Plantas

Suculentas: como fazer muda de colar de pérola!

Publicado em 15 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

As suculentas são as verdinhas do momento. Delicadas, com formatos e cores variadas, essas plantas chamam a atenção pela beleza exótica. Aprenda como fazer muda de colar de pérola e aumente sua coleção de suculentas!

Mulher colocando terra em um vaso.

A suculenta colar de pérola recebe esse nome por causa das graciosas bolinhas verdes que saem de seus finos caules. Apesar da aparência frágil, é superfácil de cuidar dela e por isso ela é indicada também para jardineiros iniciantes.

História da suculenta colar de pérola

A colar de pérola é originária da Namíbia, no sul da África. Seu nome científico é Senecio rowleyanus, uma homenagem ao botânico inglês Gordon Douglas Rowley, especialista em suculentas e cactos.

Seus outros nomes populares são ervilha da sorte e suculenta rosário. As pequenas bolinhas que a compõem são, na verdade, suas folhas. O formato, além de diferente, garante a água necessária para os períodos de seca e resistência nos meses mais quentes.

Suas flores são igualmente exóticas. Seu caule é comprido e na ponta aparece um pompom branco de onde saem pequenos caules vermelhos e arroxeados. Desses, sai outro caule que se bifurca e se enrola como duas pequenas antenas com o pólen amarelado ao seu redor.

Essas flores são delicadas e exalam um aroma que lembra o da canela. É uma suculenta pendente cujos ramos podem atingir de 50 centímetros a 1 metro de comprimento. É considerada tóxica para humanos e animais, e sua ingestão pode provocar vômito e diarreia.

Como ter uma suculenta colar de pérola exuberante

Para ter uma suculenta com efeito cascata exuberante, é preciso saber como fazer muda de colar de pérola para que o vaso fique bastante cheio, com muitos ramos e sem falhas.

Além de saber fazer a muda de planta, cuidar dela com todas as suas necessidades atendidas é essencial para seu bom desenvolvimento. Apesar de ser uma suculenta, ela precisa de cuidado com seu manejo, por causa dos ramos finos.

E mais, como toda muda de suculenta, ela vai necessitar de um substrato adequado e bem drenado para que o acúmulo de água não encharque suas raízes, fazendo-as apodrecer e matando a plantinha.

Muitos jardineiros, além de terem aprendido como fazer muda da colar de pérola, fazem uso de uma tática para ter o vaso bem cheio: eles enrolam os ramos para cima do substrato, preenchendo os espaços vazios.

Como fazer a muda da colar de pérola

Não é difícil aprender como fazer muda de colar de pérola. Escolha uma planta adulta que esteja em seu máximo vigor. É mais fácil fazer a mudinha na primavera e no verão, que é quando as verdinhas estão bastante ativas e em seu crescimento mais vigoroso.

A muda de colar de pérola é feita a partir das folhas, como a maioria das suculentas. Então, da planta adulta, escolha um ramo bem viçoso e retire de duas a três bolinhas (folhas) da planta. Agora, existem dois métodos mais usados para fazer a muda se desenvolver.

Terra para planta com uma pá vermelha em cima.

Como fazer a muda com e sem substrato

Sabe como fazer muda de colar de pérola sem substrato? Basta colocar as folhas em um recipiente ou prato. Em alguns dias, a folhinha vai começar a soltar pequenas raízes rosadas. A partir daí, ela vai precisar ser plantada.

Se você já tem outras suculentas em casa, já deve ter notado que isso acontece sempre que uma folha cai no chão, não é? Pois é só colocar essa folhinha no vaso para ter uma nova planta!

Mas a mudinha pode ser colocada diretamente no seu local definitivo. Escolha um vaso ou uma jardineira e faça um substrato com terra vegetal e areia de construção lavada na proporção de 1:1.

Coloque as folhinhas em contato direto com o substrato, mas sem enterrá-las. Caso já existam algumas raízes, essas devem ser levemente cobertas pela terra. Regue-a de forma que ela fique sempre úmida.

Como cuidar da suculenta colar de pérola

A colar de pérola gosta de sol, mas não em excesso. Uma janela onde ela pegue o sol da manhã já é suficiente. Ela se adapta muito bem em ambientes internos e externos, desde que não esteja sujeita a ventos fortes para que seus ramos se quebrem.

Essa planta precisa de regas somente quando o substrato estiver seco. Coloque o dedo na terra e, se ele sair sujo, ainda não é hora de molhar a colar de pérola. Não espere as bolinhas ficarem murchas para regá-las.

A adubação deve ser feita duas vezes no ano com adubo para suculentas. Suas flores aparecem nos meses de inverno e seu crescimento é vigoroso na primavera e no verão, momentos ideais para colocar o adubo.

A poda da colar de pérola deve ser feita sempre que os ramos estiverem secos ou com poucas bolinhas. Dessa forma, a planta não gastará energia com essas reparações e crescerá mais forte.

como fazer muda de hera

Gostou de saber como fazer muda de colar de pérola? Para ajudar a aumentar sua coleção de suculentas, conte com as lojas da Petz! Aqui, você encontra tudo que precisa para as suas verdinhas ficarem magníficas em nosso setor de jardinagem. Venha nos conhecer!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog