dia a dia são tóxicos para os felinos:

  • chocolate;
  • abacate;
  • uva;
  • uva-passa;
  • cebola;
  • alho;
  • laranja;
  • limão;
  • tangerina;
  • macadâmia.

A maioria dos gatos apresenta intolerância à lactose. Sendo assim, você não deve oferecer nem leite de vaca, nem nenhum produto preparado com esse alimento, para os felinos.

Caso o pet coma algum alimento tóxico, ele vai apresentar sintomas como vômito, diarreia e salivação excessiva. Nesses casos, é preciso levá-lo ao veterinário o mais rapidamente possível.

Como oferecer bacon para o gato?

Quem quiser oferecer bacon para o gato pode fazer isso como uma forma de recompensar o pet por um bom comportamento. Nesse caso, é só dar um pedaço de uma fatia crua ou cozida. Contudo, lembre-se de que esse alimento não deve ser consumido de maneira excessiva, pois pode contribuir para o sobrepeso.

bacon

Gostou de saber que gato pode comer bacon? Para garantir a saúde e o bem-estar do bichano é preciso investir em rações de qualidade e produtos específicos para felinos. Tudo isso você encontra na Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog