Hamsters

Hamster toma banho? Descubra se esse é um cuidado necessário

Publicado em 21 de julho de 2021

Tempo de leitura: 4min

Você já reparou como alguns roedores passam boa parte do dia lambendo as patinhas e esfregando-as nos próprios pelos? Assim como os gatos, esses bichinhos têm o hábito de se encarregar da própria higiene. No entanto, será que hamster toma banho?

hamster cinza

Existem situações em que o pet pode ficar muito sujo, com dificuldade para remover as sujeiras e os pelos mortos. Por isso, é normal se perguntar se hamster toma banho. Continue lendo para saber tudo sobre o assunto!

Pode tomar banho, mas de vez em quando!

Uma vez que os hamsters são capazes de fazer a própria higienização, não é necessário que eles tomem banho com regularidade. Na verdade, um roedor saudável dessa espécie pode passar a vida toda sem ser banhado. 

Para isso, é fundamental manter a gaiola sempre limpinha, com o substrato seco e renovado. Do contrário, o pet pode ter dificuldade em remover as sujeiras. Além disso, em caso de problemas de saúde, o hamster pode descuidar da própria higiene. 

Nessas situações, além de consultar um veterinário para tratar a doença, o hamster precisa tomar banho. Isto é recomendado para auxiliar na limpeza, evitando a proliferação de ácaros e fungos causadores de doenças de pele. 

Outra situação em que o hamster pode tomar banho é ao entrar em contato com alguma superfície muito suja. Por exemplo, se ele cair em alguma poça, rolar na areia ou andar por um cantinho da casa que não tenha sido bem higienizado.

Seja como for, é importante ter em mente que você deve evitar ao máximo dar banho em hamster com água. Além de estressar o pet, o líquido pode prejudicar a saúde dele.

hamster na bolinha de plástico

Como dar banho em hamster?

Para entender melhor os hábitos de uma espécie, considere o habitat. Típicos de regiões desérticas, os hamsters não contam com grandes porções de água para se banharem, tampouco estão acostumados a tomar banhos de chuva. 

Ao longo da evolução, esses animaizinhos tornaram-se aptos a fazer a própria limpeza em climas secos. Portanto, a areia para hamster tomar banho é o ideal para remover as sujeiras da pelagem. 

Em casa, uma das melhores maneiras de garantir a limpeza do hamster é por meio do chamado pó de banho feito para a espécie. Funciona assim: despeje quantidade suficiente do produto em um recipiente semelhante a uma banheirinha. Depois de ver como hamster toma banho sozinho no pó, remova a estrutura para evitar que o roedor faça muita bagunça ou necessidades no local.

Caso o hamster não se sinta confortável para rolar no pó de banho, outra alternativa é espalhar o produto sobre o corpo dele. Para isso, conte com a ajuda de um pulverizador, evitando a região da cabeça. Utilize uma escovinha própria para pentear e massagear o bichinho. Isso ajuda a espalhar o produto, garantindo uma limpeza mais homogênea. 

Por que o banho com água não é recomendado?

Como visto, por causa do habitat, o organismo do hamster não se adapta tão bem aos banhos com água. Embora, para eles, a água não seja tão nociva quanto é para as chinchilas, por exemplo, dar banho no hamster com o líquido acaba sendo ruim. 

Uma das consequências é a remoção de óleos naturais que protegem a pele e ajudam a regular a temperatura corporal do bichinho. Por isso, o hamster não pode tomar banho com água.

Lembrando que, se o hamster se molhar por algum motivo, é fundamental fazer a secagem com a ajuda de uma toalha limpa. Assim, o pet não corre o risco de ter alguma complicação por causa da água.

hamster de pé

Agora que você sabe que hamster toma banho com pó específico, confira outras dicas sobre o bem-estar desses animais no blog da Petz. Aqui, temos conteúdos sobre todos os bichinhos de estimação!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog