Curiosidades

Saiba porque hamster faz barulho e como interpretá-lo

Publicado em 21 de julho de 2022

Tempo de leitura: 4min

O hamster é o pet ideal para quem quer um companheiro divertido, inteligente e brincalhão. Porém, é importante conhecer todo o comportamento e saber porque hamster faz barulho para entendê-lo melhor e ajudá-lo quando for preciso.

Hamster na mão do tutor.

Se não te avisaram antes de você adquirir um hamster, não demora muito tempo para descobrir que ele é um animal barulhento, principalmente à noite, o que pode atrapalhar o sono de quem convive com o bichinho.

Esse roedor tem hábitos noturnos, ou seja, quando você está dormindo, ele está com a corda toda! Corre pela casinha e pela rodinha, faz escavações, rói os brinquedos e ainda pode vocalizar, pedindo comida ou tentando chamar um possível parceiro para acasalar.

Sons que o hamster emite

Mesmo que esses sons não sejam tão altos como o de um porquinho-da-índia, significam algo. Vamos dar algumas dicas de porque hamster faz barulho, ajudando-o a decifrar o que o pet está querendo dizer.

Chiar

Enquanto faz as tarefas noturnas, é comum o hamster fazer pequenos chiados, em um monólogo constante. O hamster chiando é normal. Ele só está se distraindo no momento da arrumação.

Gritar

Às vezes, para tentar mostrar insatisfação ou medo, o hamster pode emitir um grito agudo. No caso de um susto, basta acalmá-lo. Se for incômodo, é melhor não o pegar na mão.

O hamster gritando é uma forma de protesto à situação. Se ela permanecer incomodando, o pet fica estressado. Nesse caso, ele pode morder. 

Espirros

Por que hamster faz barulho de espirros? Assim como os cães, o hamster fazendo barulho parecido com espirros quer mostrar que está feliz e satisfeito ou fazendo algum jogo/brincadeira.

Assobiar ou rosnar

Se o hamster rosnou ou emitiu um som parecido com um assobio, o que é chamado silvo, é melhor parar o que você estiver fazendo, pois claramente está irritando o pet. Esse tipo de barulho de hamster é um aviso antes dele morder quem o está irritando.

Ranger dos dentes

Tido como outro sinal de ameaça, é mais comum o hamster ranger os dentes para outro hamster. Assim como no silvo, pare de irritá-lo. No caso dele fazer isso para outro animal, o melhor é separá-los, mesmo que sejam filhotes.

Hamsters são muito territorialistas e podem agredir até os filhotes um pouco mais crescidos. Por isso, recomenda-se que o pet seja criado sozinho ou com uma fêmea na gaiola.

Barulhos

Se o seu caso são os barulhos que o hamster faz que não te deixam dormir, vamos dar algumas dicas de como resolvê-los. Veja as dicas abaixo.

Hamster na bolinha.

Hamster fazendo barulho correndo na rodinha

Uma das coisas mais legais que o hamster faz é correr freneticamente na rodinha. Isso vem da ancestralidade selvagem, quando ele corria muito para fugir dos predadores.

Isso o faz ser muito agitado e ansioso. A roda de correr é uma verdadeira válvula de escape para o hamster, sendo um item obrigatório para ele se distrair e ser psicologicamente estável.

A falta da roda de correr na gaiola pode deixar o hamster estressado e depressivo, ficando apático em um canto da gaiola ou descontente com essa frustração, comendo mais do que deveria e ganhando peso, o que diminui o bem-estar e a qualidade de vida.

Além disso, a roda atua como uma “academia” para o pet, mantendo-o sempre em forma, com o peso ideal e os músculos tonificados, promovendo a boa saúde do coração.

Qual é a melhor roda de correr para hamster?

A melhor roda é aquela fechada e de plástico. Esse material facilita a limpeza do item e garante que o hamster não vai enganchar o pé entre os vãos dos raios da roda, principalmente se for filhote.

Evite as rodas de metal, pois o hamster tem o hábito de roer tudo na gaiola, inclusive a roda. Se o material for galvanizado ou coberto com tinta, o pet pode intoxicar-se com esses produtos químicos.

Por outro lado, as rodas tradicionais de plástico são mais barulhentas. Felizmente, existe um modelo desenvolvido para produzir menos ruídos enquanto o hamster se exercita: a roda silenciosa, encontrada em lojas veterinárias especializadas.

Hamster fazendo barulho roendo a casinha

Esta reclamação é muito comum. Nesse caso, o que pode ser feito é substituir a casinha de plástico por outra de madeira própria para hamster, material menos barulhento.

Porém, certifique-se de que a madeira realmente é própria para o hamster, pois, se for pintada ou tiver resíduos de cola, o pet pode intoxicar-se. As casinhas de passarinho também podem ser usadas com segurança.

Hamster dentro da gaiola.

Com essas informações e dicas ficou fácil entender porque hamster faz barulho, não é mesmo? Para saber mais sobre como entreter o dentuço e deixá-lo menos estressado, procure a loja da Petz, seu pet center de estimação!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog