Comportamento

Por que rato come sabão? Entenda o motivo!

Publicado em 28 de junho de 2023

Tempo de leitura: 5min

Os ratos são animais muito adaptados à vida nas grandes cidades, famosos por roer o que acham pela frente e responsáveis por grandes prejuízos. Porém, por que rato come sabão?

rato comendo

Características dos ratos

Para responder à pergunta “por que rato come sabão?”, é preciso explicar algumas características dos roedores. A adaptação desses animais aos diversos ambientes fez deles nadadores, escaladores, cavadores e corredores.

A capacidade de percorrer diversos caminhos sem se perder também é uma incrível habilidade que eles desenvolveram para ir e voltar dos esconderijos sem serem percebidos.

Ao entrarem nas casas, eles buscam principalmente por grãos e alimentos com sabor adocicado: o tipo de comida que atrai rato. No entanto, podem roer qualquer coisa para provar o sabor e, se agradar ao paladar, comem e levam pedaços ao esconderijo.

Essa é uma das respostas para a pergunta “por que rato come sabão?”. Esse não é o alimento preferido dele, mas alguns ingredientes do produto podem atraí-lo, como a baunilha e a erva-doce.

O que atrai os ratos para as casas?

Os roedores são capazes de sentir odores a uma distância de até 5 km. Sendo assim, é fácil para eles detectarem alimentos, mesmo que embalados em sacos bem fechados. Com isso, encontram abrigo e alimento nas casas.

Outra observação muito importante diz respeito aos animais de estimação. Adivinha o que o rato come e adora? A ração dos pets! A água sempre fresca também atrai o animal.

Identificando a infestação de ratos em casa

O sinal mais comum que os ratos deixam são as fezes: pequenos e alongados cilindros pretos, em cantos e armários. Além disso, eles percorrem sempre os mesmos caminhos, deixando rastros e pegadas.

Eles também marcam o caminho roendo objetos e mobília. Ao procurar alimento, roem caixas de papelão e sacos de lixo, deixando o conteúdo espalhado ao redor.

Com abrigo e alimento por perto, é de esperar que o esconderijo do animal também esteja nas proximidades. É possível ouvir guinchos e passos, principalmente no período da noite.

rato saindo de casinha e e olhando para frente

Como evitar que os ratos encontrem abrigo nas casas

A recomendação é que o lixo domiciliar seja colocado em reservatórios bem fechados e lavados com frequência para reduzir os odores exalados pelo conteúdo dos sacos.

Além disso, retire o lixo diariamente. Veja se os ralos estão bem fixos. Pias, saídas de esgoto e de água devem ser vedadas para impedir que os roedores entrem na casa.

Não deixe entulhos, madeiras ou quaisquer outros materiais acumulados para não servirem de ninho para os roedores. Caso vá realizar a limpeza de um local que pode ser um ninho, use luvas e máscaras, pois as fezes e a urina do animal podem conter patógenos que causam doenças graves.

É preciso retirar os potes dos pets de locais com pouco trânsito de pessoas, principalmente à noite. Isso evita que os roedores tenham alimento e água facilmente, além de prevenir que os amigos peludos adoeçam com enfermidades transmitidas pelos ratos.

Odores que repelem os ratos

É possível proteger a casa colocando substâncias com odores que os ratos não gostam. São remédios caseiros que podem ser usados sem malefícios para os moradores da casa, inclusive os animais e as crianças.

Um dos cheiros mais repugnantes para os ratos é o da hortelã-pimenta. Ela contém uma quantidade maior de mentol que a hortelã normal. Você pode usar o óleo, as folhas ou a infusão.

Mergulhe pedaços de algodão no óleo ou no chá de hortelã e espalhe pela casa, em cantinhos e armários. Também dá para colocar as folhas em sacos de tule. Em ambientes externos, ela ainda funciona. Troque os algodões e os sacos de tule a cada quatro dias.

A cebola e o cravo-da-índia junto da pimenta também fazem o mesmo efeito e devem ser usados da mesma forma que a hortelã-pimenta. Uma miscelânea de molho picante e detergente, em meio copo de água, também é eficiente.

Rato de estimação come sabão

Se o seu ratinho de estimação come essa substância, isso pode fazer mal para ele, dependendo da quantidade e da composição. Analisar a resposta para a pergunta “por que rato come sabão?” fica mais fácil com o que já conversamos.

Como dissemos, o rato come sabão se for atraído pelo odor e pelo sabor. Sendo assim, verifique se algum ingrediente do produto é adocicado. De qualquer forma, não deixe o pet ter acesso a tal substância.

Se o rato come sabão em pedra feito em casa, pode ser que algum ingrediente usado seja saboroso para ele. A recomendação é a mesma, já que ambos podem fazer mal para ele.

Já se seu rato come sabonete, ele pode estar relacionando o cheiro do sabonete com o do tutor. No geral, o sabonete é uma substância bastante básica e pode fazer mal ao pet. O melhor é levá-lo ao veterinário para garantir que está tudo bem.

rato olhando para frente

Agora que você já descobriu a resposta para a pergunta “por que rato come sabão?” e tem um desses pets de estimação, que tal visitar a loja da Petz e conhecer nossos produtos para roedores, principalmente os brinquedos, para distraí-lo e fazê-lo esquecer do sabão?

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog