Dicas

Como plantar alho-poró: aprenda tudo sobre a verdura

Publicado em 19 de julho de 2022

Tempo de leitura: 4min

Além de serem deliciosos, certos vegetais oferecem diferentes benefícios para a saúde. O primo do alho e da cebola deixa as refeições deliciosas e é superfácil de cultivar. Aprenda como plantar alho-poró e inove as receitas de domingo. 

Plantação em casa

São dezenas de opções de pratos que levam o alho-poró. Por isso, continue a leitura e veja como você pode incluir o ingrediente nas suas refeições. Também confira como cultivar a planta e conheça os benefícios para a saúde. 

Como plantar alho-poró: passo a passo

Para aprender como plantar alho-poró, algumas regrinhas devem ser consideradas, como o clima. Opte por ambientes sem luz direta. Os locais amenos, que variam entre 15º e 25ºC, são ideais para a planta.

Independentemente se você deseja aprender como plantar alho-poró no vaso ou na horta, siga o passo a passo a seguir. Dessa maneira, em quatro ou cinco meses, você poderá colher a verdurinha. 

  1. Ao retirar a semente da embalagem, coloque-a em 1 cm de profundidade;
  2. Deixe-a ao sol direto em dias menos quentes, por três horas diárias, no mínimo;
  3. Se você fizer uma plantação de alho-poró, deixe um espaçamento de 30 cm entre as plantas;
  4. É importante confirmar se o solo apresenta pH entre 6 e 7, já que isso auxilia na drenagem da planta e fertiliza o solo;
  5. Mantenha o solo sempre úmido, sem encharcar;
  6. Se quiser plantar o ingrediente no vaso, escolha um modelo com, pelo menos, 25 cm de altura;
  7. Quando for realizar a colheita, prefira os caules com 3 cm.

Com essas dicas de como plantar alho-poró, você colhe a verdinha sem problemas. Assim, você pode separar um espaço da sua horta somente para o plantio da verdura. 

Benefícios do alho-poró para saúde 

Rico em nutrientes e substâncias que oferecem benefícios para o corpo, o alho-poró é uma ótima opção para se manter saudável e com a imunidade alta. Isso porque é um alimento pré-biótico que ajuda as bactérias “positivas”.

Além disso, combate gripes e resfriados devido às propriedades antibacterianas. A perda de peso e a redução do colesterol são outros benefícios do alimento. Saiba que cada 100 g possuem apenas 61 kcal?

A saúde ocular, a ação anti-inflamatória e o bom funcionamento da flora intestinal são outras razões para você plantar alho-poró na sua casa. Além disso, ele estimula a libido e fortalece os ossos.

Entre os vários benefícios apresentados pela plantinha, estão a quantidade de fibras, vitaminas B, C e K e minerais, como ferro, cálcio, fósforo e potássio. Assim como a cebola e o alho, ele mantém o corpo mais forte, saudável e resistente.

Mudas de plantas

Para finalizar, se você deseja ter um pé de alho-poró em casa, saiba que as folhas verdes do alho-poró contêm mais vitaminas e betacaroteno que o caule, usado pela maioria das pessoas. Então, não deixe de consumi-las em pratos saborosos!

Alimentos com alho-poró

Agora que você já aprendeu sobre o cultivo de alho-poró, que tal conferir algumas receitas com o alimento? O tradicional arroz, por exemplo, pode ter um toque especial com a adição do ingrediente no tempero. 

Outra ótima dica é fazer um caldo com o alimento. Além de ser delicioso, ele contém uma seleção ideal de nutrientes para esquentar e evitar resfriados no inverno. Saladas cruas e refogadas também são excelentes opções, assim como risotos e macarrão. 

Curiosidades sobre o alho-poró

Além de saber como plantar alho-poró, conhecer as curiosidades sobre ele deixa os apaixonados por alimentação saudável ainda mais encantados.

Alimento bastante antigo

Utilizado pelos romanos e pelos gregos antigos, atualmente, a planta é bastante comercializada no Egito, na Europa e no Oriente Médio. Além disso, pessoas com má digestão, gases e refluxos têm menos sintomas ao substituir o alho tradicional pelo alho-poró.

Outros nomes do alho-poró

Entre os nomes populares do alho-poró, estão alho-porró, alho-francês e alho-macho. Além disso, uma curiosidade extra é que, por ser muito consumido no País de Gales, o alimento é símbolo da região.

Mudas de plantas

Após aprender como plantar alho-poró, que tal cultivá-lo no seu lar? Para isso, na Petz, você encontra os acessórios que tornam essa tarefa mais prazerosa e fácil. Aproveite as opções de sementes para criar uma horta rica em verduras e vegetais.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog