Gatos

Saiba se gato tem dor de cabeça e como ajudá-lo!

Publicado em 01 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

Trabalho, estresse, calor e lá vem ela: a cefaleia. Ela é comum nos humanos e ocorre por diversos motivos, inclusive genética. Porém, e nos bichanos? Será que gato tem dor de cabeça como nós?

Gato deitado de barriga para cima.

Para essa pergunta, não há uma resposta definitiva, principalmente porque esse felino é um animal que ainda não demonstra muito bem quando está sentindo dor ou qualquer outro incômodo — esse é um instinto ainda muito enraizado nele. Então, como saber se gato tem dor de cabeça?

O que dizem os especialistas?

Não existem estudos que comprovem que a dor de cabeça felina se assemelha à humana. Então, ainda não é possível saber se gato tem enxaqueca — e existe somente um relato de caso desse tipo em cães.

Quando os especialistas são questionados sobre as dores de cabeça do tipo tensional, a resposta é a mesma: não existem indícios. Porém, não se pode negar que os estudos são escassos. Então, se gato tem dor de cabeça, quais podem ser as causas?

Principais causas de dor de cabeça em gatos

Sim, o gato tem dor de cabeça, mas quais são as causas? Nos animais, de forma geral, a cefaleia costuma aparecer de forma secundária, por conta de alguma outra questão de saúde, como, por exemplo:

  • infecção nos ouvidos;
  • dor na coluna;
  • problema nos olhos;
  • pressão alta;
  • inflamação ou infecção do sistema nervoso;
  • tumor cerebral;
  • doença no fígado;
  • traumas na cabeça ou na coluna.

Aparentemente, problemas hormonais não são causadores de dor de cabeça nos animais. Acredita-se que isso seja devido à castração, que não deixa que as quantidades de hormônio sofram grande variação, como ocorre nos seres humanos.

Sinais de que o bichano pode estar com dor de cabeça

Descobrir que animais sentem dor de cabeça já é um passo para o tutor ficar de olho no pet e observar mudanças no comportamento dele que possam indicar uma possível cefaleia.

Inclusive, vale lembrar que os gatos disfarçam qualquer sinal de que não estão bem, por uma questão de sobrevivência. Por isso, o tutor precisa ficar atento a alguns sintomas.

Alterações comportamentais

Na maioria das vezes, o bichano doente começa a mostrar que algo não vai bem mudando a rotina ou o modo de agir. Assim, o gato indisposto fica afastado de todos, evita brincadeiras e interação com a família, se esconde e foge de locais com maior luminosidade porque pode estar incomodado ou com dor.

Além disso, o gato com dor de cabeça pode estar de mau humor e arranjar briga com todos sem motivo aparente ou, então, pode parar de se esfregar nos tutores e ficar mais tempo dormindo que o normal. Inclusive, para não ser incomodado, ele pode rosnar quando alguém se aproxima.

Gato cinza com a cabeça abaixada.

Sintomas físicos de dor

O gato com dor pode ter alterações comportamentais ou físicas. É muito comum eles diminuírem a ingestão de alimento e água, por exemplo, perdendo peso de forma aparente e ficando desidratados.

Um gato desorientado pode estar com dor. Ele anda com as costas arqueadas, reage de forma agressiva quando alguém faz carinho, caminha de cabeça baixa, deixa de se banhar ou lambe excessivamente uma área do corpo e fica muito tempo de olhos fechados.

Head pressing

O head pressing, ou compressão cefálica, é um gesto comum dos animais com dor de cabeça. O pet pressiona a cabeça contra superfícies duras, como paredes, móveis ou até mesmo o chão, por bastante tempo e sem motivo aparente.

Acredita-se que os animais fazem isso para aliviar a pressão que sentem na cabeça quando estão com determinadas doenças que causam essa dor. Apesar de isso ser mais comum nos gatos mais velhos, qualquer bichano, independentemente de raça, sexo ou idade, pode fazer.

Uma das causas mais comuns do head pressing são as alterações que acometem diretamente o sistema nervoso do animal e as complicações de doenças no fígado, como a encefalopatia hepática, que é a presença de toxinas não metabolizadas corretamente pelo órgão e que afetam o cérebro.

No geral, o head pressing vem acompanhado de apatia, falta de coordenação motora e diminuição dos reflexos, pupilas dilatadas, cansaço excessivo, andar em círculos, tremores e até convulsões. Nesse caso, leve o bichano imediatamente para o veterinário.

Tratamento para dor de cabeça em gatos

Basicamente o tratamento para dor na espécie é feito com um analgésico para gato. No entanto, é importante lembrar que a dor de cabeça é somente um sintoma de alguma doença de base.

Por isso, saber qual é a origem desse problema é a parte mais importante do tratamento. Se a enfermidade de base não for bem definida ou tratada, a dor de cabeça irá persistir.

Então, não medique seu animal por conta. Isso pode mascarar os sintomas e dificultar o correto diagnóstico e tratamento do bichano, o que pode causar sérios problemas de saúde. O melhor para ele é que o veterinário prescreva as medicações.

Gato miando.

Enfim, estar atento para saber se o gato tem dor de cabeça e procurar ajuda sempre que necessário garante a saúde e o bem-estar do bichano. Por isso, conte com os veterinários das lojas da Petz. Agende uma consulta e venha nos conhecer!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog