Curiosidades

Como plantar coentro? Veja algumas dicas!

Publicado em 09 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 4min

Além de aromático, o coentro é uma planta que dá muito sabor à comida. Não é à toa que ele é um queridinho na cozinha de todo brasileiro. Porém, você já pensou em aprender como plantar coentro? Essa é uma boa ideia para ter uma reserva desse tempero sempre por perto.

Senhores plantando no jardim.

É claro que você sempre pode ir ao mercado e comprar alguns ramos do tempero, mas aprender como plantar coentro também é um passatempo e garante um alimento livre de agrotóxicos. Afinal, o agricultor aqui é você!

Gostou da ideia de saber como cultivar coentro em casa? Então, não deixe de ler este conteúdo até o fim! Aqui, trazemos algumas dicas bem interessantes para ajudar você a simplificar o plantio e facilitar o usufruto desse tempero delicioso. Leia e confira.

Vale a pena aprender a plantar coentro?

Antes de ver algumas dicas sobre como plantar coentro, o que acha de entender um pouco sobre os benefícios desse tempero? Afinal, essa hortaliça cheirosa dá um sabor todo especial à comida, mas também faz bem à nossa saúde, e podemos provar isso! 

Existem diferentes tipos de coentro, mas a maioria deles ajuda a prevenir certos tipos de câncer. Isso porque a planta é rica em carotenoides, flavonoides e taninos, antioxidantes poderosos que combatem a ação dos radicais livres no organismo.

Além disso, o coentro é eficaz na manutenção da saúde da pele, minimizando os efeitos danosos dos raios ultravioletas, já que é rico em antioxidantes. Não é só isso! Ele ainda ajuda a:

  • diminuir colesterol e triglicerídeos;
  • melhorar a digestão;
  • controlar a pressão alta;
  • prevenir o diabetes;
  • desintoxicar o fígado;
  • equilibrar o intestino.

Convenceu-se de que aprender como plantar coentro pode ser uma decisão assertiva? Não deixe de conferir as dicas que vamos dar mais adiante e já comece a plantação da sua horta.

Como plantar coentro?

É hora de plantar coentro! Para isso, separamos alguns cuidados especiais e necessários para o cultivo se desenvolver bem, trazendo bons frutos depois de concluir o ciclo. Leia a seguir.

Escolha o local do plantio

O primeiro passo é escolher um lugar para fazer o plantio. Tem como plantar coentro em vaso ou canteiro, tudo vai depender do espaço que você tem à sua disposição em casa.

Se optar por um vaso, prefira modelos com, pelo menos, 15 cm de diâmetro, 20 cm de profundidade e furos. Quando você for “montar”, lembre-se de seguir essas recomendações: camada drenante, manta drenante e substrato.

Caso você esteja planejando compartilhar o canteiro ou o vaso com outros temperos, lembre-se de pesquisar se as plantas possuem “gostos” similares, como a sálvia. Assim, é possível ter os mesmos cuidados sem “agredir” uma ou outra.

Coentro.

Tenha cuidado na hora de fazer as mudas

Como esta planta é anual, ou seja, possui um ciclo de vida de um ano, é mais indicado fazer as mudas por sementes. Assim, utilize sementes compradas ou resultantes das belas flores brancas que o coentro dá para plantar no seu jardim.

Atente-se ao clima e à irrigação da planta

O coentro é uma planta da região do Mediterrâneo, o que significa que ele está acostumado com o clima mais ameno: não aceita muito bem o frio e adora estar sob o sol. Assim, na hora de escolher o lugar ideal para plantá-lo, opte por locais abertos, onde ele receba, pelo menos, quatro horas de sol direto.

Existem algumas exceções em que o coentro se dá bem à meia-sombra, podendo ficar de duas a três horas sob o sol fraco. Porém, o desenvolvimento não será tão bom.

Quanto à frequência de irrigação, lembre-se de não encharcar a planta. Uma dica para evitar esse tipo de problema é colocar a mão na terra e sentir se ela está seca: se sim, é hora de jogar um pouquinho de água.

Compre o solo adequado

O solo mais indicado para o cultivo do coentro é o substrato fértil e bem adubado mensalmente com húmus de minhoca. É claro que você também pode optar por outros adubos orgânicos, mas considere que é importante deixar a terra sempre rica em nutrientes para o bom desenvolvimento do tempero.

Quando colher o coentro?

Normalmente, a primeira colheita pode ser realizada depois de 30 ou 35 dias, quando a planta assume uma aparência bem similar à de uma salsinha. Na hora de colher, lembre-se de cortar bem rente à base, escolhendo primeiro as folhas externas e maiores, ou seja, as mais velhas.

Dessa forma, você permite que as folhas mais novas do coentro tenham mais tempo para se desenvolverem e, mais para frente, poderá colhê-las. É possível fazer esse processo mais algumas vezes antes que a planta perca a vivacidade e você tenha que repetir o processo de plantio.

Plantas no jardim.

Para começar a pôr a mão na terra e seguir as nossas dicas, conte com a gente! Acesse o site da Petz e confira um catálogo completo com produtos para jardinagem.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog