Alimentação

Será que o gato pode comer frango frito? Descubra!

Publicado em 13 de julho de 2023

Tempo de leitura: 5min

p>Os gatos são animais carnívoros por natureza, portanto, é normal acreditarmos que eles podem comer todos os tipos de carnes. Mas será que isso é verdade? Se for, quais são os tipos de preparo de comida que podemos oferecer aos bichanos? Será que o gato pode comer frango frito, por exemplo? Vamos descobrir juntos!

gato de perfil olhando para frente

Como os animais estão cada vez mais próximos dos seres humanos, sendo considerados membros da família, muitas vezes acabam sendo “humanizados”. Assim, nós os tratamos como se fossem pessoas, tanto em relação aos cuidados do dia a dia quanto na alimentação.

Embora ganhar muito carinho, dormir dentro de casa e ter acesso à cama do tutor sejam comportamentos bons e que os bichanos adoram, não podemos esquecer que os gatos são de outra espécie. Sendo assim, eles têm necessidades diferentes, principalmente as alimentares. Por isso, o gato não pode comer frango frito.

Por que o gato não pode comer frango frito?

O frango frito está no grupo de comida para gatos que devem ser evitadas, justamente por ser frito. O excesso de gordura, assim como os temperos, como alho e cebola, que geralmente acompanham esse tipo de preparo, são prejudiciais para os pets e podem até mesmo causar intoxicação.

Provavelmente você já ouviu falar que fritura faz mal à saúde dos seres humanos, e não é diferente com os bichanos. Os alimentos fritos em alta temperatura, mesmo os que usam óleo de boa qualidade, se transformam em gordura saturada, que é muito nociva à saúde.

Alguns malefícios do frango frito

As frituras, assim como alguns alimentos tóxicos para gatos, precisam ficar longe dos bichanos para evitar transtornos que comprometam a integridade ou a vida do animalzinho.

As frituras em imersão de óleo ou aqueles alimentos que são mais gordurosos, mesmo in natura, aumentam as chances de obesidade dos pets. A obesidade, consequentemente, contribui para outros problemas, como dores articulares, pancreatite e diabetes, principalmente se o bichano comer sempre esse tipo de comida.

Agora, se você está se perguntando se o gato pode comer frango frito esporadicamente, infelizmente, a resposta também é não. Não importa quão gostoso seja o franguinho frito, a gordura ali contida pode provocar desarranjo intestinal, como diarreia, além de causar náuseas e vômitos.

Se você observou algum desses sintomas no bichano e houve esse cardápio na refeição da família, fique atento. Afinal, o gato pode comer frango frito sem que ninguém perceba.

Outras opções de petiscos para o gato

Para os tutores que querem agradar ao filho de quatro patas com alimentos mais saborosos do que a ração, uma ideia é optar por comidas humanas que gatos podem comer.

Devemos sempre escolher uma comida para gato com pouca gordura, de preferência frutas e verduras frescas e limpas. Alguns exemplos são maçã, pera, banana, cenoura e chuchu. Porém, também é possível dar algumas porções de carnes, como a de frango, tomando os devidos cuidados.

Além dos petiscos à base de alimentação natural, também existem as rações úmidas para gatos, disponibilizadas em sachês ou latinhas. Elas, na maioria das vezes, têm sabor de carne, e os bichanos costumam adorar. Podem ser servidas misturadas à ração ou puras.

Como preparar frango para o gato comer

Como vimos, não podemos nem pensar que o gato pode comer frango frito, mas isso não quer dizer que outras opções não possam ser servidas. O cuidado necessário é não oferecer partes com osso, que, por ser muito fino e pequeno, pode levar a obstrução intestinal, perfuração e asfixia.

gato andando em tronco

Outro cuidado extremamente importante é não oferecer o alimento cru. A maneira correta de como fazer frango para gatos é cozido e sem temperos, como alho e cebola, que causam anemia.

Perigos da carne crua

Pode dar frango para gatos, mas ele precisa estar devidamente cozido. A carne crua ou mal passada pode estar contaminada por bactérias que levam a quadros de intoxicação e gastroenterites severas.

Assim como a musculatura do frango (a carne), também não podem ser oferecidos a pele e os miúdos crus. Isso porque, além das bactérias, há chances de os alimentos estarem contaminados por vermes.

Por que dar frango para o gato?

Os médicos-veterinários recomendam que os gatos comam ração, que é um alimento balanceado para as necessidades nutricionais e energéticas dos bichanos. Por isso, se escolher oferecer frango para o gato, você deverá tomar os devidos cuidados para não desbalancear a dieta.

A quantidade de frango que pode ser oferecida varia de indivíduo para indivíduo. Animais que estão acima do peso devem primeiro emagrecer para receber petiscos e fazer acompanhamento nutricional. Porém, os que não apresentam restrições também não podem comer à vontade.

O frango, portanto, deve ser dado em pequena quantidade e de uma forma que o bichano não se acostume a comer a ração se somente estiver com um petisco junto. Prefira dar o frango cozido em momentos em que o pet não estiver fazendo sua principal refeição (ração).

gatinho em fundo verde

O gato pode comer frango frito e acabar apresentando alguns problemas de saúde. Por sorte, existem mais opções de alimentos saudáveis que podem ser substituídos pelas frituras. Confira o blog da Petz para mais dicas de alimentação para seu grande amigo!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog